Segundo dados da Unicef, entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – aproximadamente 45 mil por ano.

 

16 DE ABRIL DE 2024 – 3ª FEIRA


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 13 de março de 2008

Aula prática (da falta) de estratégia e planejamento.

Como na maioria das vezes recebi este vídeo por e-mail, graças aos amigos. Certamente é uma ficção (provavelmente copiado de algum filme), mas parece ter sido feito na medida para mostrar os efeitos da falta de eficácia que leva ao fracasso, quando planejamento e estratégia são ignorados.
.
.
Na vida real agimos assim, como a equipe no vídeo, muitas e muitas vezes. Principalmente nas situações de emergência ou de alta pressão. A precipitação é a mãe de todos os fracassos.
Um dos aspectos mais importantes que o vídeo sugere é a absoluta falta de liderança durante a ação. Um exemplo de boa eficiência (treinamento aplicado e regras de conduta) contra péssima eficácia (fracasso absoluto para se atingir o resultado). Outro fator importante deixado de lado pela equipe de ataque foi o reconhecimento do terreno onde se dá a operação.
A ação é desencadeada de maneira confusa e nenhum player do time se dá ao trabalho de observar o que está acontecendo à volta do local de confronto. Agiram como se estivessem com antolhos (aqueles protetores de couro usados nos cavalos). Alguma diferença com o mundo corporativo?
Enfim, vejam o vídeo e divirtam-se, mas não deixem de refletir sobre essas comparações que servem como metáforas para se compreender melhor esse mundo louco das corporações.
.
.
_______________________________________
.
.

.

._______________________________________

Um comentário:

  1. Este video é muito bom! Nao importa se é fake ou não: importa que é um exemplo pra la de bom. Adoro todos os exemplos que você dá. "Nível de diretoria!!!"

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.