25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 14 de agosto de 2011

14 de Agosto: Roma foi saqueada por Alarico, o Visigodo (410 d.C); O Japão se rende e a 2ª Guerra Mundial termina (1945); Para nossa alegria Hale Berry nasceu nesse dia em 1966.


Eventos históricos

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWJakWSHDrRLJJqOXi-5bKOBq3TNgT7hMuyRF6ezVwL1KgOgcOayvIiBCJ-wVXpN1NtcC5UojUI8TG5_JEFoe0Ov2C0yP9RO2IZyp5N1_KsQPqiExG4f4nFCYgu1ri2usUdr6HDa2HTWI/s400/saque+de+roma+por+alarico+visigodo.jpg
    • 410 - Alarico, Rei dos Visigodos tomou e saqueou a cidade de Roma.  
    http://www.ctspanish.com/legends/elcidj.jpg
     http://geocachiando.eternos.org/wp-content/uploads/2007/08/397943670_aa1fa59b12.jpg
    http://www.museucolombo-portosanto.com/imagens/museu/MapaViagens-Colombo.jpg
    • 1498 - Cristóvão Colombo descobre, durante sua terceira viagem, a Ilha Margarita, no litoral venezuelano. A ilha é conhecida por suas pescarias de pérolas. 
    • 1502 - Em sua quarta e última viagem, Colombo desembarca em Honduras e se credita a ele o nome do país. Quando Colombo pisou no país, ele deu o nome Honduras devido à profundidade do mar próximo da costa.  
    • 1556 - Os portugueses se estabelecem definitivamente na China, próximo de Cantón, onde fundam Macau.
    • 1844 - Fundação da cidade brasileira de Parnaíba, segunda maior do Piauí.  
    • 1862 - Lincoln recebe primeiro grupo de negros para conversar com presidente dos EUA  
    • 1880 - A Catedral de Colónia em Colónia, Alemanha foi concluída após 632 anos de reconstrução.  
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhN_THg8NxDdANOMEuofgy95j5MogfcOb0JiUXIhS6Y7YjCmfguv0NJk7sdFBYv7vIM1J-XlMwBD1JwLnd7X-Oei620Jr5R92lvogsiAf_MIaHfHps_2POhopfSW6iDFEUMlvvY2jgV-lw/s1600/imperialismo_guerra_boxers.jpg
    Clique na imagem e saiba mais sobre a Guerra dos Boxers
    • 1900 - Uma força internacional, composta por oito nações, levantou o cerco de Pequim. Foi um fim à rebelião Boxer, que foi destinada a livrar a China de estrangeiro
    • 1901 - Os irmãos Wright elevam-se no ar
    foto de sinopsis 
    "A 14 de agosto de 1901, é conseguida, pela primeira vez, uma façanha no ramo da aviação. Os irmãos Wright conseguem elevar um aparelho a motor do solo e mantê-lo no ar durante tempo suficiente para percorrerem 90 metros.
    Há muito que Wilbur e Orbille estavam a construir um protótipo, e, naquele dia, em Connecticut, nos Estados Unidos, lançaram-no a 12 metros de altura. Embora nunca se tenha mantido no ar por si só, foi o suficiente para comprovar o manejo, a capacidade de viragem e o sistema daqueles aparelhos primitivos que viriam a constituir a base imprescindível dos nossos aeroplanos atuais.
    Outras vozes afirmam que os responsáveis por esta proeza foram Alberto Santos Dumont ou até Gustave Whitehead, mas a verdade é que, nos anais da aviação, os irmãos Wright são considerados os indiscutíveis pioneiros da aeronáutica."
    • 1914 - O Japão declara a guerra à Alemanha.  
    • 1917 - A China declarou guerra à Alemanha e Áustria, durante a Primeira Guerra Mundial I.
    http://2.bp.blogspot.com/_vHfhEO08cCE/R-uMakfKmcI/AAAAAAAAFjw/HQuHqvtekZ0/s400/PORTUGUESA+DE+DESPORTOS.gif
    http://www.quadrodemedalhas.com/images/olimpiadas/poster-olimpiadas-1920.jpg
    Clique na imagem para saber mais
    • 1920 - Sétimos Jogos Olímpicos - Em 14 de agosto de 1920, começam os VII Jogos Olímpicos, em Antuérpia (Bélgica). Participaram 29 países, totalizando 2.543 homens e 64 mulheres. Esta edição contou pela primeira vez com atletas do Brasil, competindo em natação, remo, pólo aquático e tiro ao alvo. O Brasil ganhou três medalhas.   
    • 1936 - Foi realizada nos Jogos Olímpicos de Berlim a primeira partida de basquete. Os EUA derrotaram o Canadá por 19 a 8.
    • 1941 - A Carta Atlântica é assinada por Churchill e Roosevelt.
    • 1945 - Segunda Guerra Mundial: Rendição incondicional do Japão às forças aliadas. 
    Uma foto famosa e muito badalada. Um marinheiro beija apaixonadamente uma enfermeira na Times Square em New York City celebrando a rendição do Japão. Beijos entre estranhos era uma reação comum na comemoração dos presentes na Times Square naquele dia em 14 de agosto de 1945. (Crédito da foto: Corbis)
    •  
    foto de sinopsis 
    "O Japão decide render-se aos Aliados. Esta decisão que acabou com a guerra mais difícil da história humana foi tomada depois de uma semana importante que viu duas bombas atómicas americanas cairem no Japão e uma declaração de guerra pelos soviéticos. À tarde, 1 000 oficiais do exército japonês atacaram o palácio imperial com a intenção de roubar uma mensagem gravada do Imperador Hirohito, que anunciava a rendição; os guardas imperiais impediram o golpe. No dia seguinte, o discurso de Hirohito que pedia aos seus súbditos que "suportassem o insuportável" foi transmitido na rádio nacional, e centenas de milhões de pessoas em todo o mundo celebraram o dia "VJ", da vitória sobre o Japão."
    • 1973 - O bombardeio dos EUA do Camboja terminou. A interrupção marcou o fim oficial a 12 anos de combate na Indochina por os EUA. 
    http://espressostalinist.files.wordpress.com/2011/01/solidarnosc.jpg
    • 1980 - Trabalhadores entraram em greve no Estaleiro Lênin, em Gdansk, Polónia - uma ação de trabalho que resultou na criação do movimento sindical Solidariedade.
    • 1981 - Papa João Paulo II deixou um hospital de Roma. Ele tinha estado lá por três meses após uma tentativa de assassinato.
    • 1982 - Guerra Irã x Iraque: Tropas do Irã desencadeiam uma ofensiva contra o Iraque no primeiro dia do Ramadã.
    http://www.brasilescola.com/upload/e/Chacal%20-%20BRESCOLA.JPG
    Ilich Ramírez Sánchez quando criança, terrorista caçado e quando foi preso no Sudão.
    • 1994 - Carlos, o Chacal, o terrorista mais procurado do mundo, é preso quando passeava nas ruas do Sudão. No dia seguinte ele foi extraditado para a França. Ele foi acusado pela morte de 83 pessoas.   
    • 1997 - Timothy McVeigh foi formalmente condenado à morte pelo atentado de Oklahoma City.
    • 2000 - O Concílio da Igreja ortodoxa russa aprova a canonização do último czar, Nicolau II, e de outros membros de sua família. 
    • 2000 - Um submarino russo Kursk afundou até o fundo do mar Barrent. Havia 118 marinheiros a bordo do navio de propulsão nuclear. Todos os tripulantes foram declaradas mortas em 22 de agosto. 
    • 2001 - Um avião solar bate o recorde mundial de altura de voo
    foto de sinopsis 
    "No dia 14 de Agosto de 2001, o avião experimental da NASA chamado Helios, alimentado por energia solar, bateu o recorde mundial d altura de voo. A aeronave que levantou voo da ilha de Kauai (Havai) conseguiu ultrapassar os 29.000 metros de altura, depois de voar cinco horas e meia. Durante todo o voo da aeronave, um técnico esteve encarregue de dirigir todos os movimentos à distância por controlo remoto.
    Até aquele momento, nenhum avião solar tinha alcançado esta altitude. O recorde anterior foi batido no ano de 1998, graças ao avião Pathfinder Plus.
    O projecto do avião Helios foi considerado um grande avanço por parte da NASA, visto ter sido considerado uma alternativa para os satélites postos em órbita."

      Nascimentos                                                                       

      http://www.lazeresportes.com/wp-content/uploads/2010/12/large_magic-johnson519.jpg
      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-etiU38ymYr-q18d-r7q-kkuxroY7hX_rWzQZRCmCZcim8NSI6RI6678rfuRm_RAlHpfSu8tZ_9gN38fQYf0VbidsR3yUqz_jhiQQxEhcNO6G09QRCXCODVXOnZeINfIlgw9Sm0Z7PBo/s1600/Halle_Berry_13.jpg

      Falecimentos                                                                      

        Morre Alceu do Amoroso Lima. Jornal do Brasil: Segunda-feira, 15 de agosto de 1983

        "Há ânsia de saber por parte das massas, mas se a universidade se abrir sem critério a essa ânsia, diminuiremos a capacidade de fazer cultura". Alceu de Amoroso Lima
        http://www.cabecadecuia.com/imagem/materias/a5e2c40b3a29d01072d1b7382e385f8e.jpg
        Clique no logotipo e visite o site
        (Enviado por: Lucyanne Mano) "O escritor Alceu de Amoroso Lima morreu aos 90 anos. Alceu foi erudito, professor universitário, critico de idéias, ensaísta e líder social. Sua obra, que abrange um conjunto de 80 livros publicados, girou em torno de problemas religiosos, filosóficos, literários, jurídicos, econômicos, pedagógicos, sociais.
        Nasceu no Cosme Velho, no Rio de Janeiro no dia 11 de dezembro de 1893, em plena Revolta da Armada.
        Machado de Assis, que era seu vizinho, escreveu versos de ocasião para o seu batizado. Estudou as primeiras letras em casa, com um renovador da pedagogia, João Kopke. Entrou para a Faculdade de Direito pela faculdade do Rio de Janeiro em 1909, e em 1912 dirige a revista Época, à qual dá um cunho mais literário que jurídico. Diplomado em 1913, viaja pela quarta vez à Europa. Estava em Paris quando começou a guerra de 1914, e teve que retornar ao Brasil. Trabalhou então como advogado e como adido ao Itamarati, antes de assumir a direção jurídica de uma fábrica da sua família. Casou-se e do casamento nasceriam sete filhos, ao longo dos vinte anos.
        A 17 de junho de 1919 nasceram juntos O Jornal e a crítica literária sob o pseudônimo Tristão de Athayde, o qual foi, ao longo da década de 20, intérprete do modernismo. Através do rodapé de crítica de Tristão de Athayde, várias gerações descobriram o valor da literatura e se orientaram a respeito de livros e autores. Conheceu Jackson de Figueiredo, pensador católico e fundador do Centro Dom Vital. Tornaram-se amigos e corresponderam-se por dez anos, até a morte prematura de Jackson em 1928.
        Neste ano converteu-se ao catolicismo e tornou-se um dos mais respeitados paladinos da Igreja Católica no Brasil.

        Liberal, critico e grande pensador

        No exercício dessa crítica militante, ele nunca se prendeu a grupos ou a modismos.
        Participou ativamente dos movimentos políticos e sociais dos anos 30. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1935.
        Em 1941, participou da fundação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
        Publicou dezenas de livros sobre os temas mais variados. Presidente do Centro Dom Vital e diretor da revista de cultura A Ordem durante quarenta anos, quis dar ao catolicismo uma dimensão cultural e uma perspectiva de abertura e diálogo."
        http://www.dilsonbarbosa.com.br/imagens/carreira/1982---Dilson-e-Ivan-Lima-.jpg
        Nota do Blogueiro: Conheci Ivan Lima (à direita na foto) muito de perto. Foi ele quem me deu a oportunidade de ser um reporter esportivo em Recife, 1968 quando criou o "Escrete de Ouro do Rádio", na Radio Clube de Pernambuco e me chamou para fazer parte da equipe. Eu era um desconhecido reporter de emissora pequena e Ivan me ouviu e gostou do meu estilo. Convivi com o baiano até 1970 quando me formei e deixei o rádio. Continuamos amigos até sua morte prematura. Era uma figura ímpar. Um dos caras que marcaram minha vida. Tenho muito carinho por sua memória.

        Feriados e eventos cíclicos                                               




        Estas são as fontes principais que utilizei para a produção do post:

        ....http://on-this-day.com/graphics/OTD-banner-4.jpg


        Nenhum comentário:

        Postar um comentário

        Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.