OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 14 de junho DE 2026 ||| domingo ||| dia mundial do doador de sangue ||| * Reflexão: “Um pouco de desprezo economiza bastante ódio.” (Jules Renard) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. Dia Mundial do Doador de Sangue Quem pode doar sangue? Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS): Homem ou mulher entre 16 e 68 anos; Ter acima de 50 quilos; Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV; Estar bem alimentado e descansado; As parturientes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto; Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar; Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias. Doação de sangue no Brasil No Brasil, segundo a campanha #PartiuDoarSangue, apenas 1,8% da população se dispõe a doar sangue, enquanto o ideal seria 5%. Esse cenário vem mudando com as sucessivas campanhas de esclarecimento junto à população para que aumente no número de doadores de sangue em todo país.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Charles Pierre Baudelaire (Paris, 9 de abril de 1821 — Paris, 31 de agosto de 1867) foi um poeta, ensaísta, tradutor e crítico de arte francês. É considerado um dos precursores do simbolismo e reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em poesia, juntamente com Walt Whitman, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Baudelaire)

 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

9 de agosto: Jesse Owens humilha o racismo nazista nas Olímpiadas de Berlim (1936); Bomba atômica é lançada sobre Nagasaki (1945); Volei masculino do Brasil é campeão olímpico em Barcelona (1992)


9 de agosto

.
Geração de ouro
Em 9 de agosto de 1992, nas Olimpíadas de Barcelona a seleção brasileira de voleibol conquistava o seu primeiro ouro olímpico, clique aqui para lembrar da campanha e veja abaixo os atletas que trouxeram a ambicionada meldalha para o esporte brasileiro: José Roberto Guimarães (Técnico) - Tande (Ponta) - Marcelo Negrão (Oposto) - Giovane (Ponta) - Maurício (Levantador) - Carlão (Meio) - Paulão (Meio) - Pampa (Ponta) - Douglas - Meio) - Amauri (Meio) - Janelson (Ponta) - Jorge Edson (Meio) - Talmo (Levantador)

Eventos históricos

Assista a um vídeo sensacional sobre a Batalha de Farsalos. Uma aula de História
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7FiZ7QY_aHeWR1FxNtCAEVLNQ12ag3pedcEttKyTHUzQXF18-nqhhUP1zqbKWEkN7s-PjylViy_Ci_B4jacTTP-h0GcfgCg3U-W5_aB0-ATzLYxPI1ZEqwtIrCbNL8WViX_6Xo0uVqPEJ/s400/Capela+Sistina+7.jpg
  • 1483 - Inauguração da Capela Sistina
  • 1904 - O Congresso Internacional de Mineiros, reunido em Paris, exige jornada de oito horas e o estabelecimento de um salário mínimo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjHTUrxXNMZKhlImu_uEejTEI_HeUy9S71AaHkZvoy-AQ_KCgKAN3-v3msHO1JJpuxpCmUo7Jq-1I_4pMtVc06Wqt-T__gCleTV4SfpYCMHLUVQsUnochbZZD3By64fSsFXKO5Z7xGRg0/s1600/pvilla1.gif
  • 1916 - Pancho Villa ataca e incendeia a cidade de Columbus (Ohio), em represália ao apoio norte-americano ao governo de Carranza.
  • 1928 - Mergulhadores italianos resgatam do fundo do Mar Mediterrâneo a caixa forte do navio belga Elizabethville, que continha um conjunto de diamantes avaliados em 40 mil libras esterlinas. O navio havia sido afundado pela marinha alemã durante a Primeira Guerra Mundial.
  • 1934 - Heinrich Himmler, chefe das SS e da Gestapo, assume o comando dos campos de concentração.

Owens ganha 4 medalhas de ouro

foto de sinopsis
Jesse Owens ganha a quarta medalha de ouro nos jogos olímpicos de Berlim, batendo um recorde mundial nos Jogos. O líder Nazi Adolf Hitler promoveu os jogos olímpicos de Verão em Berlim como uma demonstração da supremacia ariana. Contudo, o estudante, Jesse Owens da Universidade Estatal do Ohio, um afro-americano, alterou os planos do dogmático racista Führer, ao ganhar as corridas de 100 e 200 metros, o salto em comprimento e, a 9 de Agosto de 1936, a prova de estafeta. A sua equipa de estafetas alcançou um novo recorde mundial e Hitler, que tinha planeado apertar as mãos a todos os vencedores dos Jogos olímpicos, deixou o estádio, sem felicitar as estrelas afro-americanas.
  • 1936 - Jesse Owens ganha a quarta medalha de ouro nas Olimpíadas de Berlim
http://www.50emais.com.br/wp-content/uploads/2011/02/Ghandi-235x300.jpg
foto de sinopsis
A cidade nipónica de Nagasaki comemora a 9 de Agosto mais um aniversário do lançamento da bomba atómica por parte dos EUA e aliou-se ao apelo de Hiroshima para um mundo sem armas nucleares. O lançamento da bomba atómica norte-americana sobre Hiroshima ocorreu a 6 de Agosto de 1945 e causou a morte a um número estimado de 140.000 pessoas até ao fim da Segunda Guerra Mundial. A 9 de Agosto do mesmo ano, uma segunda bomba nuclear foi lançada contra a cidade de Nagasaki. Seis dias depois, o Japão rendeu-se. Nos anos seguintes à Guerra, inúmeras pessoas desenvolveram doenças que se consideram que estejam relacionadas com a exposição à radiação produzida pelas bombas atómicas.
  • 1945 - Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos da América lançam sobre a cidade Nagasaki (Japão) a bomba nuclear, apelidada de Fat Man ("Homem Gordo"), com potência equivalente a 22 kton de TNT. No ato da explosão regulada para detonar a 600 m acima do solo, morreram cerca de 39.000 pessoas, outras 25.000 sofreram os efeitos secundários da bomba ao longo dos anos.
  • 1946 - Árabes e judeus se negam a participar da Conferência de Londres, dedicada à Palestina.
  • 1953 - EUA e Coréia firmam um pacto de ajuda militar em caso de ataque comunista.
  • 1984 - O governo uruguaio revoga o decreto que limitava a liberdade de informação e a atividade pública dos partidos políticos.
  • 1987 - Tem início a maior greve legal na história da África do Sul: mais de 200 mil mineiros negros param de trabalhar, em greve que se prolongou até o dia primeiro de setembro.
http://www.netxplica.com/images/pessoas/chico.mendes.jpg
  • 1989 - Darli Alves da Silva e seu filho Darci são pronunciados como autores do assassinato do líder sindical Chico Mendes.
  • 1990 - O Conselho de Segurança da ONU aprova por unanimidade a resolução que declara "ilegal, nula e sem efeito a anexação do Kuwait pelo Iraque.
  • 1992 - Vôlei masculino do Brasil ganha a medalha de ouro nas Olimpíadas.
  • 1998 - O motoboy Francisco de Assis Pereira confessa ter estuprado e matado nove mulheres. Ele escondia os corpos no Parque do Estado, na zona sul da cidade de São Paulo.
  • 1999 - O presidente Boris Yeltsin demite seu gabinete e nomeia Vladimir Putin para o cargo de primeiro ministro.
  • 2000 - Forças de segurança libanesas ocupam uma zona supervisionada por Israel no sul do país, restabelecendo o controle estatal na região após 24 anos.
  • 2001 - As tropas israelenses ocupam a Casa do Oriente, sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP), em Jerusalém.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAkZUx2LRWy0wQJNgzZ8WaNAeZC8M5p1888OrsufKcE8wVCwpVKF2Wif5vtoraNUej_R6KFYuFtPOO9xCfHzPghRoC3zDaOQLfqnmVcPozK1TkDD7EJLmtmHp8HMezIRp5sNC_aEaEVj2z/s400/%25C3%258DNDIOS.jpg

Nascimentos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjG8YLtvKH5ORdUSj7ZpddMvO9jPqll8HOcRStnkK27D6pJxpipCouOrJ3gCZebj2PnHczXxEwdAkatGpHvsPi7hSTCaN56plGbFKskJeFIIEnLyNqp0zYg4d0xsvuDl_3SzJNH71QonY/s1600/Whitney-Houston-The-Bodyguard-1993.jpg

Falecimentos

Assassinato de Sharon Tate

foto de sinopsis
A 9 de agosto de 1969, cinco pessoas, entre as quais a atriz e modelo Sharon Tate, foram assassinadas numa mansão de Beverly Hills, em Los Angeles, na Califórnia. Sharon Tate, que era casada com o famoso realizador de cinema Roman Polanski, estava grávida de 8 meses, aquando do violento assassinato.
 Depois de uma sucessão de crimes perpetrados na colina de Bel-Air, Charles Manson, líder da seita conhecida como "A Família" e que acreditava ser a reencarnação de Jesus Cristo, foi condenado à morte pelos homicídios, juntamente com vários dos seus seguidores.  Estando pendentes da execução da sua condenação, a pena de morte foi abolida temporariamente, acabando por ser substituída finalmente pela pena perpétua.
  • 1969 - Sharon Tate, actriz estadunidense (n. 1943). Assassinato em Los Angeles (EUA) da atriz Sharon Tate, grávida de oito meses, e de outras quatro pessoas, por parte da seita de Charles Mason.
  • 1975 - Dmitri Shostakovich, compositor russo.
  • 1988 - Ramón Valdés, ator mexicano, intérprete do Seu Madruga, do seriado Chaves (n. 1923). 
  • 1991 - Morre James Benson Irwing, astronauta norte-americano.

  • 1997 - Herbert de Sousa, o Betinho, sociólogo brasileiro (n. 1935). Betinho nasceu em 1935, na cidade mineira de Bocaiúva. Como seus irmãos Henfil e Chico Mário, herdou a hemofilia e contraiu o vírus HIV em transfusão de sangue. Ele criou a Ação da Cidadania Contra Fome e a Miséria, liderando campanha nacional.

.. 
Clique separadamente em cada logotipo e leia nos sites de origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.