19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Impacto do asteróide sobre a Terra (show de animação)

=
"Dá-se a queda de um meteoro quando poeiras do Sistema Solar entram na atmosfera terrestre deixando no céu um rasto luminoso à sua passagem.Se o meteoro possui uma grande dimensão e atinge o solo sem ser vaporizado, chama-se então meteorito.
As partículas que dão origem aos meteoros e meteoritos chamam-se meteoróides. Os meteoróides são partículas de material que se encontra no interior do Sistema Solar e que são demasiado pequenas para serem chamadas de asteróides ou cometas.
O fenómeno da formação do rasto luminoso do meteoro ou meteorito deve-se à fricção do meteoróide com a atmosfera, o que cria uma incandescência temporária no material que o constitui.
Esta fricção torna-se significativa a altitudes da ordem dos 80 a 110 km."
[...]
(direto ao site onde está a íntegra do texto acima.)

=
Um mêdo, atávico, paira sobre a humanidade. É a visão de um "ataque" de asteróides ou meteoros gigantes contra o planeta Terra.
As pessoas informadas conhecem a hipótese, defendida pela ciência, pelo menos parte dela, de um gigantesco asteróide ou mesmo uma estrela ter-se chocado contra a terra há 65 milhões de anos.
São muitas as lendas, reportagens, teses e outras formas de expressão que existem para comprovar ou desmentir os cientistas e curiosos. Todavia, o mêdo é único. Silencioso e permanente, ele está presente na conjetura do "fim do mundo" desde antes do livro do Apocalipse.
Este vídeo - sensacional - denominado "O impacto do grande asteróide" (Big asteroid impact) é uma animação, ao som do Pink Floyd (que luxo!), sobre as consequências de um evento desse porte (que Deus nos livre). Vale a pena assisti-lo. Não há como fugir de reflexões sobre o quanto é efêmera a nossa existência no universo.
=
.
========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.