||| 27 de agosto DE 2026 ||| 5.ª feira ||| Dia do Psicólogo ||| *Reflexão: "O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las". -- (Mario Sergio Cortella) |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Psicólogo no Brasil é celebrado anualmente em 27 de agosto.A data homenageia os profissionais dedicados à saúde mental e ao estudo do comportamento humano. Ela foi escolhida porque, em 27 de agosto de 1962, o então presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que regulamentou oficialmente a profissão de psicólogo no país. Posteriormente, a data foi oficializada como o Dia Nacional da Psicóloga e do Psicólogo pela Lei nº 13.407/2016.Por que essa data é importante?Marcos legais: Estabeleceu os direitos trabalhistas da categoria e criou o Conselho Federal de Psicologia (CFP).Conscientização: Promove o debate sobre a importância do autocuidado e da psicoterapia na sociedade.Combate ao estigma: Ajuda a desmistificar os cuidados com a saúde mental.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Carl Gustav Jung ( nascido em Kesswil, Turgóvia, Suíça, 26 de julho de 1875 – Küsnacht, Zurique, Suíça, 6 de junho de 1961) foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço, fundador da psicologia analítica. Com um legado influente nos campos da psiquiatria, psicologia, filosofia, ciência da religião e literatura, criou alguns dos mais conhecidos conceitos psicológicos, incluindo a distinção entre personalidade extrovertida e introvertida, as ideias de arquétipo e de inconsciente coletivo, bem como a noção de sincronicidade. A classificação de personalidade MBTI foi postumamente desenvolvida a partir das suas teorias. Juntamente com Freud, foi um dos mais respeitados pensadores do seu tempo, sendo hoje amplamente conotado como um dos mais influentes psicólogos de sempre. Via a psique humana como "de natureza simbólica" e fez desse simbolismo o foco de suas explorações. Ele é um dos maiores estudiosos contemporâneos de análise de sonhos e simbolização. Embora exercesse sua profissão como médico e se considerasse um cientista pautado no método empírico naturalista, muito do trabalho de sua vida foi dedicado a explorar e aplicar também noções típicas das ciências humanas, tais como a antropologia, sociologia, mitologia e as religiões comparadas, além de áreas tangenciais à ciência, incluindo a filosofia oriental e ocidental, alquimia e astrologia, bem como a literatura e as artes. Seu interesse pela filosofia e ocultismo levaram muitos a vê-lo como um místico. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Gustav_Jung]

 

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

IPEA diz que número de pobres diminuiu.

Este gráfico foi copiado da Folha de São Paulo de ontem (5 de agosto). Retrata, de forma resumida, a recente pesquisa que o IPEA concluiu e divulgou ontem sobre essa relação entre as classes sociais e econômicas no Brasil.
Transcrevo o texto de apresentação que está no site do IPEA e ao clicar
aqui você terá acesso à integra da pesquisa.
É importante, para todos os brasileiros que queiram se manter informados (lembrem-se que cultura geral e informação atual são ferramentas fundamentais para líderes e gerentes), conhecer esta pesquisa que vai nortear - no futuro imediato - as estratégias comerciais e de investimento das empresas que dependem do consumo de seus produtos. As consequências serão, certamente, mais empregos e crescimento de oportunidades para todo os habitante do mundo corporativo. Analisem bem o quadro e cada um tire as suas conclusões. É um ótimo exercício.
.
Photobucket
.
cgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgcgc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.