||| 12 de fevereiro DE 2026 ||| 5ª feira ||| dia de charles darwin ||| "O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.” (Mahatma Gandhi) |||

Bem vindo

Bem vindo

🌱Hoje celebramos o legado de Charles Darwin, o naturalista britânico que transformou o mundo com a Teoria da Evolução. 🌿 Durante suas viagens, especialmente nas Ilhas Galápagos, Darwin observou como os seres vivos se adaptam ao ambiente ao longo do tempo, mudando para sempre a forma como entendemos a vida na Terra. 🔬 🧬Sua obra-prima, A Origem das Espécies, introduziu o conceito de seleção natural, explicando por que os organismos mais adaptados têm mais chances de sobreviver e se reproduzir. ✨


Charles Robert Darwin, ocasionalmente aportuguesado em Carlos Darwin. Shrewsbury, 12 de fevereiro de 1809 – Downe, 19 de abril de 1882) foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas. Juntamente com Alfred Wallace, Darwin estabeleceu a ideia que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, argumento agora amplamente aceito e considerado um conceito fundamental no meio científico, e propôs a teoria de que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural e sexual, onde a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial. Seu livro de 1859, A Origem das Espécies, causou espanto na sociedade e comunidade científica da época, mas conseguiu grande aceitação nas décadas seguintes, superando a rejeição que os cientistas tinham pela transmutação de espécies. Já em 1870, a evolução por seleção natural tinha apoio da maioria dos intelectuais. Sua aceitação quase universal, entretanto, não foi atingida até à emergência da síntese evolutiva moderna entre as décadas de 1930 e 1950 quando um grande consenso consolidou a seleção natural como o mecanismo básico da evolução. A teoria de Darwin é considerada o mecanismo unificador para explicar a vida e a diversidade na Terra. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin]


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Steve Jobs "morreu por instantes" na Internet (leia Tiago Dória Weblog)

(transcrição de post do blog "Thiago Dória Weblog") .

domingo, 5 outubro, 2008
O dia em que parte da internet tentou matar Steve Jobs

"Na sexta-feira, o boato de que Steve Jobs havia sofrido um grave ataque cardíaco circulou pela rede - twitters e grandes blogs contribuíram para a circulação da informação, que logo foi desmentida pela Apple.
Criou-se um debate sobre a credibilidade do “jornalismo colaborativo”, pois a falsa informação que deu início a avalanche de boatos foi postada por um usuário do
iReport, da CNN, projeto de jornalismo colaborativo que é visto como um case de sucesso.
Vale lembrar que o
iReport é um site a parte da CNN. Nem todas as informações que são postadas lá vão ao ar na CNN, a TV.
A SEC, a comissão de valores mobiliários norte-americana, já está investigando o imbróglio todo. Devido à falsa informação, que ficou apenas 20 minutos no ar no site de “jornalismo colaborativo” da CNN
, as ações da Apple caíram 5,4% na manhã de sexta-feira.
Mais perguntas do que respostas
Qual foi o interesse de quem postou essa informação e como uma informação postada no
iReport, um site que, na maioria das vezes, não é usado como fonte primária de informação, ganhou tanta repercussão na rede?
O caso pegou mal para a
CNN? Sim. Não somente para a emissora, mas para toda a comunidade de usuários do iReport, apesar do site deixar claro que as informações publicadas lá não têm filtros e não são editadas.
A informação foi postada por um usuário recente, novo na comunidade. Cadastrou-se no site e imediatamente postou a falsa informação sobre o Steve Jobs. Foi a sua primeira e única publicação.
Foi
banido do iReport.
E agora?
De emergencial, a
CNN deveria adotar postura parecida à da Wikipedia - usuários novos não-registrados não podem criar novos verbetes. No caso do projeto da emissora, informações postadas por novos usuários não poderiam ir imediatamente ao ar no site do iReport.
Deveriam ficar numa quarentena e depois de aprovadas pela comunidade poderiam ir ao ar. São informações que, a priori, deveriam ter zero de credibilidade quando chegassem ao site.
Ou ainda aplicar uma moderação mais atenta para certos assuntos considerados críticos, como empresas e eleições, ímãs para boatos. A
Wikipedia já adota essas posturas há algum tempo e em nenhum momento o projeto perdeu o seu brilho.
Trabalhar com
sistemas abertos exige isso. O iReport chegou a um nível de maturidade tal que é possível deixar a moderação nas mãos da comunidade. Agora, alguns cuidados a mais terão que ser seguidos.
O que faz parte do processo. Sites de “jornalismo colaborativo” não são projetos fechados com começo, meio e fim. São
sistemas abertos e em constante desenvolvimento, com dinâmica work in progress. E adotar essas novas posturas fará parte do processo naturalmente."
.
2 Comentários
Yasminoutubro 5th, 2008 at 0:43
Coitado do Steve Jobs. Querem matá-lo a todo custo.
Rafaeloutubro 5th, 2008 at 22:20
Imagina quando esse cara morrer.a apple vai fecchar!

Se estiver interessado em conhecer o artigo no contexto do blog de Thiago Dória, clique na imagem ao lado..

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.