19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

29 de Agosto: Michael Jackson faria 53 anos hoje (nasceu em 1958); A Independência do Brasil foi reconhecida por D.João VI a troco de um milhão de libras esterlinas (1825); Beatles fazem ultimo show da banda (1966); Furacão Katrina devasta New Orleans (2005); Manolete, o maior dos toureiros da Espanha morreu nesta data (1947); Hoje é Dia de Combate ao Fumo.

29 de agosto é o 241º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 124 para acabar o ano.


Eventos históricos                                                              

    foto de sinopsis "O conquistador espanhol Francisco Pizarro executa Atahuallpa, o último imperador inca. No alto das Montanhas dos Andes Peruanos, os Incas construíram uma civilização deslumbrante que cresceu durante três séculos. Embora não tivessem qualquer sistema de escrita, possuíam um governo elaborado, grandes obras públicas e um sistema agrícola inteligente. Contudo, 180 conquistadores espanhóis liderados por Pizarro destruíram essa civilização. Após ganhar a confiança do Imperador Atahuallpa, Pizarro preparou uma emboscada ao líder inca e ao seu exército. Apoiado por um terrível ataque da artilharia espanhola e da cavalaria, mataram milhares de Incas. Pizarro encarcerou Atahuallpa, exigiu um quarto cheio de ouro como resgate pela sua vida e, depois, deslealmente executou-o."

    • 1825 - Assinatura por D. João VI na convenção em que reconhecia a Independência do Brasil, mediante o pagamento de uma indenização de um milhão de libras esterlinas.    
      • Portugal Reconhece a independência do Brasil.
    Imagem
    Brasil - 80 Reis (1825-1829)

    http://www.numismatas.com/phpBB3/styles/getaway_green/imageset/topom.jpg
    Clique no logotipo
    "Após o exilio, D. João VI regressou a Portugal em 26 de abril de 1821, deixando o filho mais velho, D. Pedro de Alcântara, como regente no Brasil. O governo português tentou transformar o Brasil em colônia. Os brasileiros recusaram-se a ceder e D. Pedro ficou do seu lado, declarando a independência do país de Portugal, em 7 de setembro de 1822. Em 12 de outubro de 1822, Pedro foi declarado o primeiro imperador do Brasil e coroado D. Pedro I em 1 de dezembro de 1822.
    Naquele tempo quase todos os brasileiros eram a favor de uma monarquia e o republicanismo teve pouco apoio. A subsequente Guerra da independência do Brasil propagou-se por quase todo o território, com batalhas nas regiões norte, nordeste e sul. Os últimos soldados portugueses renderam-se em 8 de março de 1824 e a independência foi reconhecida por Portugal em 29 de agosto de 1825.
    "

    Ficheiro:Independencia ou Morte - Pedro Americo.jpg
    Independência ou Morte!, de Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).
    "Devido ao "tempo de governo e as transformações que ocorreram, nenhum outro chefe de Estado teve um impacto tão profundo na história do país".
    A primeira constituição brasileira foi promulgada a 25 de Março de 1824, após sua aceitação pelos conselhos municipais de todo o país.
    D. Pedro I abdicou em 7 de abril de 1831 e foi para a Europa para recuperar a coroa de sua filha, deixando para trás o filho de cinco anos e herdeiro, que viria a ser Dom Pedro II. Como o novo imperador não pôde exercer as suas prerrogativas constitucionais até atingir a maturidade, a regência foi criada. Disputas entre facções políticas levaram a rebeliões e uma instável, quase anárquica, regência. As facções rebeldes, no entanto, não estavam em revolta contra a monarquia, embora algumas declarassem a secessão das províncias como repúblicas independentes, mas só enquanto Pedro II fosse menor de idade. Devido a isso, D. Pedro II foi declarado imperador prematuramente e "o Brasil desfrutou de quase meio século de paz interna e rápido progresso".
    Imagem
    D. Pedro II
      • 1831: Michael Faraday descobre a indução eletromagnética
      • 1842 - Tratado que põe fim à Guerra do Ópio. A China cede Hong Kong à Grã-Bretanha e abre vários de seus portos ao comércio britânico.
      • 1852 A primeira estrada de ferro do Brasil começa a ser construída pela Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis. O primeiro trecho da Estrada de Ferro Mauá, com extensão de 14,5 quilômetros, seria inaugurado dois anos mais tarde. (v. Irineu Evangelista de Souza).  
      http://www.solariseditora.com.br/img/ef_3.jpg

      A Baroneza, foi a primeira locomotiva a trafegar em território brasileiro, servindo na Estrada de Ferro Petrópolis, depois Estrada de Ferro Mauá, construída por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, inaugurada em 30 de abril de 1854. Nesta vista, a Baroneza está sendo exibida junto a um grupo de ferroviários na década de 1920.
      • 1853 - Desmembramento do Paraná da província de São Paulo.  
      • 1862 - Garibaldi é derrotado, ferido e aprisionado em Aspromonte, dando fim ao movimento revolucionário iniciado dois anos antes.  
      Garibaldi ferito in Aspromonte.
      Garibaldi ferito in Aspromonte. De Agostini Picture Library
      • 1898: A Goodyear, empresa fabricante de pneus é fundada.
      • 1903 - O primeiro automóvel do Brasil é licenciado, no Rio de Janeiro, como propriedade de Francisco Leite de Bittencourt Sampaio.  
      • 1911 - Ishi, o último nativo americano apareceu para seu primeiro contato com os brancos.
      foto de sinopsis "A 29 de Agosto de 1911, apareceu nos bosques de Oroville, no norte da Califórnia, Ishi, o último membro da tribo dos Yahi, considerado o último índio nativo americano da Califórnia setentrional a ter contacto com os europeus norte-americanos.
      Depois de ter sido visto por pessoas da povoação, foi capturado pelo xerife local, em parte para a sua própria protecção, e posteriormente transferido para o Museu de Antropologia da Universidade da Califórnia, em São Francisco, onde permaneceu o resto dos seus dias, a ser estudado pelos antropólogos Alfred Kroeber e Thomas Talbot Waterman.
      A história de Ishi tornou-se mais popular graças ao livro de Theodora Kroeber "Ishi in Two Worlds" ("Ishi"), publicado em 1960.
      Ishi , cujo nome verdadeiro nunca foi conhecido, já que, na tribo dos Yahi, o nome era considerado tabu, morreu com tuberculose, a 25 de Março de 1916."
      • 1945 - Lord Mountbatten recebe em Singapura a capitulação das tropas japonesas do sudeste asiático. 
      • 1968: É publicado o album A Saucerful of Secrets, da banda británica Pink Floyd
       Aproveite e mate as saudades do Pink Floyd. Maravilha!!!!
      • 1966 - Os Beatles realizaram o seu último show oficial no estádio Candlestick Park para um publico abaixo de 25.000 pessoas, em San Francisco. 

      Há exatos 45 anos os Beatles faziam seu último concerto, no Candlestick Park, em São Francisco. Hoje todos sabemos que eles não aguentavam mais a gritaria durante os shows, alta e insistente a ponto de impedir até mesmo que eles ouvissem o som de seus próprios instrumentos.
      Mas durante a apresentação a banda não dá nenhuma indicação de que aquela seria a última oportunidade que os fãs teriam de vê-los ao vivo. Na fantástica coleção de DVDs "Anthology", Ringo confirma que a banda já tocou tendo em mente que aquela seria a última vez.
      • "Havia muita conversa em Candlestick Park sobre como aquilo precisava acabar. No show em São Francisco parecia que seria mesmo a última vez, mas eu não tive 100% de certeza até voltarmos para Londres. John queria parar mais que os outros. Ele dizia que não aguentava mais". 
      Depois desse show, os Beatles se apresentaram juntos apenas uma outra vez, no terraço da Apple, em janeiro de 1969. Mas nessa oportunidade o show não foi anunciado e, claro, o público não pagou ingresso.
      Felizmente a performance de agosto de 1966 foi gravada pelo assessor Tony Barrow, a pedido de Paul McCartney, e hoje o áudio está disponível na internet para quem quiser 'testemunhar" esse momento histórico. Mesmo com o som muito irregular, dá para ver o quanto a banda era boa e a gritaria do público, insuportável. Irônico que um grupo de rock que começou a carreira tocando na zona do baixo meretrício de Hamburgo tenha sido derrotada por garotinhas de família americanas.
      O estádio Candlestick Park, na época usado pelo time de beisebol San Francisco Giants, tinha capacidade para 42.500 pessoas, mas apenas 25 mil ingressos foram vendidos, segundo a "Bíblia dos Beatles". Ainda mais impressionante que o fato do show não ter lotado foi o valor dos ingressos: entre US$ 4,50 e US$ 6,50. 

      O show começou às 20h, um horário civilizado que poderia ser adotado aqui no Rio, não? A abertura ficou com as bandas The Remains, Bobby Hebb, The Cyrkle e The Ronettes. Os Beatles subiram no palco às 21h27m e tocaram por cerca de meia hora. As músicas foram "Rock and Roll Music", "She's a Woman", "If I Needed Someone", "Day Tripper", "Baby's in Black", "I Feel Fine", "Yesterday", "I Wanna Be Your Man", "Nowhere Man", "Paperback Writer" e "Long Tall Sally". 

      O show está dividido abaixo em quatro vídeos. "Long tall sally", a última canção, ficou cortada porque a fita do gravador de Tony acabou. Pouco antes de deixar o palco, John ainda tocou os acordes iniciais de "Im my life", só parar implicar com o público.
      Parte 1
       
      Parte 2
       
      Parte 3

      Parte 4 (final)


      • 1973 - O presidente Anuar el Sadat se reúne com o coronel Gadaffi no Cairo e impõe o abandono do projeto de união entre Líbia e Egito.  
      • 1975 - O presidente do Peru, general Juan Velasco Alvarado, é destituído de seu cargo e substituído pelo também general Francisco Morales Bermúdez.
      • 1982 - Charles Burton e Sir Randolph Fiennes concluem a viagem em volta ao mundo, realizada com um barco a vela.
      • 2005 - Furacão Katrina chega Á terra e atinge a cidade de New Orleans, nos Estados Unidos.
      "A 29 de agosto de 2005, o furacão de nível 4, Katrina, chega a terra, no estado do Luisiana e provoca cheias em 80% da cidade de Nova Orleães. O resultado final da catástrofe foi mais de 1.200 mortos e mais de 115 mil milhões de dólares em danos materiais.
      Os ventos superiores a 205 km/hora causaram muitas fendas nos diques que separam Nova Orleães do Lago Pontchartrain, causando inundações arrasadoras com mais de sete metros de profundidade em certas zonas.
      Outros estados também foram afetados pelo furacão, como por exemplo Ohio, Kentucky ou Nova Iorque, e diversas indústrias, como a petrolífera, tiveram de parar a produção durante várias semanas."


      Nascimentos

      • 1619 - Jean-Baptiste Colbert, ministro das finanças de Luís XIV (m. 1683).
      • 1632 - John Locke, filósofo inglês (m. 1704).
      • 1730 - Antônio Francisco Lisboa (Mestre Aleijadinho), escultor, entalhador, desenhista e arquiteto brasileiro (m. 1814). No dia 29 de agosto de 1730, nasce o grande expoente do barroco no Brasil, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Aos 47 anos, o mais famoso escultor mineiro foi atacado por uma doença (não se sabe se sífilis, escorbuto ou reumatismo deformante) que o deixou aleijado, deformando-lhe os pés e as mãos. 
      http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cd/Aleijadinho_-_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_de_Botas.jpg
      Jornal do Brasil - Terça-feira, 31 de agosto de 1982 - Caderno B


      Morre Ingrid Bergman

      (Enviado por: Lucyanne Mano)  
      "Ingrid Bergman foi uma mulher que nunca desistiu. Morreu no dia que comemorava 67 anos de vida. Em sua biografia editada no Brasil com o título de A História de uma Vida – referiu-se com nobreza a tudo que fez, nos deixando um admirável exemplo de coragem, perseverança e amor a vida. Enfrentou o câncer por seis anos, trabalhando até o último ano de vida em uma superprodução para a televisão representando o papel do Golda Meir.
      Alfred Hitchcock dizia que era capaz de se superar a cada filme pois vivia caminhando para a perfeição. Seu primeiro filme nos EUA em 1939 foi uma nova versão de
      Intermezzocom Leslie Howard. Conquistou definitivamente a América e todo o mundo com a história de amor Casablanca, hoje um clássico dos anos 40, que a transformou em uma campeã de bilheteria.
      Clique na imagem e relembre a cena de As Time Goes By.

      Em 1949 estava na Itália para filmar
      Stromolisob direção de Rosselini quando apaixonou-se por ele; uma união que causou muita polêmica. Ambos eram casados e abandonaram as respectivas famílias para ficarem juntos. Ingrid foi acusada de adúltera e de mau exemplo para as mulheres americanas pelo Senador do Colorado, Edwin C. Johnson, que subiu à tribuna para denunciar que “Ingrid Bergman cometeu uma afronta à instituição do casamento”, segundo ele era uma ‘cultivadora do amor livre’. oooo
      Passaram-se 15 anos em que ficou praticamente esquecida. Em 1956 estrelou
      Anastasia, uma superprodução da Fox que lhe rendeu um segundo Oscar e suas portas foram reabertas. Já estava separada de Rosselini quando seu nome foi levada à tribuna novamente em 1972, agora com o pedido de desculpas. O Senador Charles H. Percy falou: “Sr. Presidente, uma das mulheres mais encantadoras, graciosas e talentosas do mundo foi vítima de um duro ataque nesta casa há 22 anos. Gostaria, hoje, de render um tributo há muito devido a Ingrid Bergman, uma verdadeira estrela em todos os sentidos da palavra.”
      Ingrid filmava com freqüência inclusive chegando a ganhar outro Oscar em Assassinato no
      Orient Express, também se descobriu no teatro e televisão.O câncer a surpreendeu em 1973 tendo um seio amputado em 1974 e outro em 1980.
      Quarenta e cinco filmes, oito peças de teatro, quatro especiais para a televisão. Três Oscar, uma autobiografia. E a certeza de que não desistiria nunca."
      http://www.meucinemabrasileiro.com/personalidades/fada-santoro/fada-santoro01.jpg


      Falecimentos

      http://media.web.britannica.com/eb-media/73/6973-004-D5A83E3A.jpghttp://www.chessbase.com/images2/2003/linares/dj13-manolete.jpg
       Veja em vídeos muito antigos a perícia de Manolete tão admirada pelos espanhóis.
      • 1975 - Éamon de Valera, 1º Taoiseach e 3º presidente da República da Irlanda (de 1959 e 1973) morre aos 92 anos. Ele lutou pela independência da Irlanda do Norte (n.1882) 
      • 1982 - Ingrid Bergman, atriz sueca (n. 1915). Ela foi a estrela do filme Casablanca. Morreu de câncer aos 67 anos. 
      • 1987 - Lee Marvin, ator norte-americano de cinema.

      Feriados e eventos cíclicos

      • Brasil: Dia Nacional de Combate ao Fumo.
      http://www.grandesmensagens.com.br/wp-content/uploads/2011/07/ads_anti_fumo.jpg
      "O dia 29 de agosto foi escolhido como o dia nacional de combate ao fumo, quando são desenvolvidas campanhas alertando as pessoas dos males que o cigarro causa.
      Desde 1840 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionando um grande aumento de pessoas que fumam por todo o mundo. Antes, os cigarros eram feitos manualmente, como os cigarros de palha.
      Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas. A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado, etc."  Leia mais...
      "Desnutrição é o nome que se dá à doença causada pela baixa ingestão de proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios e sais minerais de modo geral. Também pode ser causada pela incapacidade do organismo de absorver corretamente os nutrientes dos alimentos que ingere (anorexia, por exemplo). Normalmente a desnutrição atinge pessoas de baixa renda e, sobretudo, crianças dos países mais pobres. Os países em desenvolvimento respondem por 95% do total de desnutridos do planeta.
      A desnutrição é uma das principais causas de nascimentos de crianças abaixo do peso normal, crianças que tem mais chances de adoecer durante a infância, adolescência e vida adulta. Há estudos recentes que indicam a existência de vínculos entre desnutrição infantil e o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes e doenças coronárias". Leia mais...
      •  
      Esta é a imagem do texto sobre os eventos de 29 de agosto no site espanhol Hechos Históricos (www.hechoshistoricos.es)
      •  

      Clique no logotipo

      Este vídeo está em inglês, mas informa em imagens os eventos mais destacados do dia 29 de agosto.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.