19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

18 de Agosto: "Lolita" de Vladimir Nabokov é publicado nos EUA e revoluciona a literatura mundial (1958); Morte de Balzac (1850);

18 de agosto

18 de agosto é o 230º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 135 para acabar o ano.

Eventos históricos

  • 1227-  Morre Genghis Khan, líder mongol que forjou um império que se estendeu de Pequim ao Mar Cáspio.
    http://www.abolitionist.com/darwinian-life/genghis-khan.jpg
    "Ele morreu no seu acampamento durante uma campanha na China. Filho de um chefe mongol, Khan uniu os muitos clãs e tribos mongóis, usando ao mesmo tempo a diplomacia e a força. Graças a isso, aos vinte e cinco anos era já o líder de uma grande confederação. Organizou exércitos temíveis de até 250 000 homens que lutavam a cavalo, e os exércitos inimigos e as cidades caíam sob a sua esmagadora demonstração de força. As matanças que se seguiram às invasões eliminaram qualquer tipo de eventual resistência posterior. Àqueles que sobreviviam - e milhões não o conseguiam - era concedida a liberdade religiosa e protecção dentro do Império mongol que crescia rapidamente. Genghis Khan escolheu os seus sucessores cuidadosamente e o seu amplo império asiático durou mais 150 anos. "
  • 1572 – A princesa francesa Marguerite de Valois casa-se com o jovem líder protestante Henrique de Navarra, numa tentativa de reconciliar católicos e prostentantes. Ele assumiria o nome de Henrique IV e ela seria conhecida como a Rainha Margot.
  • 1858 - Primeira comunicação por cabo submarino entre Europa e Estados Unidos.
  • 1877 - Asaph Hall descobre Fobos, um satélite natural do planeta Marte.
  • 1920 - Voto da mulher -foto de sinopsis"Neste dia, mas no remoto ano de 1920, foi aprovada a 19ª emenda da Constituição americana, na qual era outorgado o direito de votar às mulheres. Era necessária a aprovação de 36 estados e 35 já tinham dado o seu voto positivo, quando, finalmente, o estado do Tennessee cedeu à pressão popular e o Governador acabou por enviar a confirmação do seu voto positivo para Washington D.C. Uma semana depois, a Emenda à Constituição dos Estados Unidos foi tornada lei, e as mulheres já puderam votar nesse outono, inclusive na eleição presidencial. A luta por este direito começou algumas décadas antes, quando Lucretia Mott, Elizabeth Cady Stanton e Charlotte Woodward lançaram as sementes de um projeto árduo que demorou mais de 80 anos a tornar-se realidade."
  • 1958 - O controverso romance Lolita, de Vladimir Nabokov, é publicado nos Estados Unidos.
  • 1960 - "Foi posta à venda pela primeira vez, nos Estados Unidos, a primeira pílula contraceptiva chamada "Enovid", sintetizada pelo químico Carl Djerassi em 1951.
    Foi este feito que proporcionou o começo da revolução sexual feminina, já que dava uma nova possibilidade à mulher nunca antes contemplada. Na Espanha, a pílula contraceptiva chegou em 1978, mais de 20 anos depois de outros países europeus."
18081991


"Em um comunicado de poucas informações, agência de notícias da URSS anunciou ao mundo que o presidente Mikhail Gorbachev deixava o governo para que seu vice, Gennady Yenayev, assumisse o posto. Alegando que o líder soviético estava com a saúde frágil, um grupo chamado Comitê Estatal tentou dar um golpe de Estado no homem que conseguiu colocar um ponto final na Guerra Fria. Em determinadas áreas da URSS foi decretado Estado de Emergência por seis meses, fator que contribuiu para o aumento da onda de resistência.
A insurreição contra o líder pacifista, conduzida por membros da cúpula comunista enfraquecida em seu governo, durou apenas três dias, mas sinalizou o fim iminente do que uma vez fora uma das maiores potências militares do mundo. As mudanças realizadas pelo vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1991 – como fim do monopólio dos partidos comunistas, convocação de eleições livres, introdução da economia de mercado e desarmamento – fizeram crer que não haveria volta atrás na URSS. O homem que mudou o mundo não conseguiu revolucionar a estrutura econômica e social de seu país. Dessa forma, a crise política era apenas um dos constantes abalos que desestabilizavam o antigo bloco comunista.
Em 21 de agosto, no entanto, a resistência de oposição ao fracassado Governo Provisório conseguiu ter como aliada grande parte do Exército, o que permitiu a volta de Gorbachev e a restituição de seu poder legítimo.
O líder retornou com a promessa de reestruturar e reunificar o Partido Comunista, que havia muito estava em frangalhos por conta da abertura político econômica implementada por ele. Nada deu certo. A derrota do golpe e a generalizada crise no governo não conseguiram conter a proclamação da independência dos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), em setembro do mesmo ano: era dada a cartada final.
Em dezembro de 1991, cansado de lutar contra a força da máquina capitalista, que atropelava sem piedade o frágil regime de seu país, Gorbachev abandonou a Presidência da União Soviética levando consigo a bandeira vermelha, estampada com a foice e o martelo – o símbolo indissociável do socialismo da antiga potência – , que jamais voltaria a ser fincada no alto do Kremlin de Moscou. Era o fim oficial da URSS."

    Nascimentos

    Aldo Locatelli óleo sobre tela de 1958 retratando a vida acadêmica; o imenso original está noMural do Conselho Universitário
    http://banco.agenciaoglobo.com.br/Imagens/Preview/200610/4554ccf6-e434-4e2b-88a2-29a576a8345d.jpg

    Falecimentos

    http://angola-luanda-pitigrili.com/wp-content/uploads/2009/05/honore_de_balzac.jpg

    Feriados e eventos cíclicos

    • Dia da Libertação Humana (Mundial) 
    • Dia do estagiário 
    • Dia da Revolução Cultural 

    Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.