26 de janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia da gula ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Gula é celebrado anualmente em 26 de janeiro. A gula é um dos sete pecados capitais, de acordo com a algumas doutrinas religiosas, estando relacionada com a condição de egoísmo do ser humano, quando este deseja ou obtém algo para além do necessário, apenas pelo prazer de possuir tal coisa. O Dia da Gula, no entanto, não tem nenhuma conotação religiosa, mas serve para alertar sobre um grave distúrbio alimentar que acomete as pessoas que consomem grandes quantidades de comida como uma compensação por se sentirem sozinhas, incompletas ou fracassadas em alguma outra área de suas vidas. Neste caso, a gula pode desencadear vários problemas de saúde, como a obesidade e o aumento do colesterol que, por sua vez, podem provocar problemas cardíacos e respiratórios, por exemplo. As pessoas que sofrem de gula devem seguir algumas regras para tentar evitar o instinto guloso, como: Evitar jejuns prolongados; Não fazer refeições com muita fome; Refeições saudáveis a cada três horas; Evitar rodízios e self-services; Ficar atento ao consumo de guloseimas; Praticar exercícios físicos regularmente; Ingerir fibras e proteínas; Manter-se sempre hidratado.


Mariano José Pereira da Fonseca, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Maricá (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1773 – Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1848), foi um escritor, filósofo e político brasileiro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariano_Jos%C3%A9_Pereira_da_Fonseca)


segunda-feira, 3 de março de 2008

Depoimento do Consultor Ari Lima para o Blog

"Prezado Herbert, parabéns pelo seu blog, que está muito bem formatado, transmitindo informações relevantes de uma forma agradável e objetiva, com ilustrações que despertam bastante interesse.





Esta serie de artigos sobre Maquiavel tem por objetivo resgatar o pensamente deste grande grande pensador sócio-politco, cujas ideisa atravéssaram cinco séculos e até hoje são bastante atuais, e mostrar sua utilidade também no ambito das corporações.






Existem muitas controversias a respeito das implicaçõe éticas das ideias de Maquiavel, no entanto procurei me fixar em como estas ideias poderão ser uteis para os novos líderes e suas organizações.






Acredito que é perfeitamente possível conciliar estas ideias com um forte compromisso etico e profissional.






Parabéns pelo seu trabalho e conte sempre com minha colaboração".

Ari Lima

_______________________________________
.
.

O consultor Ari Lima é autor da série de artigos que o blog está publicando sob o título "A Liderança Segundo Maquiavel". Ele dispensa apresentação. O depoimento acima foi expontâneo e surgiu - para alegria e honra da Oficina de Gerência - em função de um e-mail que lhe enviei, por razões éticas, comunicando que estava postando seus artigos neste site. Pedi-lhe a devida autorização e para verificar se os créditos estavam corretos. Ele, gentilmente, deu este depoimento e me autorizou a publica-lo, como estou de fato fazendo.

Descobri ainda que o Dr. Ari Lima tem um blog pessoal - que não estava registrado no site O Gerente (que publica seus artigos) - e que é o seguinte: http://ari-lima.blogspot.com/ . E já o coloquei na marca dos Blogs Amigos da Oficina de Gerência. Quando o quiserem visitar é só ir na barra lateral, rolar até a marca e clicar. Ele está em ótimas companhias.
.
_______________________________________

Um comentário:

  1. Parabéns, Herbert!

    Este depoimento só veio coroar o êxito (óbvio) do trabalho bem desenvolvido no Oficina! Não é à toa que leio sempre via feeds e indico aos meus visitantes.

    Um trabalho como o seu não tem como não ser reconhecido e admirado.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.