||| 16 de julho DE 2026 ||| 5ª feira ||| dia mundial da cobra ||| *Reflexão: "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." -- Friedrich Nietzsche" |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Cobra festeja-se anualmente no dia 16 de julho. Como o animal menos amado que é, a data surgiu como uma forma de combater os mitos em torno das cobras e como um meio de espalhar algum carinho e de celebrar este animal. Apesar da sua origem não ser muito concreta, a data é celebrada por todo o mundo com entusiasmo pelos amantes da vida selvagem. Um objetivo deste dia é preservar esta espécie animal que desempenha um papel importante no ecossistema, controlando roedores e pragas. Neste dia as cobras estão em destaque nos jardins zoológicos e nas quintas de animais, por exemplo, onde é possível ver e até tocar nas cobras, em certos casos, sendo uma boa oportunidade para distinguir as cobras perigosas das inofensivas e de saber mais sobre este animal. cobra verde em tronco de árvore Factos sobre cobras Existem mais de 3 mil espécies de cobras espalhadas por todos os continentes à exceção da Antártida. Um quarto das cobras é venenoso, existindo cobras que comem cobras venenosas. As cobras não têm ouvidos externos nem pálpebras. As cobras cheiram com a língua. As cobras conseguem comer uma presa inteira visto o maxilar inferior conseguir separar-se do superior. Elas mudam de pele de três a seis vezes ao ano. As cobras tentam evitar o contacto humano. Muitas vezes elas enrolam-se ou camuflam-se para não serem vistas. Os incidentes com mordidas de cobra ocorrem quando se pisam as cobras por acidente ou quando se perturba este animal. Algumas cobras do mar respiraram parcialmente pela pele, permitindo mergulhos longos. Algumas cobras asiáticas conseguem “voar”. Elas balanceiam o corpo no ar e travam o fluxo do ar numa forma de “C”, conseguindo escolher onde aterram com o balancear do corpo.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Gustave Le Bon (Nogent-le-Rotrou, 7 de maio de 1841 – Marnes-la-Coquette, 13 de dezembro de 1931) foi um polímata francês cujas áreas de interesse incluíam antropologia, psicologia, sociologia, medicina, e física. Ele é mais conhecido por seu trabalho em 1895, A Multidão: Um Estudo da Mente Popular, considerado um dos trabalhos seminais da psicologia das multidões.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Le_Bon]

 

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Dia 27 de outubro -

Eventos históricos Nascimentos
http://pt.wikipedia.org/skins-1.5/common/images/magnify-clip.png

Falecimentos

********************************

Nasce Theodor Roosevelt
O 26o presidente dos EUA nasceu em 1858 em Nova York e morreu em 1919, enquanto dormia. Seus dois mandatos consecutivos foram marcados pela intensificação da política intervencionista do governo americano no país e no exterior, sobretudo na América Latina.
1492 - Cristóvão Colombo descobre a ilha de Cuba.
1505 - Morre Ivan "o Grande", Duque de Moscou e primeiro czar de todas as Rússias.
1553 - Miguel Servet, médico espanhol, é queimado vivo em Genebra por ordem de Calvino.
1728 - Nasce James Cook, descobridor das Ilhas Sandwich.
1782 - Nasce Niccolo Paganini, compositor italiano.
1807 - É assinado o Tratado de Fontainebleau, pelo qual Napoleão atinge seu objetivo de introduzir suas tropas no território espanhol.
1811 - Nasce Issac Merrit Singer, inventor da primeira máquina de costurar doméstica.
1844 - Os dominicados se rebelam contra o domínio haitiano e estabelecem a República Dominicana.
1858 - Nasce Theodore Roosevelt, 26o presidente dos EUA.
1897 - É fundado o Club Deportivo Magallanes, de Santiago, um dos pioneiros no futebol chileno.
1917 - O Brasil declarou guerra à Alemanha três anos após o início da Primeira Guerra Mundial.
1922 - Termina a "Marcha sobre Roma" de Benito Mussolini.
1922 - Nasce Carlos Andrés Pérez, ex-presidente da Venezuela.
1939 - O presidente Getúlio Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, para promover o Estados Novo e censurar os meios de comunicação.
1945 - Nasce Luis Inácio "Lula" da Silva, líder sindical e político brasileiro.
1965 - O Ato Institucional nº 2 extinguiu os partidos políticos brasileiros.
1970 - O cientista argentino Federico Leloir recebe o Prêmio Nobel de Química.
1978 - Anuar Sadar, presidente do Egito, e Menachem Begin, primeiro-ministro de Israel, ganharam o Nobel da Paz pelo acordo de Camp David, que devolveu o Sinai ao Egito.
1978 - A Justiça responsabilizou unanimamente o governo pela morte do jornalista Vladimir Herzog. Em outubro de 1975, ele havia sido preso por agentes do DOI CODI e aparecido morto horas mais tarde.
1986 - Representantes das principais religiões do mundo, liderados pela Papa João Paulo II, se reúnem em Asís, na Itália, para rezar pela paz mundial.
1988 - O filme ET, o Extra-terrestre, de Steven Spielberg, foi lançado em vídeo depois de bater recordes de bilheteria no cinema.
1990 - Se descobre uma nova galáxia 60 vezes maior de a Via Láctea.
1994 - Moçambique fez suas primeiras eleições gerais depois da guerra civil que durou 16 anos e matou 600 mil pessoas.
.
********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.