15 DE JULHO DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo


José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 26 de julho de 2008

Tautologia é tão feia quanto o próprio nome...

Fiquei em dúvida se publicava ou não esse post. O texto "Cuidado com a Tautologia" está espalhado na rede - com o mesmo formato - há muito tempo. Encontrei site, com ele publicado, em 2004! Então, me questionei: porque coloca-lo no blog?
Mas optei por disponibiliza-lo aos leitores.
Razões? Vamos lá.
A tautologia continua sendo um dos mais recorrentes vícios de linguagem - escrita e oral - entre nós, brasileiros "instruídos". Excetuo - por óbvio - as pessoas sem ou com menores oportunidades de acesso a níveis melhores de instrução. Falo da classe média mesmo. Jovens e nem tanto, que não tem a menor preocupação em estudar e melhorar o nível de suas comunicações. Como conseqüência, somos obrigados a ler toneladas de barbaridades e atentados à gramática. Por isso, sempre que julgar oportuno, vou postar algum tópico interessante sobre o tema.
Passo longe de ser um expert em língua portuguesa. Longe mesmo. Todavia me confesso um paranóico na busca de melhorar o nível da minha comunicação. Principalmente a escrita. Escrever para mim é um mix de prazer e sacrifício. Reviso um texto inúmeras vezes; corto, emendo, reduzo, aumento, troco palavras, pesquiso sinônimos e tudo que for necessário até satisfazer o meu critério. Pelo menos me sinto menos constrangido quando descubro - apesar do esforço - que "passei batido" em algum erro.
Assim, começo a série com este (super conhecido) texto sobre a tautologia. Sei que muitos já o devem ter recebido por e-mail ou lido em algum site. Não tem problema! É uma página para ser leitura de cabeceira. Sugiro que o leiam novamente. Vacinem-se! Imprimam e coloquem na frente do computador, debaixo do travesseiro, no espelho do banheiro... Principalmente os blogueiros e aqueles que - por força do ofício - tem de escrever muitas vezes ao dia. Tautologia, mais que um vício é um "vírus" de linguagem. Por mais prevenidos que estejamos é só não atualizar o "firewall" que ele nos pega...
.
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
.
Cuidado com a tautologia!

"Você sabe o que é Tautologia?
Tautologia é o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como você pode ver na lista a seguir:

- propriedade característica

- demasiadamente excessivo

- a seu critério pessoal

- exceder em muito.

- nos dias 8, 9 e 10, inclusive

- juntamente com

- expressamente proibido

- em duas metades iguais

- sintomas indicativos

- elo de ligação

- acabamento final

- certeza absoluta

- quantia exata

- há anos atrás

- anexo junto à carta

- de sua livre escolha

- superávit positivo

- todos foram unânimes

- vereador da cidade

- outra alternativa

- possivelmente poderá ocorrer

- empréstimo temporário

- surpresa inesperada

- escolha opcional

- detalhes minuciosos

- a razão é porque

- conviver junto

- fato real

- encarar de frente

- multidão de pessoas

- amanhecer o dia

- criação nova

- retornar de novo

- continua a permanecer

- a última versão definitiva

- planejar antecipadamente

- abertura inaugural

- comparecer em pessoa

- gritar bem alto

Note que todas essas repetições (em azul no texto) são dispensáveis. Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia. Verifique se não está caindo nesta armadilha. Gostou? Repasse para os amigos amantes da lingua portuguesa."

O texto acima circula na Internet livremente. Se fosse um vídeo do YouTube, acho que já estaria na marca dos 100.000 acessos. Este, acima, copiei o site/blog Perguntas Cretinas (excelente, por sinal). Clique aqui para ir direto à página onde está localizado.
.
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.