||| 25 de agosto DE 2026 ||| 3.ª feira ||| Dia Nacional da Educação Infantil ||| *Reflexão: "A infância é o chão que a gente pisa a vida inteira." – Lya Luft. |||

 

Bem vindo

Bem vindo

No dia 25 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da médica pediátrica e sanitarista brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. A oficialização da celebração aconteceu a partir da Lei 12.602/2012, que também institui a Semana Nacional da Educação Infantil. A celebração aproveita a data para trazer à tona debates referentes à educação infantil no Brasil. A fase que atua com crianças de zero a seis anos de idade é a primeira etapa da educação básica. Neste momento, os pequenos são levados a desenvolver diferentes capacidades que os acompanharão até a vida adulta, como: • Motora; • Intelectual; • Sociais. Importância da educação infantil escolar Na educação infantil as crianças começam a ter os seus primeiros contatos com a experiência escolar. Dessa forma, o nível educacional é considerado um dos mais importantes do sistema educacional brasileiro. Com a educação infantil escolar, as crianças começam a interagir fora do convívio familiar. Dessa forma, elas passam a lidar com as diferenças dentro do desenvolvimento integral. Sendo assim, com seu desenvolvimento cognitivo sendo proporcionado com o auxílio dos professores. Todo o conhecimento passado durante a formação da educação infantil, é utilizado como uma base para as demais etapas da educação formal, e permitindo que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual. Durante os anos iniciais é possível descobrir os interesses das crianças, bem como sua forma de se expressar, ideias, etc.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Jean-Jacques Rousseau[a] (Genebra, 28 de junho de 1712 – Ermenonville, 2 de julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor genebrino. As ideias de Rousseau influenciaram profundamente todo o Direito e outras áreas das ciências humanas na medida em que desenvolveram e aprofundaram conceitos como Estado, poder e soberania, tais quais conhecemos atualmente. Seu primeiro grande texto filosófico, Discurso sobre as Ciências e as Artes, ganhou o prêmio da Academia de Dijon em 1750, marcando o início de seu sucesso intelectual. Certas características da filosofia de Rousseau já emergiram em sua primeira obra: a dura crítica à civilização, entendida como a causa de todos os males e infelicidade na vida humana em contraste com a predominância da bondade humana em seu estado de natureza. Esses temas foram retomados e desenvolvidos em sua obra posterior, Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, de 1754, mas foi com a obra Do Contrato Social, de 1762, que Rousseau exerceu maior influência, sobretudo por transferir a titularidade de soberania da pessoa do governante para o povo. A filosofia política de Rousseau influenciou o progresso do Iluminismo em toda a Europa, bem como certos aspectos da Revolução Francesa e o desenvolvimento dos pensamentos políticos, econômicos e educacionais posteriores, embora grande parte das reflexões rousseaunianas contraste radicalmente com a corrente iluminista, tendo sido classificada como romântica ou até mesmo como irracionalista por alguns de seus pares. A relação de Rousseau com intelectuais iluministas de sua época, assim como com as instituições da República de Genebra, acabou se deteriorando devido a discordâncias filosóficas, suspeitas e brigas, levando Rousseau ao isolamento quase completo.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau]

 

terça-feira, 1 de julho de 2008

Oficina de Gerência já passou dos 20.000 acessos. Uau!






1.000 ... 2.000 ... 5.000 ... 6.000 ... 10.000 ... 11.000 ... 15.000 ... 16.000 ... 20.000 ...
.

.O que faz um internauta acessar um blog? Se for pela primeira é uma visita aleatória. Fazemos isso muitas vezes ao dia. Todavia se o acesso se repetir por várias vezes e tornar-se diário, já estará criado um vínculo. A base dessa relação é a empatia com o blog e a afinidade (incluída a credibilidade) com o conteúdo.

Quando o internauta volta ao site é porque gostou do blog. E um clique é um absoluto ato de vontade dele. Por isso sou grato àqueles que tem prestigiado o blog com suas visitas. É a minha maior motivação e, certamente, continuará sendo ainda por muito tempo.

CUMPRIMENTO E AGRADEÇO A TODOS QUE PARTICIPARAM DESTES 20.000 ACESSOS. VOCÊS TODOS E CADA UM, FAZEM PARTE DESTA MARCA.
VAMOS JUNTOS EM BUSCA DOS 30.000 ACESSOS.

.

2 comentários:

  1. Meu caro Herbert! Os acessos do Oficina não vão aumentar. VÃO MULTIPLICAR !!!

    Parabéns pela nova marca e garanto que vou estar contigo em todas as futuras! Sou fã incondicional do Oficina, de carteirinha.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ronaldo,
    Ótimo que tenha sido o primeiro a comentar este post de celebração. Você, a Jaqueline e o Gato Guga têm muito a ver com esta trajetória da Oficina de Gerência. Aprendi e estou em contínuo aprendizado com vocês. A blogosfera é um grande mistério e necessito de alguns bruxos - formados na "Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts" - para me ajudar a decifrar seus códices e a me livrar dos seus feitiços. Você, o Guga e a Jackie foram estes magos e espero que continuem o trabalho para aperfeiçoar a "criatura".
    Minha gratidão e um fraterno abraço.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.