19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 30 de agosto de 2011

30 de Agosto: Cleópatra suicidou-se aos 39 anos (30a.C); Morreu Dalva de Oliveira (1972).

30 de agosto

30 de agosto é o 242º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 123 dias para acabar o ano.

Eventos históricos

http://inconscientecoletivo.net/wp-content/uploads/2010/07/cleopatra-morte.jpg "Cleópatra, rainha do Egipto, mata-se, depois da derrota das suas forças contra Octávio, o futuro primeiro Imperador de Roma. A filha do Rei Ptolemeo XII, Cleópatra, fez-se amante de Júlio César, que a ajudou a tirar o trono egípcio ao seu irmão no ano de 47 a.C. Depois do assassínio de César, Marco Antonio, outro romano poderoso, apaixonou-se por ela, e em 36 a.C. casaram-se. Quatro anos depois, Octávio, o herdeiro designado de César, declara a guerra contra António e Cleópatra. No ano de 31 a.C., foram derrotados na Batalha de Actium e fugiram para a Alexandria. Pouco depois, Marco António suicidou-se depois de ouvir um falso relato da morte de Cleópatra. Em vez de cair nas mãos de Octávio, Cleópatra acabou igualmente com sua vida."
  • 1590 - Tokugawa Ieyasu ocupa o castelo de Edo e consolida seu caminho para o futuro shogunato.
  • 1857: Inaugurada a primeira linha ferroviária na Argentina.  
  • 1874: Na Inglaterra foi determinada a jornada de trabalho máxima de 10 horas e a proibição do trabalho para menores de 9 anos.
  • 1875 - Ocorre o Motim das Mulheres na cidade de Mossoró, interior do Rio Grande do Norte, Brasil.  
  • 1879: Thomas A. Edison apresenta seu primeiro aparelho telefônico.
  • 1918 - Vladimir Lênin - Lenin é ferido gravemente por um disparo. A bala, disparada por uma mulher, provocou uma paralisia nele dois anos depois.    
 Lenin sobrevive a atentado em Moscou
"Em 30 de agosto de 1918, após discursar numa fábrica em Moscou, o líder soviético Vladimir Lenin é alvejado duas vezes por Fanny Kaplan, membro do Partido Social Revolucionário. Lenin ficou seriamente ferido, mas sobreviveu ao ataque. A tentativa de assassinato desencadeou uma onda de represálias dos bolcheviques contra os social-revolucionários e outros oponentes políticos, enquanto prosseguia a guerra civil na Rússia."

.http://boitempoeditorial.files.wordpress.com/2011/05/11-05-18_lenin-numa-hora-dessas_emir-sader.jpg?w=420&h=280
Fanny Kaplan, membro do Partido Social Revolucionário

"Fanny Iefimovna Kaplan nasceu no seio de uma família de camponeses judeus, de sete irmãos. Converteu-se em revolucionária tardiamente, militando em grupos anarquistas dantes de aderir a um grupo socialista, o Partido Social-Revolucionário. Em 1906, Kaplán participou do atentado frustrado de um servidor público. Foi presa e condenada à prisão perpétua num campo de trabalho forçado na Sibéria. Foi libertada quando a Revolução de Fevereiro depôs o czar. Por causa da prisão, passou a sofrer de enxaqueca e cegueira intermitente.
Depois da Revolução de Outubro, ela acabaria desiludida com Lenin por causa do conflito entre os social-revolucionários e o partido bolchevique. Este tinha um forte apoio entre os sovietes, que Lenin tinha considerado como o único caminho para o governo pós-revolucionario. No entanto, nas eleições para a assembleia constituinte, em novembro de 1917, os bolcheviques não conseguiram maioria absoluta. Um social-revolucionário foi nomeado presidente da assembleia em janeiro de 1918. Nos meses seguintes, os confrontos entre socialistas e bolcheviques levaram ao banimento de todos os partidos exceto o do governo. Kaplan decidiu então assassinar Lenin.
Naquele dia, Lenin tinha acabado de dar um discurso em uma fábrica de Moscou. Quando saiu, antes de entrar no carro, Kaplan gritou seu nome. Ao virar, ela disparou três tiros: um atravessou o casaco de Lenin; os outros dois atingiram o ombro e o pulmão esquerdo dele."
http://fotos.sapo.pt/ZlnSWOAZFyCvgtFJmcjI/
Clique sobre a imagem e saiba mais.
  • 1973 - O Quênia bane a caça de elefantes e o comércio do marfim.  
  • 1994 - Crimes Hediondos - o Senado brasileiro aprova o projeto de lei que transforma em crime hediondo o homicídio qualificado ou praticado por grupos de extermínio. A escritora Glória Perez, que teve a filha Daniela (foto) assassinada em 1992, encabeçou o movimento e colheu 1,3 milhão de assinaturas.
  • 1995 - Guerra da Bósnia: A Operação Força Deliberada da OTAN entra em ação, bombardeando alvos militares sérvios-bósnios.
  • 1999 - O povo do Timor-Leste decide, em referendo, pela independência.
  • 2001 - O apresentador de televisão e empresário Silvio Santos é mantido como refém por sete horas seguidas pelo seqüestrador Fernando Dutra Pinto na sua casa, na cidade de São Paulo.

Nascimentos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/70/Sabine_women.jpg/800px-Sabine_women.jpg
O Rapto das Sabinas (1799) - Está no Museu do Louvre

Falecimentos

A morte de Dalva de Oliveira. Jornal do Brasil: Quinta-feira, 31 de agosto de 1972.
(Enviado por: Lucyanne Mano) - "A morte chegou para Dalva de Oliveira, 55 anos, no final da tarde de uma quarta-feira que estava fria e chuvosa, e após diversas hemorragias provocadas por varizes no esôfago. O velório da cantora aconteceu no Teatro João Caetano. Em fila e sem tumulto, mais de 2 mil pessoas aguardaram sua vez de chegar bem perto ao caixão para despedir-se da cantora. Seu corpo enterrado num jazigo perpétuo do Cemitério Jardim da Saudade, homenagem do Retiro dos Artistas.
Villa-Lobos a considerava a melhor cantora popular brasileira. Juscelino Kubitschek certa vez telefonou de Paris diretamente para o Hospotal Miguel Couto, onde ela estava internada após um acidente de trânsito. Uma espécie de Edith Piaf nacional, Dalva retirava da própria vida - marcada pela tragédia, a frustração amorosa e uma incrível capacidade de estar sempre recomeçando - a força da sua arte. Em nenhuma outra cantora brasileira os dizeres das canções guarda tanta intimidade com a história pessoal de sua intérprete.
Vicentina de Paula Oliveira nasceu no dia 5 de maio de 1917, em Rio Claro, interior paulista. Filha do saxofonista Mário de Oliveira, cresceu acompanhando o grupo musical do pai. Com a morte dele, foi para um orfanato, onde aprendeu piano, órgão e canto.
No final dos anos 20, seguiu para São Paulo com a mãe, e começou a trabalhar como faxineira numa escola de canto. Nas horas vagas, improvisava no piano. Descoberta, foi convidada a participar de uma turnê com o grupo de Antonio Zoveti. Em 1933, fez um teste de cantora na Rádio Mineira e adotou o nome de Dalva de Oliveira. Depois foi a vez de conquistar o Rio de Janeiro. Em 1935 já estava na Rádio Mayrink Veiga, em menos de um ano, já era sucesso estrondoroso nas rádios de todo o Brasil.
Num show de teatro ainda nos anos 30, conheceu o compositor Herivelto Martins, seu primeiro marido. Formaram um trio com Nilo Chagas, originalmente intitulado Dalva de Oliveira e a Dupla Petro e Branco. Mais tarde, ouvindo conselhos de um empresário musical, mudaram para Trio de Ouro. Durante os quase 15 anos que permaneceram juntos, mantiveram-se como um dos mais importantes conjuntos vocais da música popular brasileira."

 
Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.
... ..
.
....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.