19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

19 de Agosto: As"Bruxas de Salém" são executadas (1692); Morre assassinado o poeta Garcia Lorca (1936); A TV de Sílvio Santos entra no ar oficialmente (1981)

19 de agosto) é o 231º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 134 para acabar o ano.

Eventos históricos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1c/Mary_Queen_of_Scots_Blairs_Museum.jpg/250px-Mary_Queen_of_Scots_Blairs_Museum.jpg
http://www.acemprol.com/download/file.php?id=10199&t=1
  • 1770 - O navegador britânico James Cook, conhecido como capitão Cook, toma posse formalmente, em nome de seu rei, da costa sudeste da Austrália.  
  •  1811: (em espanhol) Se establece la Junta de Zitácuaro, primer órgano de gobierno creado por los insurgentes durante la guerra de independencia de México.
  • 1848 - O jornal Herald, de Nova York, destaca as reservas de ouro na Califórnia. A reportagem deu início a uma verdadeira "corrida pelo ouro" na região.  
  • 1883 - Nasceu Coco Chanel - A 19 de Agosto de 1883 nasceu em França Gabriellehttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoFTmowMpUnuD0nPNo5qVdJb_I2WKJ6xYhhWbWQMb3-0rpuU5_fWKcQiov812CuC1BL5NBxbF2wmhougY5VWA4AoUuM_n9UGauS7kQdXoconWG9EU6ugO1D5gnn-0M9u-H3V3hTcvi_KY/s1600/coco-chanel%5B1%5D.jpg Bonheur, mais conhecida por Coco Chanel, estilista de moda. No início da carreira profissional, Coco começou por desenhar chapéus e, posteriormente, lançou uma colecção de casacos. Em 1916, abriu a primeira loja em Paris, onde começou a revolucionar decididamente o mundo da moda. A famosa estilista ficou conhecida pelos seus desenhos simples, mas muito elegantes. Coco Chanel sempre conviveu com grandes artistas e escritores. Os que a conheceram diziam que a estilista era hiperactiva, muito temperamental e perfeccionista. Além de ser conhecida pelas suas criações de moda, a estilista foi pioneira em associar a costura aos perfumes, chegando a criar um dos perfumes mais conhecidos até à actualidade: o Chanel Nº 5."
  • 1920 - O exército bolchevique é derrotado pelos poloneses, em Varsóvia.  
  • 1934 - Plebiscito na Alemanha entrega todo o poder a Adolfo Hitler, que passa a intitular-se furher. Hitler era chanceler da Alemanha e líder do Partido Nacional Socialista e com o título passa a exercer a presidência do país. 
http://www.enciclopedia.com.pt/images/hitler33.jpg
Clique na imagem e saiba mais
  • 1936 - O poeta Federico García Lorca é assassinado durante a Guerra Civil Espanhola. Ele foi fuzilado sem julgamento, em local próximo de Granada, por um grupo de guardas e paramilitares. 
  • 1942 - Segunda Guerra Mundial: o general alemão Von Paulus ordena o ataque a Stalingrado.
  • 1942 - Dieppe - França - Fracassa desembarque dos aliados na Normandia. 
"Neste dia da Segunda Guerra Mundial, uma força Aliada de 7000 homens leva a cabo uma incursão de dia contra as posições alemãs no porto de mar francês de Dieppe. Ajudada pelos tanques e aviões, a força do comando - 5000 canadianos, 2000 soldados britânicos e um grupo americano mais as tropas francesas livres - ocupou uma pequena posição militar numa praia, face a uma defesa alemã furiosa. Os Aliados destruíram apenas alguns alvos durante nove horas de luta, e sofreram 3600 baixas por morte. Apesar dos seus elevados custos, a incursão de Dieppe proporcionou valiosa informação logística posteriormente usada ao planear, em 1944, a invasão aliada com êxito na Normandia." 

http://rafaelduarte.com.br/cyberpreview/2Guerra/Batalhas/Imagens/dieppe02_map_e1.jpg

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWb5249i_zfrvmGKH0xCQdnO4DDq4UwcJueFOkCKj59LFGmAo_ZkLu9JO29xnP6FUZa6zVoyPYn05jo6nQudTckghpgFAzZDlPy6AtqIMlCZHmLc8GSQTIf3ZbOQu-BPwi0R5YmGM_i9Q/s1600/ho_chi_minh_1945.jpg
  • 1953 - Os Estados Unidos apoiaram o golpe que derrubou o primeiro-ministro do Irã, Mohammad Mossadeq. O general Zahedi assumiu o poder.
  • 1969 - Fundada a EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica, maior fábrica de aviões do Brasil, e que teve como seu primeiro produto o EMB-110 Bandeirante.
  • 1976 - Uma bomba explode na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro. Outra bomba é encontrada na Ordem dos Advogados do Brasil, também no Rio. A Aliança Anticomunista Brasileira assume os atentados.

19 de agosto de 1976 – Bomba explode na ABI

http://historica.com.br/wp-content/uploads/2011/08/HnH-CPDoc-big.jpg
Clique no logotipo
"Em um momento em que o Brasil estava prestes a entrar no processo de redemocratização, promovido pelo governo Geisel, um grupo rebelde conservador tentou ameaçar a iniciativa por meio de terrorismo. No dia 19 de agosto, explodiu uma bomba implantada no banheiro do sétimo andar do prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro. Horas mais tarde, outra bomba foi encontrada pelas autoridades, desta vez na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tendo sido desativada a tempo."

19 de agosto de 1976 – Bomba explode na ABI"Na ABI ninguém se feriu, embora oito pessoas estivessem no andar e a explosão tenha destruído completamente dois banheiros e abalado a estrutura do prédio.
Na tarde posterior ao atentado, a Aliança Anticomunista Brasileira (AAB) distribuiu panfletos assumindo a autoria dos dos atentados – os primeiros de uma série que ainda estariam por acontecer naquele ano.
“Chegou a hora de começar a escalada contra a nova tentativa de comunização do Brasil que está em marcha. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), totalmente dominada pelos comunistas, foi escolhida para esta primeira advertência. De agora em diante tomem cuidado, seus lacaios de Moscou. Não daremos trégua. Já que as autoridades recolhem-se covardemente, passaremos a agir. Morte à canalha comunista! Viva o Brasil”, vinha escrito no panfleto cunhado pelo grupo clandestino.
Em setembro do mesmo ano, a AAB seqüestrou o bispo dom Adriano Hipólito, espancando-o e abandonando-o nu e com o corpo todo pintado, num terreno baldio, na zona Oeste da capital fluminense. Em 1980, com a implementação da redemocratização, novos atentados a bomba voltaram a acontecer. Três anos depois, um culpado foi identificado e preso, porém oito meses depois, foi absolvido pela Justiça Militar."

Nascimentos                                                                     

    http://www.culturabrasil.org/imagens/nabuco.jpg

    Falecimentos                                                                      

    Fichier:Pascal-old.png
    • 1923 - Vilfredo Pareto, político, sociólogo e economista italiano.
    • 1936 - Federico García Lorca, escritor espanhol, morto na Guerra Civil Espanhola (n. 1898). "Morre Garcia Lorca" - "Em 19 de agosto de 1936, Federico Garcia Lorca é assassinado, sendo uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola. No início de sua carreira, sofre influência de Buñuel e do mestre do surrealismo, Salvador Dali. Lorca é o poeta espanhol mais conhecido, só perdendo para Cervantes no número de edições e traduções."
    • 1994 - Linus Pauling, químico norte-americano, ganhador de dois Prêmios Nobel não compartilhados, um de Química e o segundo de Paz. (n. 1901).
    • 2003 - Sérgio Vieira de Mello, diplomata brasileiro.

    Feriados e eventos cíclicos                                                 



    Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.


    .
    ....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg






    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.