29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 23 de março de 2008

Paulo Coelho em 67 línguas. Um talento bem administrado.

"Paulo Coelho vai estar na edição de 2009 do Guinness, o livro dos recordes, numa categoria que o colocará ao lado de William Shakespeare. Antes que comecem as comparações entre os dois, eis o motivo: o dramaturgo e poeta inglês é o autor mais traduzido de todos os tempos e Coelho, o escritor vivo mais traduzido do mundo. De acordo com as contas do Guinness, O Alquimista já foi publicado em 67 línguas."

Esta nota saiu na seção Radar do jornalista Lauro Jardim, Revista Veja , desta semana. Estou citando-a, aqui no blog, para registrar o exemplo de uma carreira de sucesso bem administrada. Veja, abaixo, o trecho inicial da biografia deste grande autor brasileiro que está no seu site oficial paulocoelho.com, e procure os sinais de que não houve acaso na trajetória de Paulo Coelho até aqui.
.
"O escritor brasileiro Paulo Coelho nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e ator de teatro, compositor e jornalista.
Paulo Coelho escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da musica brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como Eu nasci há dez mil anos atrás, Gita, Al Capone, entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.
Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais, etc.
Em 1982, editou ele mesmo seu primeiro livro, Arquivos do Inferno, que não teve qualquer repercussão. Em 1985, participou do livro O Manual Prático do Vampirismo, que mais tarde mandou recolher, por considerar, segundo suas próprias palavras, ''de má qualidade''.
Em 1986, Paulo Coelho fez a peregrinação pelo
Caminho de Santiago, cuja experiência seria descrita em O Diário de um Mago. No ano seguinte (1988), publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Outros títulos incluem Brida (1990), As Valkírias (1992), Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei (1994), a coletânea das melhores colunas publicadas na Folha de São Paulo, Maktub (1994), uma compilação de textos seus em Frases (1995), O Monte Cinco (1996), O Manual do Guerreiro da Luz (1997), Veronika decide morrer (1998), O demônio e a Srta. Prym (2000), a coletânea de contos tradicionais em Histórias para pais, filhos e netos (2001), Onze Minutos (2003), O Zahir (2005) e a compilação de textos Ser como o rio que flui (2006), que está publicado apenas em alguns países... (continua)
Paulo Coelho vendeu, até hoje, um total de 100 milhões de exemplares e, de acordo com a revista americana "Publishing Trends", foi o autor mais vendido do mundo em 2003, com o livro Onze Minutos - apesar do livro ainda não ter sido lançado nos Estados Unidos, Japão, e mais dez países (o lançamento ocorreu apenas em 2004)... (continua)
O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países, e vendeu, até o momento, 30 milhões de exemplares.
Seu trabalho está traduzido para 67 idiomas e editado em mais de 150 países.
Paulo Coelho é:
  • Mensageiro da Paz da ONU
  • Embaixador da União Européia para o Diálogo Intercultural para o ano de 2008
  • Membro do Board do Instituto Shimon Peres Para a Paz
  • Conselheiro Especial da UNESCO para "Diálogos Interculturais e convergências espirituais”
  • Membro da diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship
  • Membro da Academia Brasileira de Letras (continua)
Leia mais sobre este notável brasileiro nos links a seguir:

________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.