28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 17 de março de 2008

Presidente da ANAC na marcha da insensatez...


.
.......... Leio na coluna do Cláudio Humberto de hoje a seguinte nota:



Perto do coração

.
.

"A bancada de Brasília no Congresso dormiu no ponto e a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Solange Vieira, segue o seu plano de transferir a sede para o Rio de Janeiro, ocupando antigas instalações da Varig no Galeão. Recém-casada, ela quer trabalhar pertinho de casa."


.
.......Por mais absurdo que pareça uma decisão destas, pode ficar certo que a nota é verdadeira. Não bastasse a própria credibilidade do jornalista o caso não é inédito na história da Administração Pública brasileira. Para quem, como eu, que já viu de quase tudo no serviço público, inclusive "mudanças de endereços" como essa que está sendo noticiada, não há surpresa, apenas um sentimento de repulsa. Este tipo e atitude por parte dos "presidentes" e "diretores" de órgãos públicos são mais comuns do que imagina a vã filosofia da opinião pública.
.......A mudança de endereço mais disparatada que eu já presenciei foi a da sede regional da Cia. de Desenvolvimento do Vale do São Francisco. Por injunção exclusivamente política a empresa mudou-se de uma confortável sede própria em Juazeiro, na Bahia para um prédio alugado e ainda em construção, mas em Petrolina, Pernambuco. Foi um dos maiores absurdos que conheci. Isto aconteceu em 1980 (salvo engano) e até hoje - 28 anos após - a Codevasf, em Petrolina, não tem sede própria. Observem que nada mudou.
.......Existem muitas outras histórias, não só de mudanças de endereço desnecessárias e insensatas mas de decisões gerenciais despropositadas e destrambelhadas. Na minha observação o fato gerador desse tipo de coisa (coisa mesmo) é o despreparo dos presidentes ou diretores - sempre com indicações políticas - dessas instituições.
.......A bola da vez agora é a ANAC e sua presidente, Dra. Solange Vieira. Querer tirar a sede da Agencia que ela preside de Brasília para o Rio de Janeiro com certeza não atende critérios técnicos e administrativos. Mesmo de longe e sem conhecer a intimidade daquela instituição qualquer um, com experiência em gestão sabe que uma "alteração de endereço" dessas não está transparente.
.......A atual presidente da ANAC tem fama de boa gerente, mas se for verdade (e acho que é) essa "vontade", pode ficar certo que suas ações vão baixar no mercado das competências. Além do mais, tenho uma ... quase certeza que a Ministra Dilma Roussef vai brecar esse despautério. Assim espero..
.
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.