||| 29 de julho DE 2026 ||| 4ª feira ||| NÃO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL ||| *Reflexão: “A confiança é ato de fé, e esta dispensa raciocínio.” -- Carlos Drummond de Andrade ||| Aqueça o inverno de quem mais precisa - doe agasalhos |||

 

Bem vindo

Bem vindo

A infância é a base sobre a qual construímos toda a vida. É nesse período que se formam aspectos essenciais do desenvolvimento emocional, social e afetivo. Por isso, proteger crianças e adolescentes não é apenas um dever moral, mas um compromisso coletivo com o presente e o futuro de cada pessoa no país. No Brasil, esse compromisso está previsto em lei. A Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabeleceram um marco importante: crianças e adolescentes são sujeitos de direitos. Isso significa, na prática, que eles não são propriedade da família nem objetos de tutela. São pessoas com direitos próprios: à vida, à educação, à saúde, à convivência familiar e comunitária, à dignidade e à proteção contra qualquer forma de violência. A legislação também determina que crianças e adolescentes devem receber proteção integral. Ou seja, a proteção deve ser prioridade absoluta e responsabilidade compartilhada entre família, sociedade e Estado. Sempre que houver risco ou violação de direitos, todos têm o dever de agir. Mais de três décadas após a criação do ECA, esse princípio ainda não se realiza plenamente. Crianças e adolescentes continuam expostos a diferentes formas de violência, inclusive a violência sexual, que é uma das mais graves violações de direitos. (https://www.childhood.org.br/porque-protegemos-as-criancas-e-adolescentes/)

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Frederick Douglass, nascido como Frederick Augustus Washington Bailey (Condado de Talbot, c. fevereiro de 1818 – Washington, D.C., 20 de fevereiro de 1895) foi um abolicionista, estadista e escritor estadunidense. Chamado "O Sábio de Anacostia" ou "O Leão de Anacostia", ele foi dos mais eminentes afro-americanos do seu tempo, e dos mais influentes na história dos Estados Unidos, sobretudo durante o período da Guerra de Secessão e a consequente abolição da escravatura, para o que pressionou o então presidente Abraham Lincoln. Seu pensamento contestador contra os sistemas opressivos pregava a constante rebeldia, como expressou a um amigo abolicionista numa carta de 1848: "Sem luta não há progresso. Aqueles que professam em favor da liberdade, e ainda depreciam a agitação, são pessoas que querem ceifar sem arar a terra. Eles querem chuva sem trovão e raios. Eles querem o oceano sem o terrível bramido de suas muitas águas. Esta luta pode ser moral; ou pode ser física; ou pode ser ambas, moral e física; mas ela deve ser uma luta. O poder não concede nada sem demanda. Nunca concedeu e nunca concederá". (https://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Douglass)

 

terça-feira, 15 de julho de 2008

O planeta Marte foi fotografado pela primeira vez em 1965.

Destaque de hoje: Mariner IV sobrevoa Marte.
..
Portal Terra: Fatos históricos do dia 15 de julho
A sonda americana Mariner IV enviou 21 fotografias do planeta Marte à Terra no dia 15 de julho de 1965. Mariner (foto) foi lançada de Cabo Kennedy para a órbita marciana sete meses antes e produziu mais de vinte imagens do Planeta Vermelho a cerca de 10 mil quilômetros da superfície.
.
1542 - O navegador espanhol Alvar Nuñes "Cabeza de Vaca", desceu pelo Rio Iguaçu (PR) a procura de uma rota para o Paraguai e descobriu a Foz do Iguaçu. Ele batizou as cataratas de Cachoeira de Santa Maria.
1834 - A Rainha Maria Cristina suprime definitivamente por decreto a Tribuna da Inquisição, abolida em 9 de março de 1820.
1864 - Alfred Nobel resolve patentear a nitroglicerina como explosivo.
1902 - Inaugurada em Paris a Conferência Internacional.
1904 - Morre Antón Chejov, escritor russo.
1914 - Revolução do México: Adolfo de la Huerta renuncia à Presidencia da República pressionado pelos Estados Unidos.
1916 - Tratado Muñoz-Veracruz-Suárez, que fixa definitivamente os limites entre o Equador e a Colômbia.
1932 - O governo argentino obriga que os locutores de rádio se expressem unicamente em castelhano.
1940 - Fulgencio Batista triunfa nas eleições legislativas de Cuba.
1943 - Rosa Rojas, aos 22 anos, se converte na primeira mulher colombiana que desempenha o cargo de juíza.
1943 - Juan Domingo Perón demite a presidencia do Partido Justicialista argentino.
1965 - A sonda espacial norte-americana Mariner IV transmite 21 imagens de Marte, a 10 mil quilômetros de distância da Terra.
1970 - A Fundação Nacional do Bem-estar do Menor (Febem) é criada a partir da aprovação de um projeto de lei no Senado.
1987 - Mikhael Gorbachov condena a repressão de Stalin na URSS.
1997 - Slobodan Milosevic é nomeado presidente da República Federal da Iugoslávia por quatro anos.
1997 - O estilista italiano Gianni Versace é assassinado com quatro tiros na cabeça na porta de sua mansão de Miami Beach, na Flórida (EUA).
1998 - O primeiro-ministro do Japão, Ryutaro Hashimoto, renuncia ao cargo em meio a grave crise econômica no pais.
.
15 de Julho é o 196º dia do ano no calendário gregoriano (197º em anos bissextos). Faltam 169 para acabar o ano.
.
Eventos históricos
1099 - A Primeira Cruzada conquista Jerusalém
1795 - La Marseillaise ("A Marselhesa") é adotada como hino nacional da França
1799 - Na aldeia egípcia de Roseta, o capitão francês Pierre Bouchard encontra a Pedra de Roseta
1826 - Ocorre o congresso Pan-Americano no Panamá, sob auspícios de Símon Bolívar. Que tinha por objetivo unificar os povos sul-americanos
1869 - A margarina é patenteada em Paris, França
1918 - Ocorre a última ofensiva alemã na frente ocidental, conhecida como a 2a Batalha do Marne. Os exércitos alemães, comandados por Hindenbour e Ludendorff, são derrotados ao tentar tomar Paris
1948 - É fundada a primeira filial dos Alcoólicos Anônimos em Londres
1958 - Tropas americanas(marines) invadem o Líbano
1964 - Mikoyan sucede Leonid Brezhnev na presidência da União Soviética
1975 - Os EUA e a URSS iniciam o Projeto de Teste Apollo-Soyuz (ASTP)

Nascimentos
1606 - Rembrandt Harmenszoon van Rijn, pintor holandês (m. 1669)
1837 - Estefânia de Hohenzollern, rainha de Portugal e mulher de Dom Pedro V (m. 1859)
1848 - Vilfredo Pareto, político, sociólogo e economista italiano.
1892 - Walter Benjamin, filósofo alemão (m. 1940)
1939 - Aníbal Cavaco Silva, político português.
1954 - Mario Kempes, ex-jogador de futebol argentino.
1961 - Forest Whitaker, ator norte-americano.
1966 - Samuel Rosa, vocalista do Skank.
1979 - Alexander Frei, jogador de futebol suíço.
Falecimentos
1995 - Costinha, humorista brasileiro
1997 - Gianni Versace, estilista italiano (n. 1946)
Feriados e eventos cíclicos
Mitologia nórdica: Dia de Rowana, árvore deusa, senhora das runas e da proteção
Aniversário da cidade de
Juazeiro, Bahia.
.
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.