29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 31 de março de 2008

Plágio na Internet (por Juliana Sardinha-DicasBlogger)

Juliana Sardinha é a autora do vitorioso blog "Dicas Blogger" cujo link está, em estado permanente, colocado na barra lateral da Oficina de Gerencia. O Dicas é o meu blog de referência para aprender as manhas da blogosfera. A Juliana é fera e o blog dela já está na faixa acima dos 70.000 acessos em apenas 7 meses de existência. Ao invés de "Sardinha" a Juliana deveria ter o sobrenome "Tubarão". Ficaria mais adequado por sua envergadura e importância entre os blogueiros (principalmente os iniciantes).
Neste artigo a Juliana - mais uma vez - combate o plágio na Internet. Como tem sido uma preocupação permanente, da minha parte, dar o devido crédito a tudo que for citado na Oficina (acho que às vezes até exagero, mas prefiro assim...) fico inteiramente à vontade para replicar aqui o artigo postado no Dicas Blogger que, sem meias palavras, está muito bem colocado. Leiam com atenção e quando flagrarem um plágio, denunciem. Boca no trombone.
.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
.

25 Março 2008
Sobre Plágio
.
.

"O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. FONTE: Wikipédia .
Não sou a primeira e não serei a última a opinar sobre o tormento do plágio na Blogosfera.Me lembro de quando eu era criança e a gente fazia trabalho em grupo; sempre tinha um ou dois alunos que se destacavam e o resto...COPIAVA. Depois, já maiorzinha, me lembro da COLA...uma meia dúzia de alunos estudava e o resto...COLAVA. Mas eis que chegou a época do vestibular e a turma da cola BOMBOU (na minha época bombar era ser REPROVADO) e os bons alunos chegaram a UNIVERSIDADE. ( e eu estava entre eles, com apenas 17 anos)
Estamos vivendo uma época de decadência no ensino e na educação.A mesma molecada que entrega trabalho pra "fessora" copiando, ipsis literis, conteúdos da web, cria blogs com textos alheios.Não aprenderam a importância da
propriedade intelectual...acho mesmo que ninguém tentou ensinar.Como psiquiatra me deparo frequentemente com crianças e adolescentes que sofrem de analfabetismo funcional, ou seja, apesar de estarem na quinta ou sexta série, ainda não sabem ler ou se sabem, não conseguem interpretar um texto. Imaginem então CRIAR um texto...impossível!E como a internet é democrática e fazer um blog é muuuito fácil, aí estão eles aos montes, com seu português arcaico e primitivo, e ainda pedindo prá gente DEICHAR comentários sobre seus POSTERS.Consideram-se "espertos" pelo simples fato de saberem manusear um teclado.No orkut promovem vandalismos e na Blogosfera clonam blogs.A nós cabe reclamar, brigar ou se resignar.... e o tema é polêmico!
Da minha parte, optei por seguir a lição do vestibular....Eu não conheço nenhum blogueiro que fez sucesso usando o Crtl C...alguém aqui conhece????Pois então....copiadores também não entram na Universidade!Eu sei, literalmente, o quanto é revoltante ver um texto que a gente demora dias para concluir ( pesquisa, pensa, escreve, apaga ) ser copiado descaradamente e ainda sem créditos, mas depois daquela confusão toda com o Carlos Lima, resolvi desestressar.Eu li em algum blog que para evitar o plágio, somente não publicando...Mas temos a opção de denunciar ao
Blogger, ao Wordpress, aos serviços de hospedagem e ao AdSense.Continuo na luta contra o plágio, mas nos bastidores... ir lá brigar com os manés não vou mais...cansei de conflitos na Blogosfera. Estou em uma fase mais zen.Prefiro utilizar do humor, como fiz no post Planeta Bizarro.
E para ilustrar ainda mais este post, selecionei alguns textos que falam sobre o assunto, escritos por blogueiros de renome e que demonstram que não existe um consenso quando o assunto é o plágio:

Se alguém sério e competente quiser criar um espaço para denúncias, pode contar com o meu apoio. Mas sem truculência!
Aproveito para agradecer pelas visistas, que aumentam a cada dia...pelos links ...pelas parcerias e pelos amigos incríveis que conheci aqui na Blog World.
Super beijo a todos!!!!
".

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°a°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

2 comentários:

  1. Todos sabem que o plágio é uma ideia extremamente ruim e que é antiético, injusto e abominável. Isso também pode causar sérios problemas ao escritor e o conteúdo que você escreve deve ser realmente seu. Essa é uma suposição que todos fazem. Acho https://tophospedagemdesites.com.br esse site muito bom para hospedagem de domínio, você pode visitar este site.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.