19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 9 de julho de 2008

9 de julho é um dia repleto de História. Revolução, independência, mortes de famosos e Copa do Mundo...

.
A data de hoje - 9 de julho - é uma daquelas escolhidas pela História. Tem de tudo. Revolução Constitucionalista de São Paulo, Independência da Argentina , a Itália ganhou a última Copa do Mundo na Alemanha e... morreu Vinicius de Moraes. Então, não tive dúvidas em destacá-lo neste post. Acho que nem é necessário explicar porque.
O "Poetinha" é um dos artistas mais queridos do povo brasileiro. Ele refletia - como o espelho - uma parte da alma brasileira. Com sua boemia, exageros com bebidas, cigarros e mulheres, sua paixão pelas noitadas e seu infinito talento para falar e cantar o amor.
Convido todos que leiam este texto a visitar o site oficial de Vinicius de Moraes. É lindo, lúdico e você não tem vontade de sair de lá.
Nestes tempos tão loucos de preconceitos, corrupção, pedofilia, assassinato de crianças, balas perdidas, drogas e violências a varejo, no trânsito, contra a mulher, crianças e homossexuais , falar de Vinicius e de sua poesia é como receber uma brisa suave e perfumada em meio ao fedor da realidade que nos cerca e oprime.
Transcrevo abaixo, o trecho inicial de uma das jóias do poeta: "Para viver um grande amor" que mais tarde ele transformou em canção, tão maravilhosa quanto.
.
"Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso - para viver um grande amor.
Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... - não tem nenhum valor.
Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro - seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada - para viver um grande amor.
Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.
Para viver um grande amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fieldade - para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.
Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô - para viver um grande amor." [...]
(para conhecer este poema e toda a obra de Vinicius inscreva-se no site www.viniciusdemoraes e monte a sua própria antologia de poemas)
.
Portal Terra: Fatos históricos do dia 9 de julho
Destaque do dia: O Poeta do Amor
Em 9 de julho de 1980, morreu Marcus Vinícius de Melo Moraes, o poeta do amor. Nascido em 1913, no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes foi um dos mais populares poetas brasileiros. Bacharel em Letras e em Direito, em 1943 ingressou na carreira diplomática e, em 1953, compôs o primeiro samba.
.
1807 - Assinatura da paz de Tilsit, entre Napoleão Bonaparte e os reis da Rússia e da Prússia, em benefício dos russos e em 1810 - Napoleão Bonaparte anexa a Holanda ao seu império.
1859 - Um tratado de reconhecimento, paz e amizade entre a Argentina e a Espanha é assinado em Madri. Através do tratado, a Espanha reconhece a Argentina como nação "livre, soberana e independente."
1900 - A Austrália se constitui em Estado Federal mediante a "Commonwealth of Australia Act".
1920 - O general mexicano Pancho Villa abandona as armas, após o assassinado de Carranza e a nomeação de Huerta como presidente interino.
1926 - Triunfa em Portugal um movimento militar encabeçado pelo general Carmona.
1932 - Ocorre a Revolução Constitucionalista, em São Paulo. A data é comemorada com um feriado estadual. No dia 9 de julho de 1932, teve início o levante de São Paulo contra as tropas federais fiéis ao governo de Getúlio. Depois de três meses de lutas, os paulistas depuseram as armas. Dois anos depois, porém, Getúlio Vargas convocava a Assembléia Nacional Constituinte.
1932 - O Governo peruano decreta o estado de sítio em todo o país e envia tropas e aviões à província de La Libertad, para reprimir o movimento comunista.
1943 - As forças aliadas desembarcam na ilha da Sicília e em 1944 - Tropas britânicas e canadenses ocupam Caen, na França.
1974 - Morre Juan Domingo Perón, presidente argentino.
1996 - Histórica visita do presidente sul-africano, Nelson Mandela, ao Reino Unido. A rainha Isabel II o chama Mandela de "salvador da África do Sul".
1997 - Fim em Madri da maior reunião da história da OTAN, com a assinatura de um tratado com a Ucrânia e o acordo de integração na Aliança da Polônia, Hungria e a República Tcheca.
2000 - O presidente israelense, Ezer Weizman, apresenta sua demissão, após sete anos no cargo, devido a um escândalo de corrupção.
.
.(Clique sobre a bandeira da Argentina e conheça sua história)
.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
9 de Julho é o 190º dia do ano no calendário gregoriano (191º em anos bissextos). Faltam 175 para acabar o ano.
.
Eventos históricos
1540 - Dissolução do casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Ana de Cleves (celebrado a 6 de Janeiro)
1810 - Napoleão oficialmente torna os Países Baixos parte de seu império.
1816 - A Argentina proclama sua independência da Espanha.
1850 - O Báb, precursor da Fé Bahá'í, foi martirizado em praça pública, na cidade de Tabriz,
1887 - Relatado o uso de guardanapos pela primeira vez por John Dickinson, nos EUA, no jantar anual das companhias.
1922 - Johnny Weissmuller nada os 100 metros livres em 58.6 segundos quebrando o recorde mundial de natação e a "barreira do minuto".
1932 - Tem inicío a chamada Revolução Constitucionalista, no estado de São Paulo, que apoiado pelo Mato Grosso ergue-se contra o governo central de Getúlio Vargas.
1991 - A África do Sul é reintroduzida ao Movimento olímpico após 30 anos de exclusão.
2002 - A União Africana foi estabelecida em Adis Abeba (Etiópia). O primeiro presidente foi Thabo Mbeki, então Presidente da África do Sul.
2006 - A Seleção Italiana de Futebol sagra-se tetracampeã da Copa do Mundo na Alemanha.

Nascimentos
1578 - Fernando II, Sacro Imperador Romano (m. 1637)
1797 - Domingos José de Almeida, importante Ministro da República Rio-Grandense durante a Guerra dos Farrapos.
1856 - Nikola Tesla, físico croata.
1879 - Carlos Chagas, médico e cientista brasileiro. (m. 1934)
1956 - Tom Hanks, ator norte-americano.

Falecimentos
518 - Anastácio I, imperador bizantino (n. 430).
1386 - Duque Leopoldo III da Áustria (morto em combate) (n. 1351)
1654 - Ferdinando IV da Alemanha (n. 1633)
1746 - Rei Felipe V da Espanha (n. 1683)
1856 - Amedeo Avogadro, químico italiano (n. 1776)
1980 - Vinícius de Moraes, poeta, compositor e diplomata brasileiro (n. 1913)
2002 - Rod Steiger, ator estado-unidense (n. 1925)
.
Feriados e eventos cíclicos
Feriado estadual em São Paulo - Revolução Constitucionalista de 1932.
Feriado municipal em Boa Vista/Roraima - Aniversário da Cidade
.
========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.