15 DE JULHO DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo


José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

20 anos de nossa Constituição.

"O povo nos mandou fazer a Constituição, não ter medo"
(Deputado Ulysses GuimarãesPresidente da Assembléia Nacional Constituinte)
=
.
Ontem, 5 de outubro, a Constituição do Brasil completou 20 anos. A foto abaixo, da Agência Brasil marca o momento em que o Presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães , a promulgou no ano de 1988.
.
e vá ao blog do (excelente) jornalista Sidney Rezende para ler seu artigo sobre a história desse evento histórico.
Esta foto e este post marcam a homenagem do blog ao trabalho de todos os brasileiros, políticos e cidadãos comuns, que participaram e tornaram possível a promulgação da Constituição que nos governo.
É a minha homenagem pessoal a um grande brasileiro, o honorável Ulysses Guimarães que, infelizmente, tem uma cobertura histórica menor que a sua real estatura política. É uma pena pois as gerações mais jovens são privadas de conhecer um homem, talvez o "Ultimo dos Mohicanos" entre os políticos com total e plena credibilidade, concedida pelo povo brasileiro por sua história e autoridade pessoais.
Aos leitores mais jovens sugiro pesquisar sobre Ulysses Guimarães. Vão aprender muito e ter um modelo para medir o que se deve requerer de um homem público.
.
=
.
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.