19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 8 de julho de 2008

Felipão, ótimo case como exemplo de líder e gerente. O cara é um show!

Acabei de ver um "show" de liderança e de gerência na TV (Record News). Trata-se da entrevista de Luiz Felipe Scolari, o nosso Felipão, concedeu à temida mídia inglesa como novo técnico do Chelsea.
Lembram qual é a imagem de Felipão aqui no Brasil? Um cara absolutamente informal, gauchão de modos rudes, linguagem direta e uma postura tosca (no sentido da elegância) se comparado com outros técnicos, europeus e brasileiros, a maioria sempre vestida elegantemente.
Pois bem, olha a supresa! Felipão, já apelidado de "Big Phill" pelos torcedores do Chelsea e pela mídia esportiva, chegou à sala de entrevistas ventindo um elegante e sóbrio terno (veja foto) - tudo combinando - e, supresa geral (?!?!?!) falando inglês em parte da entrevista. Ééééé! Falando um inglês daqueles com sotaque gaúcho,mas se fazendo entender perfeitamente. Quer um gesto mais simpático para os ingleses? Respondeu todas as perguntas com muito bom humor e conquistou, pela simpatia, bom humor, singeleza, humildade e franqueza, a todos que estiveram no evento.
Entre no site do Chelsea que você verá o Felipão, Ops!, Big Phill" em destaque com direito a wallpaper para torcedor e tudo o mais. O homem é ou não é um show?
Trazendo o case aqui, para nosso negócio, posso dizer que Luiz Felipe simplesmente aplicou e corretamente a "Fórmula da Liderança", no seu novo emprego, (veja o post A "Fórmula da Liderança". ).
Traduzindo:
  1. Mudou o grupo? Saiu da seleção de Portugal para um grande clube inglês e europeu, o Chelsea.
  2. Mudou o ambiente e a situação? Saiu de Portugal para a Inglaterra e de Lisboa para Chelsea/Londres.
  3. Mudou o seu estilo e a sua imagem ajustando-a à nova circunstância. Ao invés do conjunto de moleton com agasalho. Terno e gravata. Ao invés da postura rude e até arisca. Um comportamento de gentleman e ao invès de tradutor - como era seu costume nas entrevistas - ele mesmo falando inglês (e bem).

Como já disse antes : "Liderança é uma função de tres variáveis: o grupo, a situação/ambiente e o próprio líder ou gerente e a sua "representação matemática" é: [L= f(g,s,l)]. Alguém duvida que o Felipão (nosso) e o "Big Phill" (deles), vai dar certo no seu novo emprego? É um craque como técnico, como líder e como gerente. Sucesso à vista. Aposto com quem quiser.

.

(leia esta reportagem no site do jornal gaúcho Zero Hora)
Felipão fala inglês e mostra bom humor na chegada ao Chelsea

"Técnico diz que trata os jogadores como família e que às vezes seu time vence sem jogar bonito"

"Felipão está transferindo a família Scolari para a Inglaterra. Em sua primeira coletiva no comando do Chelsea, o técnico surpreendeu dando parte da entrevista em inglês e arrancando risadas dos jornalistas. Por exemplo, quando garantiu não estar preocupado com a pressão da imprensa, lembrando da mídia brasileira: — É algo que existe no mundo.
Se você trabalhou como técnico do Brasil, sabe o que é pressão. Acho que estou preparado. Não tive problemas com a imprensa em toda minha vida e não acho que terei aqui. Para mim, a pressão agora é ter de falar em inglês, mas tentarei aprender algo mais para a próxima vez.
Felipão brincou também sobre a relação com o magnata russo Roman Abramovich, proprietário da equipe:
— Encontrei com ele duas vezes. Temos uma boa relação, maravilhosa. Scolari, que substitui o israelense Avram Grant à frente da equipe, garantiu saber tudo sobre o futebol inglês, pois tem uma boa equipe que lhe fornece informações. O técnico brasileiro afirmou estar preparado para um "novo desafio":
— É um desafio diferente e acho que nunca tive na minha vida uma oportunidade como a que o Chelsea está me dando agora. Quando aceitei este convite, pensei em minha vida como treinador, e vi que era o momento.
A famíla Scolari foi citada, quando perguntado sobre seu estilo como treinador. Ele disse que prega o "respeito aos jogadores":
— Trato os jogadores como se fossem uma família, dou tudo aquilo que eles precisam e quero respeito e dedicação, que os jogadores cheguem às partidas e aos treinos felizes, porque considero o futebol algo fantástico — afirmou.
Felipão admitiu que, para ele, o ideal é que um time de futebol possa jogar aliando eficiência e técnica.
— Se possível, tentaremos atuar bonito, mas também conseguiremos vencer partidas sem jogar desta forma. Eu quero as duas coisas, embora saiba que às vezes é impossível. Outro assunto da coletiva foi o futuro do meia-atacante Cristiano Ronaldo, seu comandado na seleção portuguesa e que pode se transferir do Manchester United para o Real Madrid. Disse que a permanência ou não de Ronaldo não é assunto seu, e que não o aconselhou a mudar de clube.
O novo treinador também aproveitou para prestigiar os jogadores do grupo vice do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões na última temporada. O principal alvo dos elogios foi o capitão do time e da seleção inglesa, John Terry. Felipão ainda não sabe se fará mudanças na equipe. — Preciso treinar e conhecer os jogadores, porque ainda não conheço o grupo estando aqui dentro. Só depois disto será possível saber quantas mudanças são necessárias. Este é momento das transferências. Talvez nós estaremos na Ásia e alguns jogadores chegarão, porque agora é o momento para isso. Nós vamos para a Ásia com 95% a 99% do time".
.
nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

3 comentários:

  1. Eu aceito essa aposta!
    Na minha opinião tudo no Chelsea depende não do treinador e do estilo de liderança mas sim do Drogba e do Lampard levarem aquela equipa prá frente.
    Scolari já provou que pode ser um treinador de selecção( embora em especial no Brasil mas também em Portugal ter melhor matéria-prima do que em muitos sítios).
    Aliás o estranho é como é que algum treinador consegue perder um Campeonato de Mundo de Futebol com a selecção do Brasil, tendo de deixar de fora alguns dos melhores jogadores do mundo.
    Agora num clube de uma Liga competitiva como a inglesa?
    Vamos ver.
    Não desejo mal a Scolari, mas digo ainda bem que foi para Inglaterra e deixou a Selecção de Portugal.
    Em Portugal passou uma entreviste de Scolari (durante o Euro ) a dizer que "devem aproveitar-se as oportunidades, pois algumas só aparecem uma vez na vida".
    Os média na Inglaterra vão adorá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Escarpão, meu abraço.

    Aposta fechada. Gosto muito de apostar assim. Vamos definir uma meta? Não conheço muito bem os valores vigentes no futebol europeu. O que seria uma marca de sucesso do Felipão. A conquista do campeonato inglês? Ou a conquista da UEFA? A minha aposta é que o Scolari vai colocar o Chelsea em um patamar no qual ele não esteve antes.
    Não terá ele, meu caro Escarpão, feito isto com a seleção portuguesa?
    O próximo lance nesse nosso xadrez é teu. Grato pelas tuas visitas e receba o meu abraço amigo. Volte sempre, já vi que temos algumas "afinidades" e gosto muito de polemizar com pessoas inteligentes.

    ResponderExcluir
  3. Não falemos da selecção portuguesa!
    Quanto à meta do sucesso do Scolari essa é complicada. É como na gestão de qualquer coisa conseguir definir os indicadores de desempenho é tramado.
    Neste caso vamos comparar com o quê?
    O israelita Grant conseguiu chegar à final do nosso equivalente da Libertadores (a Champions-Liga dos Campeões.O que o Chelsea nunca tinha conseguido antes. Mas não ganhou nada em termos internos.
    O portuga Mourinho que esteve lá nos dois anos anteriores e ninguém percebeu porque é que o patrão o mandou embora. Teve uma média de dois trofeus por época, ganhou 2 campeonatos e duas Taças(acho que da Liga, pois em inglaterra também há a da Federação) e chegou às meias finais da Liga dos Campeões.
    Se o Scolari ganhar qualquer coisa´com o Chelsea a nível internacional (taça uefa ou liga dos campeões)será fantástico.
    Se o Chelsea conseguir na primeira época dele chegar aos quartos de final a nivel internacional já será alguma coisa e já aceito a sua vitória.
    Se aparecer pelo Algarve ou por Lisboa pago a cervejinha.
    Quanto à meta interna, vamos esperar mais uns dias porque os plantéis ainda não estão fechados. E o Chelsea é o clube que tem os bolsos mais "fundos" a nível Europeu.
    O Manchester está equivalente e o Arsenal e o Liverpool muito próximos.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.