27 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO - DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A maçonaria no contexto da humanidade (vídeo em espanhol)

(clique sobre o símbolo)
Divulgar a Maçonaria e os princípios da corporação, na Oficina de Gerência, está na pauta editorial do blog. Tanto quanto o faço na difusão de uma série de temas que, a meu critério, possam ser do interesse das diversas "tribos" que me dão a alegria de visitar o galpão da Oficina.
Vários leitores, que aqui aportam suas naves, sabem que sou maçon. Tenho, inclusive, uma tag com a denominação.
Faço questão de difundir e irradiar os elementos maçônicos porque neles só há conteúdo voltado para o bem. A Maçonaria, fundamentalmente, combate o mal sob todas as suas formas. Defende sobremaneira os valores mais caros da humanidade como família, caridade, pátria, liberdade em todos os níveis, honra e fraternidade. Porque não iria propagar, no espaço pessoal do blog, o que é bom e positivo?
Longe de mim fazer proselitismo, mesmo porque a nem a maçonaria, nem os maçons fazem publicidade. Os não maçons são iniciados na Ordem mediante convite de um membro em atividade e passam por um processo duríssimo de avaliação até serem aprovados e considerados irmãos.
Fatos eventuais que envolvam lojas maçônicas ou maçons (que normalmente são irregulares) em episódios escandalosos (lembro-me da
Loja P-2, na Itália) são isolados e não conspurcam a imagem da instituição tanto quanto acontecimentos indecorosos e rumorosos em torno de membros de outras corporações - militares, igrejas diversas, serviço público – também não as maculam.
Quem detrata a maçonaria – com toda certeza – não sabe do que está falando. Não conhece, minimamente, os valores que ela defende. E é tão fácil saber. Na própria Internet existe vastíssimo acervo sobre a Ordem. Favorável e contrário. É só pesquisar e tirar as conclusões.
Escrevo esta introdução ao post para lhes apresentar um vídeo que “encontrei” no YouTube sobre maçonaria. Está em espanhol, mas é perfeitamente inteligível. Foi publicado por um maçon verdadeiro, venezuelano, de nome Esteban Oria que mantém uma
página maravilhosa no YouTube, com muitos vídeos sobre La Masoneria e outros temas correlatos.
O vídeo é um belo – e verdadeiro – depoimento sobre o que é a maçonaria da atualidade e o que é ser maçon. Muito bem produzido, com perfeita sincronia entre imagens, música e texto, passa uma linda mensagem. Convido-os a assisti-lo e a conhecer um pouco mais sobre esta organização secular, de origem milenar, que tem uma tradição de estar sempre ao lado dos movimentos mais progressistas que a história registrou. Cito o combate às monarquias absolutistas na
Idade Média; o Iluminismo; a Revolução Francesa; a Independência dos EUA e a guerra ao nazismo e ao fascismo (Roosevelt, Churchill e Truman eram maçons).
No Brasil está comprovado, por documentos históricos, que foram os maçons do Rio de Janeiro que provocaram D.Pedro I – que tornou-se maçon e Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – a declarar a independência. A Lei Áurea foi resultante das pressões e articulações de maçons no governo de D.Pedro II; e posteriormente a instauração da República foi arquitetada nas lojas maçônicas de vários estados brasileiros e não fica por ai a ação, sempre discreta, da maçonaria na história do Brasil.
=
Antes de assistirem ao vídeo, convido-os a ler um trecho - copiado do maravilhoso site da Augusta e Respeitável Loja São Paulo nº 43, da Grande Loja de São Paulo - que faz um resumo sobre as primeiras perguntas que surgem, entre os não maçons, quando se quer saber algo sobre a Maçonaria.

"1. O que é a Maçonaria de nossos dias?
A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor à Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.
2. A Maçonaria é uma sociedade secreta?
A Maçonaria não é uma sociedade secreta, no sentido como tal termo é geralmente empregado. Uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e oculta a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da Maçonaria, suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão a venda em qualquer livraria. Os únicos segredos que a maçonaria conserva são as cerimônias empregadas na admissão de seus membros e os meios usados pelos Maçons para se conhecerem.
3. A Maçonaria é uma religião?
A Maçonaria não é uma religião no sentido de ser uma seita, mas é um culto que une homens de bons costumes. A Maçonaria não promove nenhum dogma que deve ser aceito taticamente por todos, mas inculca nos homens a prática da virtude, não oferecendo panacéias para a redenção de pecados. Seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais remotos tempos da história: A existência de Deus e a Imortalidade da Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade de Deus.
4. A Maçonaria é anti-religiosa?
A Maçonaria não é contra qualquer religião. Ela ensina e pratica a tolerância, defendendo o direito do homem praticar a religião ed seu agrado. A Maçonaria não dogmatiza as particularides do credo e da religião. Ela reconhece os benefícios e a bondade assim como a verdade de todas as religiões, combatendo, ao mesmo tempo, as suas inverdades e o fanatismo.
5. A Maçonaria é ateísta ou meramente agnóstica?
A Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não acreditar em Deus enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar, conscientemente, se Deus existe ou não. Para ser aceito e ingressar na Maçonaria, o candidato deve afirmar a crença em Deus.
6. A Maçonaria é um partido político?
A Maçonaria não é um partido político. Ela não tem partido. Em princípio, a maçonaria apóia o amor à Pátria, respeito às leis e à Ordem, propugnando pelo aperfeiçoamento das condições humanas. Os maçons são aconselhados a se tornarem cidadãos exemplares e a se afastarem de movimentos cuja tendência seja a de subverter a paz e a ordem da sociedade, e se tornarem cumpridores das ordens e das leis do país em que estejam vivendo, sem nunca perder o dever de amar o seu próprio país. A maçonaria promove o conceito de que não pode existir direito sem a correspondente prestação de deveres, nem privilégios sem retribuição, assim como privilégios sem responsabilidade. [...]
.
Clique na figura ao lado e leia a íntegra do texto acima.

.

=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n=

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.