||| 26 de julho DE 2026 ||| domingo ||| Dia Mundial dos Avós e dos Idosos ||| *Reflexão: "“A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.” ― William James ||| Aqueça o inverno de quem mais precisa - doe agasalhos |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia dos Avós é comemorado anualmente em 26 de julho, Dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus. No Brasil, a data é popularmente conhecida como Dia da Avó ou Dia da Vovó. Sua origem é portuguesa e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos. Em 2021 foi comemorado o 1.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Essa data foi instituída pelo Papa Francisco e deverá ser comemorada todos os anos próximo do dia 26 de julho. Este ano, a data será comemorada em 28 de julho de 2024 e tem como tema "Na velhice, não me abandones.". Origem do Dia dos Avós O Dia Mundial dos Avós é celebrado em 26 de julho, porque esse é o Dia de Santa Ana e de São Joaquim. São Joaquim e Santa Ana eram os pais da Virgem Maria. Portanto, eles eram os avós de Jesus Cristo, que por esse motivo são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós. O dia 26 de julho era uma data dedicada apenas aos santos, sem destacar a homenagem aos avós, até que a data foi instituída pela Assembleia da República Portuguesa em 2003, graças a uma senhora portuguesa. A senhora era Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas. Ela tinha 6 netos e durante quase 20 anos reivindicou a instituição de uma data comemorativa para os avós. (https://www.calendarr.com/brasil/dia-dos-avos/)

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Jacinto Benavente y Martínez (Madri, 12 de agosto de 1866 — Madri, 14 de julho de 1954) foi um dramaturgo e crítico espanhol. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1922. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacinto_Benavente)

 

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

17 de outubro - Madre Teresa de Calcutá ganha o Nobel da Paz (1979) -

=

Nobel para Madre Teresa
Em 17 de outubro de 1979, Madre Teresa de Calcutá ganha o Prêmio Nobel da Paz. Ao receber o prêmio disse que sua obra é "uma gota de salvamento num mar de sofrimento". Sua mensagem é clara: "Juntos proclamamos com alegria a difusão da paz e percebemos que os pobres são nossos irmãos".

1902 - O primeiro motor de um veículo Cadillac é construído em Detroit, nos Estados Unidos.
1904 - É assinado o Tratado de paz e amizade entre Chile e Bolívia.
1911 - Francisco Madero é eleito presidente do México.
1912 - Inicia a primeira guerra balcânica: Bulgária, Grécia, Sérvia e Montenegro declaram guerra à Turquia.
1914 - Primeira Guerra Mundial: inicia a batalha de Flandes, que termina em 15 de novembro.
1923 - Realizado um levantamento popular nas Filipinas contra a dominação dos Estados Unidos.
1945 - Uma multidão marcha em direção a praça de Maio, reivindicando a liberação do coronel Juan Domingo Perón.
1951 - Os britânicos ocupam o canal de Suez.
1951 - Realizada a primeira transmissão da TV argentina, direto da Praça de Maio.
1961 - Na Argélia, cerca de 240 pessoas morrem durante um protesto contra as regras coloniais impostas pela França.
1966 - Um terremoto na zona costeira do Perú deixa uma centena de mortos e graves danos materiais.
1969 - A Emenda Constitucional Número 1 é outorgada na Junta Militar. Ela incorporava os itens do AI-5 e permitia que o presidente fechasse o Congresso e cassasse mandatos.
1973 - Produtores árabes de petróleo aumentam o preço do produto em protesto contra o apoio dos Estados Unidos a Israel na Guerra do Yom Kippur.
1989 - O presidente José Sarney sanciona a lei do divórcio.
1989 - Aproximadamente cem mortos em terremoto no norte da Califórnia. Muitos danos materiais também são registrados.
1991 - A Otan decide na Itália eliminar 80% do seu arsenal tático na Europa.
1992 - A Assembléia Geral da ONU define o dia 17 de outubro como dia Internacional para a erradicação da pobreza. O objetivo é criar a consciëncia da importância de erradicar a pobreza e a indigência em todos os países do mundo
°

Eventos Históricos
Nascimentos
Falecimentos
Feriados e Eventos Cíclicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.