||| 12 de fevereiro DE 2026 ||| 5ª feira ||| dia de charles darwin ||| "O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.” (Mahatma Gandhi) |||

Bem vindo

Bem vindo

🌱Hoje celebramos o legado de Charles Darwin, o naturalista britânico que transformou o mundo com a Teoria da Evolução. 🌿 Durante suas viagens, especialmente nas Ilhas Galápagos, Darwin observou como os seres vivos se adaptam ao ambiente ao longo do tempo, mudando para sempre a forma como entendemos a vida na Terra. 🔬 🧬Sua obra-prima, A Origem das Espécies, introduziu o conceito de seleção natural, explicando por que os organismos mais adaptados têm mais chances de sobreviver e se reproduzir. ✨


Charles Robert Darwin, ocasionalmente aportuguesado em Carlos Darwin. Shrewsbury, 12 de fevereiro de 1809 – Downe, 19 de abril de 1882) foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas. Juntamente com Alfred Wallace, Darwin estabeleceu a ideia que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, argumento agora amplamente aceito e considerado um conceito fundamental no meio científico, e propôs a teoria de que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural e sexual, onde a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial. Seu livro de 1859, A Origem das Espécies, causou espanto na sociedade e comunidade científica da época, mas conseguiu grande aceitação nas décadas seguintes, superando a rejeição que os cientistas tinham pela transmutação de espécies. Já em 1870, a evolução por seleção natural tinha apoio da maioria dos intelectuais. Sua aceitação quase universal, entretanto, não foi atingida até à emergência da síntese evolutiva moderna entre as décadas de 1930 e 1950 quando um grande consenso consolidou a seleção natural como o mecanismo básico da evolução. A teoria de Darwin é considerada o mecanismo unificador para explicar a vida e a diversidade na Terra. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin]


sábado, 16 de agosto de 2008

Conheça um blog admirável: Bafana Ciência

A Internet, como sempre, me surpreendendo a cada clique. Aconteceu mais uma vez. Pesquisando imagens no Google (de longe, na minha opinião, a melhor forma de navegar em busca de novidades) encontrei um blog maravilhoso. O adjetivo, aqui, não embute exagero. Falo do Bafana Ciência.
O nome é diferente, mas o blog... Sabe aqueles sites que a gente fica com vontade de ter um igual? Pois é! Fiquei um tempão navegando; clicando prá lá e prá cá, sem vontade de sair. Detalhe: é um blog dedicado à ciência e à ecologia, mas sem aquela chatice do proselitismo. "Blog de Divulgação Científica com ênfase em Ecologia"; é assim que ele se auto-define.
Seus autores - prefiro dizer produtores - são um professor e seu aluno. O professor, de currículo invejável, é Ronaldo Angelini (clique nos links) e o aluno é Igor Rafael (Pivomar). Pelo que pude navegar (e naveguei muito) o blog é completo na sua proposta. Contudo, o que mais me impressionou foi a proposta de difundir, via blogosfera, informações científicas qualificadas e a paixão que os autores exibem, a cada post, pelas coisas da ciência - de forma geral - e da ecologia em particular.
Para quem gosta de informações e curiosidades científicas recomendo a visita ao blog com um pedido. Divulguem-no, sem contra-partida, em seus blog e nas listas de amigos - professores por exemplo. É tão raro se ver um blog dedicado à ciência e apresentado de forma clara e fácil de ler que quando encontramos um, como o Bafana Ciência, precisamos difundi-lo para melhorar o nível do conhecimento, principalmente, dos mais jovens.
Como sempre faço, publico abaixo um post característico do blog para melhor conhecer o estilo. Esqueci de dizer: o blog já ultrapassou os 56.000 acessos (ainda bem pois mostra que nem tudo está perdido...)
.

Clique nas imagens.

.."Quando chegou a Galápagos, Darwin só não praticou seu esporte preferido, a caça, porque os animais eram muito dóceis e não fugiam, não fogem ainda, quando vêem os humanos. Ele deixou o rifle de lado, pegou um iguana marinho com as próprias mãos e o jogou na água várias vezes, para analisar o comportamento e o modo de nadar destes animais que ocorrem apenas nestas ilhas.
Ao nadar, os indivíduos da espécie
Amblyrhynchus cristatus, colocam as patas para trás e balançam o corpo de lado, incluindo a cauda que tem metade do tamanho do corpo que é, nos adultos, de um metro. Sua coloração é preta o que colabora para camuflá-lo de predadores no substrato de lava endurecida e negra, mas principalmente os ajudam a absorver calor, pois a água do mar é fria e os iguanas precisam se aquecer depois de se alimentarem de algas que crescem aderidas a rochas a dez metros ou mais de
profundidade."
.
..........

Professor Angelini e Igor (Pivomar) Alcântara

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.