07 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| domingo ||| Dia Internacional da Aviação Civil e Ataque a Pearl Harbor, que levou os EUA a entrarem na Segunda Guerra Mundial ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo



Haile Selassie I ou Hailé Selassié - nascido Tafari Makonnen (23 de julho de 1892 – Adis Abeba, 27 de agosto de 1975)] foi Imperador da Etiópia de 1930 a 1974. Ele subiu ao poder como Regente Plenipotenciário da Etiópia da Imperatriz Zauditu de 1916 a 1930. Haile Selassie é amplamente considerado uma figura definidora da história moderna da Etiópia, e a figura principal do Rastafári, um movimento religioso na Jamaica que surgiu logo após ele se tornar imperador na década de 1930. Ele era membro da Dinastia Salomônica, que afirma traçar sua linhagem até o imperador Menelique I, uma figura lendária que os pretendentes acreditam ser filho do rei Salomão e da Rainha de Sabá, a quem eles chamam de Makeda.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Nesta data, em 1981 um conto de fadas se materializa em Londres e é assistido por quase um bilhão de pessoas no planeta.

Fatos históricos do dia 29 de julho (Terra e Wikipédia)

(veja o vídeo com cenas do casamento de Charles e Diana)
.
"Multidões de 600.000 pessoas preencheram as ruas de Londres tentando a captura de um vislumbre do príncipe Charles e de Lady Diana Spencer em seu casamento. A cerimônia ocorreu em St Paul's Cathedral diante de uma congregação de 3500 convidados e uma estimativa global de 750 milhões de telespectadores.
Foi, naturalmente, o "casamento do século", mas foi também a demonstração de que a monarquia, na Inglaterra, sabe fazer como ninguém uma festa capaz de marcar época. A celebração de quarta-feira passada foi estrondosa, inesquecível. Além da pompa esperada para o casamento do príncipe Charles, 32 anos, herdeiro da Coroa e filho da rainha Elizabeth II, com sua jovem e luminosa noiva de 20, lady Diana Frances Spencer, houve a emoção.
A grande, espontânea e nacional celebração do casamento começou na noite anterior, com uma chuva de 20.000 fogos de artifício sobre Londres, e contou com a participação ativa da massa em júbilo. Embora aquartelados do lado de fora da Catedral de St. Paul, onde se realizou o casamento, comprimidos pelos 3 quilômetros que a separam do palácio de Buckingham, e espalhados em festa por todo o país, todos os britânicos se sentiram seus convidados de honra. Longe da ilha, via satélite, algo entre 750 milhões e 1 bilhão de estrangeiros assistiam, quase sempre embevecidos, ao casamento pela televisão - a maior audiência jamais conseguida na história para um tal evento." (texto editado de vários sites)
.
Eventos históricos
1588 - Na Batalha de Gravelines, a Invencível Armada espanhola é derrotada pelos ingleses próximo à costa de Gravelines, França.
1836 - Inauguração do Arco do Triunfo em Paris. A primeira pedra foi colocada em 1806.
1856 - Assinado o tratado de amizade e navegação em Assunção - Paraguai entre a Confederação Argentina e a República do Paraguai.
1886 - Inauguração do navio espanhol de guerra "Destructor", idealizado pelo marinheiro Fernando Villaamil e que serviu de modelo para todas as Marinhas do mundo.
1899 - Assinado a Convenção de Haia, através do qual todos os países europeus se comprometem a não usar gases asfixiantes nas guerras.
1900 - O anarquista Breci assassina em Monza o rei da Itália, Humberto I, que é sucedido por Víctor Manuel III.
1907 - O coronel britânico Robert Baden-Powell funda a organização dos escoteiros, no acampamento juvenil da ilha de Brownsea, no condado de Dorset.
1943 - É fundado o Vila Nova Futebol Clube,time de Goiania,Goiás.
1957 - É estabelecida a Agência Internacional da Energia Atômica.
1960 - A Nasa divulga o programa espacial civil Apollo. O programa deveria abranger vôos tripulados à Lua e enviar sondas aos planetas Marte e Vênus.
1962 - O presidente do Peru, Manuel Prado, após onze dias de confinamento na Ilha de San Lorenzo, parte para o exílio em Paris, por imposição da Junta Militar presidida pelo general Ricardo Pérez Godoy.
1968 - A Checoslováquia e a União Soviética se reúnem para acertar a paz durante a Primavera de Praga na tentativa de aproximação com o Ocidente.
1975 - A OEA revoga o bloqueio imposto a Cuba em 1964.
1981 - Carlos, Príncipe de Gales casa com Diana Spencer, a cerimônia foi ovacionada por cerca de 600.000 pessoas nas ruas de Londres e assistida por 750 milhões de pessoas em todo mundo.
1983 - O cineasta espanhol Luis Buñuel, diretor de O discreto charme da burguesia, morre aos 83 anos de cirrose hepática.
1984 - Seqüestro de um avião venezuelano, com 82 passageiros a bordo, por um comando que exige a entrega de 250 armas. A policia resgatou os reféns e matou os dois membros do comando, em Curacao.
1986 - Os presidentes da Argentina, Raúl Alfonsín, e do Brasil, José Sarney, firmam em Buenos Aires os acordos econômicos de integração mútua, base da futura criação de um Mercado Comum Latinoamericano - ( Mercosul).
1987 - Uma rebelião na Penitenciária do Carandiru, em São Paulo - Brasil, deixa 30 mortos.
1998 - O Governo Federal privatiza a Telebrás - Brasil.
2000 - O presidente do Peru, Alberto Fujimori, toma posse, no seu terceiro mandato consecutivo, com protestos nas ruas por suposta fraude eleitoral.
2005 - Os astrônomos Michael Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz anunciam, oficialmente, a descoberta do décimo planeta do Sistema Solar, o Éris.
.
Nascimentos
1805 - Alexis de Tocqueville, historiador e cientista político (m. 1859).
1824 - Alexandre Dumas Filho, escritor francês (m. 1895).
1841 Jules Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração (m. 1925).
1846 - Princesa Isabel, Princesa Imperial do Brasil (m. 1921).
1883 - Benito Mussolini, estadista italiano (m. 1945).
1900 - Hermann Esser, chefe de propaganda nazista alemão (m.1981)
1905 - Dag Hammarskjöld, secretário-geral das Nações Unidas (m. 1961).
1921 - Richard Egan, ator norte-americano (m. 1987).
1927 - Cassiano Gabus Mendes, autor de telenovelas brasileiro (m. 1993).
1929Júlio Botelho, futebolista brasileiro
1936 - Henrique Viana, actor português e Roberto DaMatta, antropólogo e sociólogo brasileiro.
1940Amarildo Tavares da Silveira, ex-futebolista brasileiro.
1980 - Fernando González, tenista chileno.
1981 - Fernando Alonso, piloto de automóveis espanhol.
1990 - Pedro Lopes, ciclista português.
.
Falecimentos
238 - Pupieno e Balbino, co-imperadores romanos, assassinados
1099 -Papa Urbano II (n.1042)
1108 - Rei Filipe I de França (n.1052)
1856 - Manuel Patrício de Bastos, compositor português (n. c.1800)
1856 -
Robert Schumann, compositor alemão (n. 1810).
1890 - Vincent van Gogh, pintor holandês (n. 1853).
1900 - Humberto I, rei da Itália (n. 1844).
1974 - Cass Elliot, a Mama do The Mamas & The Papas {n. 1941.)
1979 - Herbert Marcuse, filósofo alemão(n. 1898).
1983 - Luis Buñuel, cineasta espanhol (n. 1900).
1983 -
David Niven, ator inglês (n. 1910).
1994 - Mussum, músico e humorista brasileiro(n. 1941). O comediante Mussum, que iniciou sua carreira no grupo Os Originais do Samba e consagrou-se nos Trapalhões, morre aos 53 anos.
2003 - Afonso Brazza, actor e cineasta brasileiro (n. 1955)
2007 - Michel Serrault, ator de teatro e cinema francês (n. 1928)


.

Um comentário:

  1. Não posso agradecer ao Dr. EKPEN TEMPLE o suficiente por me ajudar a restaurar a alegria e a paz de espírito em meu casamento depois de muitos problemas que quase levam ao divórcio, graças a Deus que eu quis dizer o Dr. EKPEN TEMPLE no momento certo. Hoje posso lhe dizer que o Dr. EKPEN TEMPLE é a solução para esse problema em seu casamento e relacionamento. Entre em contato com ele em (ekpentemple@gmail.com)

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.