05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Impacto do asteróide sobre a Terra (show de animação)

=
"Dá-se a queda de um meteoro quando poeiras do Sistema Solar entram na atmosfera terrestre deixando no céu um rasto luminoso à sua passagem.Se o meteoro possui uma grande dimensão e atinge o solo sem ser vaporizado, chama-se então meteorito.
As partículas que dão origem aos meteoros e meteoritos chamam-se meteoróides. Os meteoróides são partículas de material que se encontra no interior do Sistema Solar e que são demasiado pequenas para serem chamadas de asteróides ou cometas.
O fenómeno da formação do rasto luminoso do meteoro ou meteorito deve-se à fricção do meteoróide com a atmosfera, o que cria uma incandescência temporária no material que o constitui.
Esta fricção torna-se significativa a altitudes da ordem dos 80 a 110 km."
[...]
(direto ao site onde está a íntegra do texto acima.)

=
Um mêdo, atávico, paira sobre a humanidade. É a visão de um "ataque" de asteróides ou meteoros gigantes contra o planeta Terra.
As pessoas informadas conhecem a hipótese, defendida pela ciência, pelo menos parte dela, de um gigantesco asteróide ou mesmo uma estrela ter-se chocado contra a terra há 65 milhões de anos.
São muitas as lendas, reportagens, teses e outras formas de expressão que existem para comprovar ou desmentir os cientistas e curiosos. Todavia, o mêdo é único. Silencioso e permanente, ele está presente na conjetura do "fim do mundo" desde antes do livro do Apocalipse.
Este vídeo - sensacional - denominado "O impacto do grande asteróide" (Big asteroid impact) é uma animação, ao som do Pink Floyd (que luxo!), sobre as consequências de um evento desse porte (que Deus nos livre). Vale a pena assisti-lo. Não há como fugir de reflexões sobre o quanto é efêmera a nossa existência no universo.
=
.
========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.