||| 01 de junho DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia nacional da imprensa ||| Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente. (William Shakespeare) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Imprensa é comemorado no dia 01 de junho. A data foi escolhida em 1999 para homenagear o dia em que começou a circular pelo Brasil a primeira publicação do periódico Correio Brazilienze, em 1808, criado pelo jornalista Hipólito José da Costa. O Correio Brazilienze era impresso mensalmente em Londres, mas foi o primeiro jornal a exercer a atividade jornalística e formar opinião pública no Brasil. Antes disso, até o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado no dia 10 de setembro, data em que começou a circular o jornal Gazeta do Rio de Janeiro, também no ano de 1808.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Mohandas Karamchand Gandhi (Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Deli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi ("Venerável Gandhi", sendo Mahatma um título), foi um advogado estadista, líder espiritual e ativista indiano. Considerado também um líder religioso, além de nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana. Ficou conhecido por ter empregado a resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida pela independência da Índia do Reino Unido e, por sua vez, por inspirar movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo. O título honorífico Mahātmā (do sânscrito: "de grande alma", "venerável"), aplicado-lhe pela primeira vez em 1914 na África do Sul, é agora usado em todo o mundo. O aniversário de Gandhi, 2 de outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não Violência. Gandhi nasceu e foi criado em uma família hindu no litoral de Guzerate, oeste da Índia, e se formou em Direito no Inner Temple, Londres, Inglaterra. É comumente — embora não formalmente — considerado o Pai da Pátria indiana, também chamado de Bapu (Guzerate: carinho por pai, papa). Seguia o princípio da não violência incorporado à desobediência civil, e empregou pela primeira vez a desobediência civil não violenta como advogado expatriado na África do Sul, na luta da comunidade indiana pelos direitos civis. Após seu retorno à Índia em 1915, começou a organizar camponeses, agricultores e trabalhadores urbanos para protestar contra o imposto sobre a terra e a discriminação excessiva. Assumindo a liderança do Congresso Nacional Indiano em 1921, Gandhi liderou campanhas nacionais para várias causas sociais e para alcançar o Swaraj ou o autogoverno. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi}

 

imagem

imagem

domingo, 10 de agosto de 2008

Pai que é pai...

Família, para mim, é o maior valor que um ser humano pode cultuar durante sua passagem por esta vida (desculpem se é um clichê). Mas não sou muito de valorizar as datas comemorativas, ligadas aos objetivos comerciais. Dia dos Pais, então...
Mas respeito as tradições e me incorporo a elas da melhor forma que posso. Os carinhos dos meus filhos, hoje, foram suficientes para me energizar pelo resto do ano. Como não me reunir a essa onda de emoções que marca o dia?
Para marcar a data, no blog, procurei um texto ou uma imagem e até mesmo um vídeo nos meus arquivos. Tive sorte. Encontrei um vídeo sensacional - de publicidade - mas com uma mensagem que é a medida exata da qualidade de ser pai. Vejam se tenho razão.
..
.

3 comentários:

  1. Olá querido amigo!!! Feliz dia dos pais!!! :D

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que fazemos pelos filhos é recompensado em cada gesto de carinho deles... Ser pai é minha maior alegria e meu filho meu maior orgulho. Acho que você também é assim, não é, Herbert?

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline e Ronaldo,
    Sim Ronaldo, sou do tipo paizão. Sem ser superprotetor, estou permanentemente ligado nos filhos. Mesmo os que estão casados (2). O Dia dos Pais, para mim, tem o lado alegre que é o de ser protagonista e um outro que já foi triste, mas atualmente é nostálgico, pela morte do meu pai (em 2005).
    De qualquer sorte, manifestações de apreço como a de vocês sempre quebra um pouco esse outro lado e reforça a alegria de receber um abraço e um beijo como os da minha filha, ontem.
    Abraço os dois

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.