15 DE JULHO DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo


José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 18 de outubro de 2008

Dia 18 de Outubro - Alan Kardec lançou o Livro dos Espíritos (1857) e Albert Einsten tranformou-se numa "constelação" (1955)

....
*
"Segundo o próprio espiritismo, existe ainda uma norma fácil e bem clara de como devemos distinguir os bons dos maus espíritos."

*
(Clique no logotipo)
18 de Abril é o 108º dia do ano no calendário gregoriano (109º em anos bissextos). Faltam 257 dias para acabar o ano.

Eventos Históricos
Nascimentos
Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Brasil: Dia do Amigo
Brasil: Dia do Espírita (em alguns estados apenas)
Brasil: Dia de Monteiro Lobato
Brasil: Dia Nacional do Livro Infantil
Zimbábue - Dia da Independência
Dia Mundial dos Monumentos

Canonizações
Marcelino Champagnat

° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° °
(Clique no logotipo)
Revolução Cultural
Mao Tsé-Tung lança, em 18 de abril de 1966, a grande Revolução Cultural na China Popular, para combater o revisionismo, afastando o Partido Comunista de seus adversários. Mao combateu, assim, a política econômica pragmática, baseada em incentivos materiais e individuais..

1791 - Revolução Francesa: tentativa de fuga do rei Luis XVI, de Paris.
1847 - Na guerra entre os Estados Unidos e o México, as tropas do general Antonio López de Santa Anna são derrotadas pelas do general norte-americano Scott na batalha de Cerro Gordo.
1902 - Um terremoto destrói a cidade de Quezaltenango, a segunda mais importante da Guatemala.
1907 - Os Estados Unidos intervêm no conflito entre Honduras e Nicarágua, impondo a paz.
1945 - O presidente brasileiro, Getúlio Vargas, concede anistia a todos os presos políticos.
1949 - É proclamada formalmente a República da Irlanda.
1955 - Começa a Conferência Internacional de Bandung (Indonésia), em que participam 29 países da Ásia e da África. Todos estavam reunidos para se lançar à guerra contra o subdesenvolvimento. Evidentemente, condenaram também o racismo e a dominação colonial.
1961 - Manifestações ocorrem na Argentina, Chile, México e Venezuela em favor do regime de Cuba e contra os Estados Unidos.
1983 - Setenta e nove pessoas morrem, após dinamites explodirem entre as plantas da Embaixada dos Estados Unidos em Beirute.
1988 - Guerra Irã-Iraque: os Estados Unidos atacam as instalações petrolíferas iranianas na península de Fao, em apoio a uma ofensiva iraquianas.
1992 - O VI Congreso de Deputados da Rússia concorda em adotar uma nova Constituição, em que não permite ao presidente da Federação o direito de dissolver o Parlamento.
2001 - A Comissão dos Direitos Humanos da ONU condena a situação de Cuba e pede que as suas autoridades recorram à cooperação internacional para assegurar as liberdades fundamentais ao povo cubano.
*
º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.