19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 27 de agosto de 2011

28 de Agosto: Lohengrin, famosa ópera de Richard Wagner é apresentada pela primeira vez na Alemanha (1850)


28 de agosto

28 de agosto é o 240º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 125 para acabar o ano.

Eventos históricos

    Imagem
  • 489 - O rei dos Ostrogodos, Teodorico, derrota Odoacro na Batalha de Isonzo e se instala na Itália.  
    "Teodorico o Grande foi rei dos godos orientais, os ostrogodos (474-526), rei de Itália (493-526), e regente dos visigodos (511-526).
    O homem que governou sob o nome de Teodorico nasceu em 454, na Panônia, às margens do lago de Neusiedl, próximo a Carnuntum (atual Petronell-Carnuntum, na Áustria), um ano depois dos ostrogodos terem se livrado de quase um século de dominação dos hunos. Filho do rei Teodomiro, Teodorico viajou a Constantinopla, ainda jovem, como refém para assegurar a obediência ostrogoda a um tratado que Teodomiro havia fechado com o imperador bizantino Leão I."

  • 1189: (em espanhol) - Los cruzados comienza el asedio de Acre bajo el liderazgo de Guy de Lusignan.
  • 1521 - Os turcos ocupam Belgrado.
  • 1565: (em espanhol) - La flota española desembarca en la Florida, donde fundan San Agustín, con el objeto de combatir a los hugonotes franceses.
  • 1814 - Guerra da Independência Norteamericana -  As tropas britânicas, após se apoderarem da cidade de Washington, incendeiam a Casa Branca. 
  • 1833: (em espanhol) - La esclavitud es abolida oficialmente en el Reino Unido y sus colonias
  • 1845: (em espanhol) Estados Unidos: Primera publicación de Scientific American.
  • 1850 - Estréia da famosa ópera "Lohengrin", de Richard Wagner, no teatro Gran Ducal de Weimar (Alemanha).
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/48/Lohengrin-kitsch.jpg
Concepção artistica da figura de Lohengrin - Clique na imagem e conheça a Lenda que inspirou Wagner. Clique aqui também.
foto de sinopsis"O Rei Cetshwayo, último grande governante da Zululândia, é capturado pelos britânicos após a sua derrota na Guerra Britânico-Zulú. Foi desterrado. O desafio de Cetshwayo ao Governo britânico na África do Sul levou a Grã-Bretanha à invasão da Zululand em 1879. Em Isandlwana e na Montanha de Hlobane, as tropas britânicas sofreram graves derrotas causadas pelos guerreiros de Cetshwayo, mas em Março a sorte voltou-se contra os Zulus na Batalha de Khambula. Em Ulundi, em Julho, as forças de Cetshwayo estavam absolutamente derrotadas, e os Zulus renderam-se. Em 1887, enfrentando uma contínua actividade rebelde, a Grã-Bretanha anexou a Zululândia formalmente. Em 1897 tornou-se parte de Natal que se juntou à União da Africa do Sul em 1910."
foto de sinopsis
"A 28 de agosto de 1903, no estado norte-americano de Milwaukee, nasceu a marca de motos mais famosa do mundo: Harley-Davidson.
Antes de formar a empresa, William Harley e Arthur Davidson de 21 e 20 anos, respetivamente, criaram um protótipo de moto, numa garagem de apenas quatro metros quadrados, que impressionou familiares e amigos. Os irmãos de Arthur juntaram-se ao projeto e, a 28 de agosto, começaram a produção.
Ao longo da sua história, foram desenvolvidos mais de 20 modelos diferentes e, no ano de 1991, já havia um milhão e 300 mil pessoas com Harleys."
  • 1920 - O direito do voto da mulher é reconhecido nos Estados Unidos.  
  • 1941 - Entra no ar o primeiro programa noticioso do rádio brasileiro: o Repórter Esso.  Esse jornal tinha, na época, a mesma credibilidade que tem atualmente o Jornal Nacional na TV. Foi um marco no radio-jornalismo brasileiro e sua famosa introdução parava os brasileiros que tinham acesso às ondas de rádio.
 Um fragmento de vídeo com a famosa introdução do Reporter Esso com o anuncio da morte de Carmen Miranda.
      • 1945: (em espanhol) - Primera edición del Diario Clarín, en Argentina.
      • 1947 - Manolete, o toureiro mais famoso da Espanha, é ferido por um touro durante uma apresentação. Ele morreria no dia seguinte ao ataque, aos 30 anos de idade.
      • 1963 - Acontece em Washington, a marcha para a maior assembléia em defesa dos Direitos Civis. Nessa manifestação um dos seus líderes, nada menos que Martin Luther King proferiu um dos mais belos discursos que o mundo já conheceu e que ficou famoso pela repetição da expressão "I Have a Dream" (Eu tenho um sonho)
      http://www.americanrhetoric.com/images/mlkihaveadreamgogo.jpegohttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcQvWvWtr_H45psgbcXF_z6lcASyFdcOe4Lq1Kf6vkccmQX507YXfE_Jks9kSVygBjppaPhG5mVXtfgpwwjAr7E4vDh7ddhRn1XGl6LD4MynmrJQyzJfjHbbzrFuhF20HBgr52BAHGOm39/s320/luther.jpg
      Clique nas imagens e conheça a íntegra do discurso de Martin Luther King
      Assista o famoso discurso de Martin Luther King e emocione-se como se fosse naquele dia 28 de agosto de 1963

        Nascimentos                                                                  

        http://ericaanderson.zip.net/images/alemanha.jpg

        Falecimentos                                                                

        http://www.norbal.org/SITES/norbal.org/IMG/jpg/HP_Augustine_09.jpg
        Aurelius Augustinus, mais conhecido como SANTO AGOSTINHO nasce em TAGASTE DE NUMÍDIA, província romana ao norte da África em 13 de novembro de 354; primogênito do pagão Patrício e da fervorosa cristã Mônica. Criança alegre, buliçosa, entusiasta do jogo, travessa e amante da amizade, não gosta muito de estudar porque os mestres usam métodos agressivos e não são sinceros. Ante os adultos se revela como "um menino de grandes esperanças", com inteligência clara e coração inquieto.
        Africano pela lei do solo, romano pela cultura e língua, e cristão por educação. AGOSTINHO, jovem, de temperamento impulsivo e veemente, se entrega com afinco ao estudo e aprende toda a ciência do seu tempo. Chega a ser brilhante professor de retórica em Cartago, Roma e Milão.
        Em sua busca afanosa vive longos anos com ânimo disperso. Vazio de Deus e agarrado pelo pecado, a vontade "seqüestrada", errante e peregrina, "enganado e enganador".
        Mas, seu coração, sempre aberto à verdade, chega ao encontro da graça pelo caminho da interioridade, apoiado pelas orações de sua mãe, que na infância lhe havia marcado com o sinal da cruz.
        Estando em Milão, no seu horto; uma voz infantil o anima - "TOMA E LÊ" - a ler as Escrituras, ficando de repente iluminada a sua inteligência com uma luz de segurança e satisfazendo o seu coração - CORAÇÃO HUMANO - coração grande de jovem; era o outono do ano 386.
        Deixando a docência, retira-se a CASSICÍACO, recinto de paz e silêncio e põe em prática o Evangelho em profunda amizade compartilhada: vida de quietude, animada somente pela paixão à Verdade. Assim se prepara para ser batizado na Primavera de 387 por Santo Ambrósio.
        De novo em Tagaste - a mãe morre no porto de Roma - vende suas posses e projeta seu programa de vida comum: probreza, oração e trabalho. Por seus dotes naturais e títulos de graça, cresce em torno dele um grupo de amizade e funda para a história o Monacato Agostiniano.
        No ano 391 é proclamado sacerdote pelo povo, e cinco anos mais tarde, os cristãos de Hipona o apresentam para o Episcopado. Consagrado BISPO DE HIPONA - título de serviço e não de honra - converte a sua residência em casa de oração e tribunal de causas. Inspirador da vida religiosa, pastor de almas, administrador de justiça, defensor da Fé e da Verdade. Prega e escreve de forma infatigável e condensa o pensamento do seu tempo."

        Feriados e eventos cíclicos                                           

        Brasil

        • Dia Nacional do Voluntariado

        Mitologia hindu

        Santo Católico







        Nenhum comentário:

        Postar um comentário

        Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.