19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

23 de Agosto: Hitler inicia o bombardeio a Londres (1940); O Jornal Nacional estréia como 1º programa transmitido em cadeia nacional (1969); Hoje é o dia do Internauta



23 de agosto é o 235º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 130 para acabar o ano

 Eventos históricos

http://www.brasilescola.com/upload/e/convencao.jpg
Clique na imagem e saiba mais sobre o tema.
http://www.jmonline.com.br/uploads/image/OUTUBRO-09/14ou09/jornal-nacional.gif
  • 1973: Chile: Augusto Pinochet Ugarte é nomeado Comandante em Chefe do Exército pelo presidente Salvador Allende.
  • 1979 - Deserção de Alexander Godunov, estrela do Balé Bolshoi. 
  • 1892 - Morre o Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil

    A morte do Marechal Deodoro. Jornal do Brasil: Quarta-feira, 24 de agosto de 1892
    [Enviado por: Lucyanne Mano]
    "Um vasto espaço ocupará em nossa história e na do continente sulamericano o Marechal Deodoro da Fonseca... O futuro investigará se foi a ideia, o ideal republicanos, que fez valente general levantar-se do leito em que jazia enfermo, montar o seu cavalo de guerra, empunhar as armas e destruir um trono em sua passagem triunfal". Jornal do Brasil

    "Como já era esperado, o Marechal Deodoro da Fonseca, 65 anos, morreu no ínico da tarde de uma terça-feira, vítima de uma crise aguda de dispénia, doença com a qual conviveu nos últimos anos. Pediu para ser sepultado em trajes civis, no que não foi atendido. Seu enterro teve toda a pompa e honras militares.
    Na figura militar de Deodoro o que ressalta à primeira vista é a intrepidez do grande soldado nas guerras externas que alvoroçaram a nacionalidade na segunda metade do século XIX.

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Republica1889.jpg
    Proclamação da República, por Henrique Bernardelli.

    Manoel Deodoro da Fonseca nasceu na cidade de Alagoas (AL) em 5 de agosto de 1827. Ainda na adolescência iniciou os estudos no ensino militar. E aos 21 anos, viveu a primeira experiência armada, integrando as tropas que se dirigiram a Pernambuco para combater a Revolução Praieira. Depois vieram outros conflitos durante o Império, como a brigada expedicionária ao rio da Prata, o cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai.
    Ingressou oficialmente na política em 1885, quando governou a província do Rio Grande do Sul. Assumiu a presidência do Clube Militar de 1887 a 1889 e chefiou o setor antiescravista do Exército. Com o título de marechal, Deodoro da Fonseca proclamou a república brasileira no dia 15 de novembro de 1889 e assumiu a chefia do governo provisório.
    Eleito pelo Congresso de forma indireta os marechais Deodoro da Fonseca para presidente e Floriano Peixoto para vice-presidente, em 25 de fevereiro de 1891. Mais do que proclamar a República, coube a Deodoro uma missão mais árdua: implantar o regime republicano e presidir a transformação do governo do Brasil monárquico para o Brasil republicano, do unitarismo do Império para o federalismo da República. Na área econômica, marcou os rumos da transição da atividade agrária para a explosão da industrialização, e tentou encaminhar o Brasil da inflação para a estabilidade cambial.
    O governo do Marechal deveria terminar em 1894, mas o período registrou sérios problemas de ordem política e econômica, levando à sua renúncia em 23 de novembro de 1891.
    No legado de sua contribuição cívica ao país, deixou também o esforço imensurável pela liberdade do negro."
  • 1990 - A Alemanha Ocidental (ou RFA) e a Alemanha Oriental (ou RDA) anunciam sua união em 3 de Outubro.
  • 2002 - O Brasil é o 81° país a ratificar o Protocolo de Kyoto.
  • 2006 - A jovem austríaca Natascha Kampusch é libertada após dez anos sequestrada.

Nascimentos                                                                   

  •  686 - Carlos Martel - Famoso general e nobre franco, conseguiu unir e governar o território franco entre 715 e a data da sua morte, em 741. Em 732 derrotou os invasores árabes em Poitiers. A sua vitória nesta batalha constituiu um triunfo decisivo para salvar a Europa cristã. O nome Martel tem origem na sua perícia em manejar o martelo de guerra. Seu filho, conhecido por Pepino, o Breve, veio a ser rei dos Francos. 
Ficheiro:Steuben - Bataille de Poitiers.png
Charles de Steuben, Bataille de Poitiers - Carlos Martel vencendo os árabes em Poitiers
  • 1754 - Luís XVI, rei da França (m. 1793). Foi ele o rei francês guilhotinado pela Revolução Francesa juntamente com sua mulher Maria Antonieta.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/90/LouisXVIExecutionBig.jpg/794px-LouisXVIExecutionBig.jpg
Clique sobre a imagem e conheça mais sobre Luis XVI
http://2.bp.blogspot.com/_9e5baPks6hw/S7aRxALdT_I/AAAAAAAAIHc/fAvBhcPZa-o/s1600/1970-carrero-pigmaliao-1g.jpg
http://jphoenixbrasil.com/river/wp-content/uploads/2010/11/LegendOfRiverPhoenix_2828291.jpg

Falecimentos                                                              

http://www.iiclosangeles.esteri.it/IIC_LosAngeles/webform/..%5C..%5CIICManager%5CUpload%5CIMG%5C%5CLosAngeles%5CValentino%20photo%20invito.JPG
Clique sobre a imagem de saiba mais

Feriados e eventos cíclicos                                            

http://www.fluffylinks.com/wp-content/uploads/2011/07/internet-users.jpg

1926 - Morte de Valentino

    foto de sinopsis A morte do ídolo do cinema mudo, Rodolfo Valentino, deixa os seus fãs num estado histérico de luto maciço. Mais de 100 000 seguidores prestaram-lhe tributo diante do seu caixão aberto. A actriz Pola Negri, segundo alguns relatos, em estado inconsolável, enviou 4 000 rosas. Também foram relatadas muitas tentativas de suicídio. O actor nascido em Itália, que ganhou a reputação de arquétipo do amante, no grande ecrã, em dramas românticos como "The Sheik", tinha 31 anos. Morreu de repente em consequência de uma úlcera aberta. 


    1913 - A Sereia de Copenhague

    foto de sinopsis A 23 de Agosto de 1913 foi colocada à frente do mar Báltico e sobre uma base de rochas a famosa estátua conhecida como a"A Pequena Sereia". A pedido do empresário Carl Jacobsen e doada à cidade de Copenhaga, foi realizada pelo escultor Edgar Eriksen que quis que a sua fonte de inspiração fosse a famosa bailarina do Ballet Real dinamarquês Ellen Price. Perante a recusa da bailarina, foi a própria esposa do escultor que serviu de modelo para o corpo feminino da sereia.
    O resultado mostra o gosto dinamarquês pelas linhas e formas simples. O material predominante é o bronze fundido. A estátua tem umas dimensões apreciáveis: pesa 175 quilos e mede 1,25 metros. No entanto, quando a vemos de perto, não dá a sensação de ser tão grande porque contrasta com a imensidão do mar e dos cargueiros que passam pela baía.
    Esta escultura dinamarquesa já sofreu vários maus tratos, tendo sido, em diversas ocasiões, decapitada, pintada com tinta vermelha e até arrancada da base de pedra. Todas estas acções foram levadas a cabo por pessoas que não aceitam a sua história e não partilham a ideia da Pequena Sereia ser um símbolo de Copenhaga. Apesar dos ataques contínuos, continua a ser o símbolo mais querido da capital dinamarquesa e a mais visitada e fotografada por todos os visitantes, tanto nacionais como estrangeiros.


    2006 - Natascha Kampusch livre

      foto de sinopsis A 23 de agosto de 2006, Natascha Kampusch conseguiu fugir da residência do seu sequestrador, Wolfgang Priklopil, onde estava aprisionada como refém desde o dia 2 de março de 1998.
      Durante este período de clausura, Natascha viveu num espaço de cinco metros quadrados, no sótão da casa do raptor. Não tinha luz natural e estava fechada atrás de uma porta blindada em aço. Só tinha acesso a outras zonas da casa, mas podia ouvir rádio e ler os livros que Wolfgang lhe dava.
      A 23 de agosto de 2006, aproveitou uma distração de Priklopil para fugir. Quando chegou ao pé das autoridades, apresentou-se da seguinte forma: Sou Natascha Kampusch, nascida a 17 de fevereiro de 1988". Foi iniciada uma caça feroz ao sequestrador, mas antes que as autoridades o encontrassem, Wolfgang suicidou-se, saltando para a linha de comboio nos arredores de Viena.
      O caso foi descrito como um dos mais dramáticos da História criminal da Áustria.



      Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.
      ... ..
      .
      ....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg


          Nenhum comentário:

          Postar um comentário

          Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.