19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

26 de Agosto: Joana D'Arc entra vitoriosa em Paris (1429);


26 de agosto

.
26 de agosto é o 238º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 127 para acabar o ano.

Eventos históricos

  • 55 a.C. - Júlio César invade a Grã-Bretanha. 
  • 1346 - A batalha de Crécy- A palavra "canhão" vem do espanhol, "caño" e significa cano grande. Foi inventado no século e usado pela primeira vez na Batalha de Crecy, durante a Guerra dos Cem Anos. Foi decisivo para que um exército inglês de 50 mil soldados derrotasse seu adversário francês de 100 mil homens.

A batalha de Crécy

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/59/Battle_of_Cr%C3%A9cy%2C_26_August_1346.gif/528px-Battle_of_Cr%C3%A9cy%2C_26_August_1346.gif
Mapa tático da Batalha de Crécy. Na batalha, Eduardo III da Inglaterra dispôs seus arqueiros nas laterais, com o que surpreendeu e derrotou Filipe VI de França, na primeira década da guerra dos cem anos.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/Battle_of_crecy_froissart.jpg
Batalha de Crécy entre ingleses e franceses na Guerra dos Cem Ano. O quadro é uma iluminura de um manuscrito do século 15 das Cronicas de Jean Froissart
"Durante a Guerra dos Cem Anos, o pequeno exército inglês do rei Eduardo III aniquila uma força francesa muito superior na Batalha de Crécy, na Normandia. A batalha, na qual se fez a primeira utilização do mortal arco inglês, é considerada uma das mais decisivas da História. Carga após carga, a cavalaria francesa tentava romper a linha da infantaria inglesa, mas os cavalos e ginetes eram paralizados por uma chuva implacável de flechas. A batalha marcou o declive do cavaleiro montado, na guerra europeia, e o surgimento da Inglaterra como uma potência mundial. De Crécy, Eduardo marchou para Calais que se lhe rendeu em 1347."
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZsnzOkBldkrSP02ty5FjifqOUz9yoovClUhvBlFCElrnCDzmlYncYvilXvMT7aYgsCxrLTIdjvt-WNBELdyre8Gty9tEVw0BXaZyguUOnTbk0G-ZULCZXFNuRazAqLqHvUt6OLoLNo0ZV/s400/07_Santa+Joana+d%27Arc,+entrada+em+Orleans,+Herois+Medievais.jpg
Clique na imagem e conheça toda a trajetória de Joana D'Arc
http://www.theodora.com/wfb/photos/holy_see/michelangelos_pieta_photos_wiki.jpg
  • 1789 - Revolução Francesa: é votada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.  - "No dia 26 de agosto de 1789, durante a Revolução Francesa, a Assembléia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. O documento defende a propriedade privada, institui a igualdade jurídica e a liberdade pessoal, ou seja, os direitos naturais e sagrados do homem."
  • 1889 - Fundação de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul.  
  • 1890 - A primeira execução em uma cadeira elétrica nos Estados Unidos ocorre na prisão de Nova York de Auburu.  
  • 1907 - O mágico Houdini, húngaro naturalizado americano, apresentou pela primeira vez o truque de se livrar de algemas dentro de um tanque cheio de água.
http://www.jiveturkeyjives.com/wp-content/uploads/2011/08/houdini.jpg
http://www.papeldeparedegratis.net/wp-content/uploads/2008/07/palmeiras.jpg
    • 1920 - A 19º constituição foi aprovada nos Estados Unidos. Uma das novidades era o direito de voto às mulheres. 
    • 1936 - O nascimento da televisão - "A empresa audiovisual conhecida como BBC (sigla de British Broadcasting Company) emitiu a sua primeira retransmissão mundial de televisão. O principal grupo mediático do Reino Unido, que supervisionou a introdução da rádio (1922) e estabeleceu os padrões de emissão, não tardou muito a transformar-se num dos grupos mediáticos mais admirados do mundo inteiro.
      foto de sinopsisFundada em 1922, a BBC nasceu sob o auspício do Governo, convertendo-se numa corporação. Desde o início, foi um monopólio estatal, concebido para regular as ondas britânicas, com o objectivo de evitar o que se via como o caos da liberdade de emissão nos Estados Unidos da América.
      O seu fundador, John Reith, foi igualmente o gestor da empresa entre 1922 e 1926 e o director-geral da corporação entre 1927 e 1938. A BBC completava a sua missão de informar, educar e entreter, e mantinha a sua promessa de imparcialidade na política, notícias e assuntos da actualidade. A grande reputação da BBC na cobertura de notícias começou a forjar-se em 1926, graças às inovações da cadeia e ao esforço contínuo para explorar novas formas de apresentar as notícias."
    • 1957 - A União Soviética anuncia o teste realizado com sucesso de um míssil balístico intercontinental. 
    • 1970 - Primeiro dia de um dos festivais da Ilha de Wight (sul da Inglaterra) mais famosos da sua história. Milhares de jovens dançaram nus e fumaram maconha durante o festival da Ilha de Wight, no sul da Inglaterra, tentando resgatar o movimento hippie.
    • 1978 - É eleito Papa o cardeal de Veneza Albino Luciani, que adota o nome de Papa João Paulo I, o 264º papa. Morreu em virtude de um ataque cardíaco, 33 dias depois de ter assumido o posto.

    270878
     [ Enviado por: Alice Melo] "Após três escrutínios, numa das mais rápidas eleições da história da Igreja Católica até então, os 111 cardeais do Vaticano escolheram o 262º sucessor de São Pedro, o Cardeal Albino Luciani, Patriarca de Veneza, 65 anos, que tomou o nome de João Paulo I, numa homenagem a seus dois antecessores. Sua coroação seria em oito dias.
    A rapidez da eleição provocou uma hora de dúvida na Praça de São Pedro, onde os fiéis e os jornalistas não conseguiam distinguir a cor da fumaça que saía da chaminé da Capela Sistina: de início escura, depois cinzenta e finalmente branca, mas turva, depois de mais 20 minutos.
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5a/Joannes_paulus_I.jpgÀs 19h22 de Roma (14h22 de Brasília), o protodiácono do Sacro Colégio dos Cardeais adiantava-se na sacada da basílica de São Pedro para proclamar ao mundo que os católicos tinham um Papa; oito minutos depois, João Paulo I mostrava-se ao aplauso e alegria dos fiéis, de início tímido e recolhido, para, depois da bênção, saudá-los de braços abertos e com largo sorriso. 
    A escolha do conclave recaiu sobre um Cardeal de experiência exclusivamente pastoral, que nunca tinha ocupado nunciaturas ou cargos na Cúria (órgão administrativo da Santa Sé). Filho de um pedreiro socialista, o novo Papa era um moderado, adversário dos comunistas e radicais, de grande flexibilidade cultural e sólida formação teológica.
    João Paulo I era defensor da tradição e ortodoxia da Igreja, condenando rigorosamente as aberturas no campo do controle da natalidade, do celibato e de outros princípios que começavam a ser discutidos na época. O Papa, no entanto, não teve muito tempo para colocar em prática suas metas para o Pontificado. Trinta e três dias após ter assumido o cargo mais alto da Igreja, João Paulo I sofreu um ataque cardíaco e faleceu, exercendo o papado mais breve da história."

    Nascimentos                                                                  

    http://coracaosacerdotal.files.wordpress.com/2010/10/humildade03.jpg

    Falecimentos                                                                   

    Feriados e eventos cíclicos                                           

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/ca/Declaration_des_droits_de_l%27homme_AE-II-3701_original.jpg/390px-Declaration_des_droits_de_l%27homme_AE-II-3701_original.jpg


    Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.
    ... ..
    .
    ....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg

    http://www.aprendemos.com.br/aprendemosportal/wp-content/themes/continuum/images/strip.png

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.