19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 16 de agosto de 2011

16 de agosto: Hernan Cortez queima seus navios e parte para conquistar do México (1519); Charles Chaplin estréia seu primeiro filme de longa metragem (1925); Morreu Elsvis Presley (1977); César Cielo conquista sua medalha olímpica (2008).




16 de agosto é o 228º dia do ano no calendário gregoriano Faltam 137 para acabar o ano.
.

Eventos históricos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7f/Cortes-Hernan-LOC.jpg/475px-Cortes-Hernan-LOC.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/58/Batalha_de_Campo_Grande_-_1871.jpg
Batalha de Campo Grande, por Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1877). Clique na imagem e saiba mais.
 1914Emiliano Zapata e Pancho Villa reunem-se para falar sobre o funcionamento do México
http://www.emersonkent.com/images/villa_zapata_1914.jpg

Clique no Logotipo
"Em 16 de agosto de 1977 o trono do rock ficou vazio: o rei, Elvis Presley, morreu aos 42 anos de idade, em casa, nos Estados Unidos. O corpo do cantor foi encontrado desacordado no chão do seu quarto, à tarde, pela namorada Ginger Alden, a qual levou-o para o hospital. Lá, foi constatada a morte do ídolo da juventude mundial.
A carreira de Elvis começou por acaso, em 1954, quando, por apenas quatro dólares, entrou numa pequena gravadora em Memphis e gravou seu primeiro disco para dar de presente à sua mãe. Desencadeava-se o processo que revolucionaria o show-business e transformaria aquele jovem em pouco tempo no maior vendedor de discos da história.
Filho único e mimado pelos pais, Elvis nunca estudou música, mas passou a infância inteira ouvindo cantores caipiras e intérpretes de blues no rádio, já que sua mãe não o deixava passar muito tempo longe da sala. Quando garoto cantava na igreja, mas sua voz nunca se destacou dos demais. Sua vida, no entanto, estava prestes a mudar, quando o jovem de costeletas e topete gravou o disco para presentear à Sra. Presley.
170877
“Você tem uma voz incomum, deixe seu endereço que quem sabe um dia alguém te procura”, disse o controlador da mesa de som. Após um ano um agente da gravadora o chamou para gravar Without You. Elvis não conseguiu o resultado que o agente queria com a balada, mas no intervalo das gravações, dedilhou na guitarra uma música que tocava no rádio, de uma maneira original, completamente diferente do que se costumava ouvir na época. Dessa forma, o agente colocou-o para cantar I Don´t Care If the Sun Goes Down e Blue Moon of Kennedy. As faixas foram vendidas numa coletânea de outros cantores, regionalmente. Em penas uma semana, 7 mil cópias do álbum foram vendidas.
Um ano depois, o “cantor esquisito do Tennessee” já estava nas paradas de Nova Iorque. Em 1956, fechou contrato com a gravadora RCA, que lançou seu álbum solo Heartbreak Hotel, o qual vendeu dois milhões de cópias em pouco tempo. Elvis virara um ídolo dos jovens, despertava paixões fulminantes nas meninas e era admirado pelos rapazes. Em suas apresentações, o público dançava animado o ritmo eletrizante e frenético, entoado pela voz rouca do cantor que, rapidamente, foi coroado como Rei do Rock."
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/10/Brasaoatual.jpg/475px-Brasaoatual.jpg
Atual Brasão da Ordem DeMolay
    http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/03/fora-collor.jpg

    País contraria movimento verde-amarelo do Governo Collor e veste-se de preto

    Brasil sai as ruas de preto. Jornal do Brasil: Segunda-feira, 17 de agosto de 1992

    Pelo menos em dez capitais houve manifestações de rua contra o Governo Collor. Contrariando o apelo presidencial para que as pessoas vestissem as cores da Bandeira Nacional, milhares de manifestantes desfilaram em carro ou a pé, de preto ou de vermelho, em sinal de luto ou de indignação.

    Em Brasília, mais de 50 mil pessoas, segundo organizadores, acompanharam uma carreata vestidas de vermelho e preto, com faixas e cartazes pedindo a renúncia de Collor. De acordo com o capitão Renato Fonseca, da PM, responsável pela segurança do evento, a carreata só se comparou ao badernaço de 1986 contra o Plano Cruzado II.


    No Rio, a passeata do luto, que foi precedida por uma carreata nas ruas do Centro, Praça da Bandeira, São cristóvão e Aterro do Flamengo, saiu por volta de 10,30h do Leme, com mais de 10 mil pessoas, em direção ao Leblon, onde chegou no fim da tarde. Com a presença de artistas, intelectuais, crianças e idosos, o movimento na orla carioca se caracterizou por paródias, bom humor e palavras de ordem.
    Em São Paulo, a Avenida Paulista, a principal da capital, ficou congestionada por manifestantes que usaram, além das roupas, guarda-chuvas e até sapatos pretos, pendurados nos carros.
    A maioria da equipe ministerial não ficou em Brasília para engrossar o movimento verde-amarelo. Os ministrosque permaneceram na capital preferirram não sair de casa.
    Apesar da extensão dos protestos, o então porta-voz da Presidência da República, Etevaldo Dias, garantiu que "as cores verde-amarelo predominaram nas manifestações" e que o presidente Collor estava satisfeito porque havia recebido muito apoio por telefone.
    Oito dias depois, a Comissão Parlamentar de Inquérito do PC concluia, por meio de relatório, que o então Presidente tinha conhecimento das atividades ilegais de PC Farias e fora omisso no “seu dever funcional de zelar pela moralidade pública”. Considerando que Collor recebeu “vantagens econômicas indevidas”.
    Em outubro, Collor foi afastado da Presidência, e em 29 de dezembro de 1992, renunciou ao mandato na tentativa de evitar ter seus direitos políticos cassados. A medida, no entanto, não funcionou. O documento da CPI deixou aberto o caminho para que a Procuradoria Geral da República processasse o presidente por corrupção passiva e que a Câmara dos Deputados instaurasse seu processo de impeachment que seria concluído em 16 de dezembro de 1993.
    _____________________________________________________________________
    • 1995 - O navegador Internet Explorer, da Microsoft, dá as caras oficialmente pela primeira vez.
    • 2000 "O Governo de Tony Blair autorizou a clonagem de embriões humanos com menos de 14 dias de gestação com fins terapêuticos, para realizar estudos em cinco campos específicos: infertilidade, doenças congénitas, problemas genéticos ou cromossómicos, aborto espontâneo e anticoncepção. Esta decisão veio acompanhada por um relatório de 150 páginas, elaborado por um Comité Científico. Neste manifestava-se "a disposição da comunidade científica de continuar com as investigações que conduzam à obtenção de tecido humano de substituição". Sete dias depois, os Estados Unidos corroboraram a decisão britânica autorizando o uso de fundos públicos para financiar projectos de investigação e manipulação das células-mãe, provenientes da destruição de embriões fecundados e não utilizados em fertilizações in vitro. Foi a 27 de Fevereiro de 1997 que o mundo tomou conhecimento da existência da ovelha Dolly, que ficará na História como o primeiro clone. Ian Wilmut do Instituto Roslin de Edimburgo (Escócia) demonstrou a efectividade da técnica, embora tenham sido obrigados a repetir a experiência centenas de vezes antes de Dolly ver a luz do dia."
    • 2006 - O Internacional ganha a Taça Libertadores da América pela primeira vez, empatando com o São Paulo por 2 a 2.
    http://www.internacional.com.br/imagens/noticias/Capa_3anos_Libertadores.jpg
    http://www.internacional.com.br/imagens/noticias/capa_conquista_libertadores_160806.jpg
    http://download3.globo.com/esporte/Info/Bolanascostas/Wallpaper/wallpaper_CesarCielo_800.jpg
    http://cache.daylife.com/imageserve/09Vp1Hn2k36me/610x.jpg


    Nascimentos                                                                  

    http://www.diler.com.br/filmes2/imagens/cartazes/oscarito.jpg
    http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/08247226.jpg
    • 1958 - Madonna, cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária, produtora musical e cinematográfica na cidade de Bay City, Michigan

    Falecimentos                                                                    

    http://img.estadao.com.br/fotos/0C/34/FB/0C34FB4EFF1044C3B567580FCC71CC3C.jpg

    Feriados e eventos cíclicos                                                 


    Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.

    ....http://on-this-day.com/graphics/OTD-banner-4.jpg


    http://todayinhistory.com/images/title.gif



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.