19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Nesta data (1992) na Itália, a máfia assassinou com um atentado a bomba seu maior inimigo, o Juiz Paolo Borsellino. Luto no mundo inteiro.

A partir de hoje, nestes posts da série História a cada dia, apresentarei uma lista única. Explico. A base das informações para produzi-los são, basicamente, dois sites. Um é o Wikipédia e o outro é o Portal Terra. Ambos apresentam links para cada dia e eventos históricos ao longo dos anos desde as chamadas "priscas eras".
Entretanto tenho observado uma discrepância, recorrente, de informações entre eles. Os mesmos eventos são informados em dias diferentes. Normalmente próximos, mas dias diferentes. Aprofundei um pouco mais a pesquisa e optei para dar preferência às informações do Wikipédia, mas com interpolações do Terra que é mais detalhado. Aliás é uma lacuna existente na Internet, pelo menos em portugues. O site em espanhol é bem mais completo (vejam-no aqui). Em breve vou interpolar, também, alguns eventos pinçados de lá.
Assim sendo, a lista abaixo é um mix dos dois sites, com minha edição, após retirar informações que julguei desinteressantes.
.
.
.
O Destaque do Dia: Jogos Olímpicos de Moscou


Em 19 de julho de 1980, ocorre a abertura dos Jogos Olímpicos de Moscou. Misha, o simpático urso que serviu de mascote, foi o centro das atenções na abertura e no encerramento das Olimpíadas.Os americanos boicotaram o evento, em protesto à invasão do Afeganistão pela então União Soviética.
.
Eventos históricos
711 - Forças muçulmanas comandadas por Tariq ibn Ziad derrotam os visigodos liderados por seu rei Rodrigo.
1333 - Batalha de Halidon Hill: a última batalha das Guerras da Independência Escocesa.
1553 - Lady Jane Grey é substituída por Maria I de Inglaterra como rainha deste país depois de ter tido este título apenas por nove dias.
1575 - Criação da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Gregório XIII.
1799 - As tropas de Napoleão encontram a famosa Pedra de Roseta, que servirá de chave para a decifração dos hieróglifos egípcios.
1848 - Feminismo: tem início a Convenção de Seneca Falls, em Nova Iorque, sobre os direitos da mulher. A família Bloomer tem aí a sua primeira intervenção de destaque.
1862 - Guerra Civil Americana: Em Buffington Island, no Ohio, o General confederado (sulista) John Hunt Morgan tenta um ataque surpresa em direcção ao norte que é abortado quando um grande contingente do seus homens são capturados quando tentam fugir, atravessando o rio Ohio.
1870 - Guerra Franco-Prussiana: a França declara guerra à Prússia.
1870 - A Igreja católica promulga o dogma da
infabilidade do Papa.
1873 - William Gosse é o primeiro europeu a descobrir Ayers Rock (em Uluru) e nomeia-a em honra do Presidente do Governo (Premier) da Austrália Meridional, Sir Henry Ayers.
1876 - Emancipação Política da Cidade de Bom Jardim - Pernambuco - Brasil,
1879 - Doc Holliday mata pela primeira vez um homem que começou a disparar com um revólver no saloon de Holliday, no Novo México.
1900 : o metro de Paris é inaugurado.
1900 : Fundação do Sport Club Rio Grande, mais antigo clube de futebol do Brasil em atividade.
1903 : A primeira volta à França termina em Paris, no Parque dos Príncipes.
1909 - Fracassa a primeira tentativa de cruzar em um aeroplano o Canal da Mancha, façanha protagonizada pelo piloto Henri Latham.1918 - O exército alemão inicia a retirada através do rio Marne depois de ser derrotado em sua última ofensiva na França, durante a 1ª Guerra Mundial.
1920 - O II Congresso da Internacional Comunista é inaugurado em Petrogrado.1942 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do Atlântico - O grande Almirante alemão Karl Dönitz ordena aos seus últimos submarinos U-boat para retirarem das posições que ocupavam junto à costa dos Estados Unidos da América em resposta às movimentações da esquadra americana.
1943 - Segunda Guerra Mundial: Roma é bombardeada pela primeira vez pelos aliados. Morrem 617 pessoas; a Basílica de São Lourenço é danificada. O Papa Pio XII deixa o Vaticano e visita as vítimas.
1948 - Têm início os XIV Jogos Olímpicos em Londres.
1952 - Fundação do Banco do Nordeste.
1962 - Um míssil norte-americano intercepta pela primeira vez um foguete intercontinental.

1964 - Guerra do Vietname: Num comício em Saigon, o Primeiro-ministro sul vietnamita, Nguyen Khanh defende dirigir a guerra em direcção ao norte do Vietname.
1969 - A nave espacial Apolo XI, com os astronautas norte-americanos Armstrong, Aldrin e Collins, entra em órbita ao redor da Lua. Neil Armstrong pisa na Lua
1979 - Os rebeldes sandinistas depõem o governo da família Somoza, apoiado pelos Estados Unidos, na Nicarágua. Os combatentes entram em Manágua e a revolução sandinista triunfa na Nicarágua.
1980 - Na Rússia, 58 países boicotam os Jogos Olímpicos de Moscovo devido à invasão soviética do Afeganistão.
1982 - Um forte terremoto afeta um quarto de El Salvador, deixando milhares de mortos e grandes perdas materiais.
1985 - O vice-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush anuncia que Christa McAuliffe, professora em New Hampshire tornar-se-á a primeira professora a viajar no vaivém espacial (ver vaivém espacial Challenger).
1989 -O general Jaruzelski, candidato único, é eleito presidente da Polônia, com exatamente a metade mais um voto no Parlamento.
1991 - O presidente cubano, Fidel Castro, e o rei da Espanha, Juan Carlos I, se encontram pela primeira vez em Guadalajara (México)..
1991 - Aníbal Cavaco Silva, primeiro-ministro de Portugal, consegue a re-eleição com nova maioria absoluta.
1992 - O Flamengo se sagra Pentacampeão Brasileiro superando, na final, o Botafogo, num jogo que ficou conhecido também pela queda de parte da grade da arquibancada do Maracanã, vitimando vários torcedores rubro-negros
.

.

1992 - Em Palermo, uma bomba explode em um automóvel e é assassinado, juntamente com os seus guarda-costas, o procurador da república, Paolo Borsellino, principal combatente da máfia na Sicília
1995 - Guerra da Bósnia: cai em mãos sérvias o território muçulmano de Zepa, o segundo em uma semana após Srebrenica.

1997 - O IRA decreta cessar-fogo incondicional para agilizar o processo de pacificação da Irlanda do Norte, na segunda oportunidade para a paz, após 28 anos de conflito.
2000 - A indústria internacional do diamante impõe rigorosas medidas para evitar que essas pedras sejam negociadas com grupos rebeldes africanos que as vendem para poder comprar armas.
2001 - O político e escritor do Reino Unido, Jeffrey Archer, Lord Archer of Weston-Super-Mare, é condenado a cumprir quatro anos de prisão por perjúrio e por obstrução à justiça.

Nascimentos
1801 - General Juan José Flores, primeiro presidente do Equador.
1814 - Samuel Colt, inventor (m. 1862).
1834 - Edgar Degas, pintor impressionista francês (m. 1917).
1841 - Nasce Carlos Luis Schleich, notável médico alemão, descobridor da anestesia local


1846 - Ilie Nastase, tenista romeno.
1876 - Irineu Marinho, jornalista brasileiro (m. 1925)
1885 - Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus. Salvou dezenas de milhar de pessoas do Holocausto.
1893 - Vladimir Mayakovsky, poeta (m. 1930).
1894 - Percy Spencer, inventor do forno microondas (m. 1970).
1896 - A.J. Cronin, escritor (m. 1981).
1898 - Herbert Marcuse, filósofo da Escola de Frankfurt (m. 1979).
1910 - Francisco Coloane, contista e romancista chileno.
1934 - Francisco Sá Carneiro, primeiro-ministro de Portugal.
1947 - Brian May, guitarrista do grupo de música rock Queen.

Falecimentos
1415 - Filipa de Lencastre, rainha consorte de D. João I de Portugal, (de peste negra) (n. 1359)
1886 - Cesário Verde, poeta portugues
1900 - Rei Umberto I da Itália (assassinado)
1910 - Johann Gottfried Galle, astrónomo alemão (n. 1812)
1981 - José María Pemán, escritor espanhol.
1992 - Paolo Borsellino, Procurador da República de Itália.
1993 - William Golding, Vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1983

Feriados e eventos cíclicos
Brasil
Dia do
Futebol
Dia da
Caridade

Nicarágua
Dia da Libertação Nacional da
Nicarágua

Mitologia romana
Roma antiga: celebração das bodas de Vênus e Adônis

Santos Católicos
São Vicente de Paulo
Santo Arsénio, eremita
Papa Símaco
.
Nota de Rodapé: As informações acima e outras mais, estão publicadas nos sites Wikipédia e Portal Terra
.
=======================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.