||| 24 de outubro DE 2026 ||| sábado ||| Dia das Nações Unidas || # Reflexão: "As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar". --- Leonardo da Vinci . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O dia 24 de outubro marca a fundação de um dos mais importantes organismos internacionais, a Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 1945 para substituir a antiga Liga das Nações, extinta em razão da Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, foi assinada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho daquele ano, dando origem à ONU, que começou a atuar em 24 de outubro. A data passou a ser comemorada apenas em 1948. O documento enumerava os objetivos da ONU, entre eles, manter a paz e a segurança em todo o mundo, mediar e promover relações amistosas entre as nações e cooperações na resolução de problemas internacionais, eliminar a pobreza e o analfabetismo, incrementar a sustentabilidade e estimular a promoção do bem social de idosos, crianças, jovens e refugiados. Por ser composta por 193 países, a ONU é considerada uma das maiores organizações internacionais do mundo em número de Estados-membros. Quando foi fundada em 1945, 51 nações assinaram a Carta das Nações Unidas, incluindo o Brasil. Em 2011, o Sudão do Sul tornou-se independente, sendo então, o último país a aderir à ONU. A sede das Nações Unidas fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos, embora seja um organismo internacional. A ONU também tem a sede da Europa, instalada em Genebra, na Suíça. A ONU tem em sua estrutura, os seguintes órgãos: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela (suspenso em 1994 por tempo indeterminado) e Corte Internacional de Justiça e o Secretariado Geral.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Albert Einstein (Ulm, 14 de março de 1879 – Princeton, 18 de abril de 1955) foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa–energia, E = mc² — que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo" —, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 "por suas contribuições à física teórica" e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, que foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica. Investigou as propriedades térmicas da luz, o que lançou as bases da teoria dos fótons. Em 1917, aplicou a teoria da relatividade geral para modelar a estrutura do universo como um todo. Suas obras renderam-lhe o status de celebridade mundial enquanto tornava-se uma nova figura na história da humanidade, recebendo prêmios internacionais e sendo convidado de chefes de estado e autoridades. Foi professor da Academia de Ciências de Berlim. Em 1933, quando o Partido Nazista chegou ao poder na Alemanha, estava nos Estados Unidos, onde passou a morar. Desde então, não tornou a residir no seu país de origem. Naturalizou-se estadunidense em 1940. Em agosto de 1939, pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, ajudou a alertar o presidente Franklin D. Roosevelt que a Alemanha poderia estar desenvolvendo uma arma atômica, recomendando aos norte-americanos começarem uma pesquisa semelhante, que se tornaria o Projeto Manhattan. Apoiou os Aliados, opondo-se, no entanto, à utilização de armas nucleares contra o Japão. Mais tarde, com o filósofo britânico Bertrand Russell, assinou o Manifesto Russell-Einstein, que destacou o perigo das armas nucleares. Foi afiliado ao Instituto de Estudos Avançados de Princeton, onde trabalhou até sua morte em 1955. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein}

 

segunda-feira, 8 de março de 2010

08 de Março - Hoje na Historia (Today in History) - O Dia Internacional da Mulher é celebrado poela 1ª vez (1911); A Revolução Russa é desencadeada (1917); Primeiro caso da Gripe Espanhola. Mai de 40 milhões iriam morrer (1918)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlF5NFZegPdIgXobuq82rw3wXU9PH3XUYJ57GO_CHzzeaeSQB9TBltO0hbJ2ndgeLBWmKL5CrlqsF3nMRbL_r-3Ym16310WjkZhDa_5CLOCNTSQRj6h2XK3W91pfUVdY6Yk-W1-ExxUpwc/s200/TODAY+IN+HISTORY.bmp8 de março

"Today in History" é a série que a Associated Press* criou no YouTube para lembrar a cada dia os fatos históricos mais destacados (sob o ponto de vista deles) que aconteceram na data.
Nos links abaixo estão as tags que a Oficina de Gerencia mantem ativos sobre os eventos da História. Clique sobre eles e dê um belo passeio pelo conhecimento e pela cultura.
The first American combat troops arrive in South Vietnam; The Russian Revolution begins; U.S. Commodore Matthew Perry makes his second landing in Japan; Baseball hall-of-famer Joe DiMaggio dies 

Leia, abaixo, os eventos registrados no vídeo:
  • 1965 - As primeiras tropas de combate americanas chegam ao Vietnã do Sul; 
  • 1917 - A Revolução Russa começa;
  • 1854 - O Comodoro Matthew Perry faz seu segundo desembarque no Japão; Matthew Calbraith Perry foi o Comodoro da Marinha dos EUA que compeliu a abertura do Japão para o Ocidente com o Tratado de Kanagawa em 1854.
  • 1999 - Morreu Joe DiMaggio o grande jogador imortalizado no Hall da Fama do Baseball norteamericano.

 
o
[clique no logotipo e conheça a pagina completa da Wikipedia]
.
8 de março é o 67º dia do ano no calendário gregoriano (68º em anos bissextos). Faltam 298 dias para acabar o ano.

Eventos históricos

Ficheiro:Suffrage parade-New York City-May 6 1912.jpg1911: Passeata pelo direito ao voto feminino em Nova Iorque.

Nascimentos

Ficheiro:1886lampiao4g.jpg
http://img.terra.com.br/i/2009/03/31/1153417-2105-atm17.jpg

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.