20 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 20 de março de 2010

20 de Março - Hoje na Historia (Today in History) - Napoleão inicia seu seu "Governo dos Cem Dias" que seriam os ultimos (1815); Albert Einstein publica sua "Teoria da Relatividade" (1916); E.U.A e aliados invadem o Iraque para derrubar o regime de Sadam Hussein (2003);

20 de março

"Today in History" é a série que a Associated Press* criou no YouTube para lembrar a cada dia os fatos históricos mais destacados (sob o ponto de vista deles) que aconteceram na data.
O que chamo de  "Historia a Cada Dia" é uma coletanea de eventos que pesquiso na internet com base principal na página da Wikipédia referida àquele dia especifico.
Coloco também, fazendo um mix com o texto da Wiki, uma série de outros eventos coletados (e traduzidos) em sites como "Today in History", "This Day in History", "On This Day", Brainy History,  "Fatos Históricos do Terra" e uma série de outros.
Nos links abaixo estão as tags que a Oficina de Gerencia mantem ativos sobre os eventos da História. Clique sobre eles e dê um belo passeio pelo conhecimento e pela cultura.

American and British forces invade Iraq; U.S. soldiers charged in Abu Ghraib scandal; France's Napoleon regains power; 'Uncle Tom's Cabin'; Sarin attack hits Tokyo subway; John Lennon marries Yoko Ono.

Leiam abaixo quais os eventos que estão no vídeo
  • 2003 - Forças americanas e britânicas invadiram o Iraque, 
    • 2004 - Soldados E.U. são flagrados no escândalo da prisão de Abu Ghraib, no Iraque; 
      • 1815 - Napoleão entra em Paris aclamado e recupera o poder na França após seu exilio na Ilha de Elba e inicia o chamado "Governo dos Cem Dias".  
        Ficheiro:StowePainting.jpg
      • 1852 - O famoso livro 'Uncle Tom's Cabin' (A Cabana do Pai Tomás) de  Harriet Beecher Stowe é publicado. A cabana do Pai Tomás, apresenta, de forma romanceada, o conflito vivido entre os escravos norte-americanos e os ricos proprietários de terras no sul dos Estados Unidos, mostrando quão infame era a escravidão. A cabana do Pai Tomás é uma história de fé, coragem, determinação, perseverança e luta pela liberdade. Harriet Beecher Stowe, que conheceu de perto a realidade do cenário que narra, passa ao leitor um sentimento de revolta e indignação ao apresentar detalhadamente o comércio "legal" de seres humanos e a forma brutal e selvagem com que os senhores tratavam os negros a fim de obterem mais lucros em suas propriedades. Este registro literário contribuiu intensamente para a abolição da escravatura. Basta observar que, dois anos depois de seu lançamento, surgiu o Partido Republicano, que abraçou a causa abolicionista. A autora chegou até mesmo a merecer do presidente norte-americano, Abraham Lincoln, esta consideração: "Foi a senhora que, com seu livro, causou essa grande guerra" (a guerra entre os estados). Clássico da literatura mundial que merece ser conhecido por sua contundente denúncia da escravatura  norte-americana.  
      •  
      • 1995 - Em 20 de março de 1995, Tóquio sofreu o pior ataque terrorista da história japonesa. No horário de pico da manhã, membros do grupo terrorista Aum Shinrikyo liberaram gás sarin na rede metroviária da cidade, expondo cerca de 5.000 pessoas ao seus vapores mortíferos. Cinco membros da seita Aum Shinrikyo embarcaram nos trens e deixaram pacotes com sarin líquido no chão dos vagões, embrulhados em jornal e plástico. Eles então perfuraram os pacotes com as pontas afiadas de seus guarda-chuvas antes de deixarem os trens. 
      1969 - John Lennon casa-se com Yoko Ono.
          http://www.ipjornal.com/wp-content/uploads/2009/11/wikipedia-banner.jpg
          (CLIQUE NO LOGOTIPO)

          20 de março) é o 79º dia do ano no calendário gregoriano (80º em anos bissextos). Faltam 286 dias para acabar o ano.20 de Março costuma também ser o dia do equinócio da primavera no hemisfério norte, e do equinócio do outono no hemisfério sul.

          Eventos históricos

          Montagem de imagens com várias epocas da famosa ponte de Rialto em Veneza (edição da Oficina de Gerencia)
          http://georgialife.files.wordpress.com/2009/10/uncle-toms-cabin1.jpg
             https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-QFQO_gkJzPquEkKewXX0-zQaIwxf6pfGiumahHG2F8t20UhiotOZqxWxUFvmwxXimVyZ-5jNCTN_yQ8RmnDnUk-ZlqyWTFYAThhvKnvp_qaFAqGLYOJTN1jncM44QZBcedv5C4mT0_qY/s400/Z.jpg
            Imagens raras do Gal. MacArthur discursando em momento historico. 
            • 1942–General MacArthur faz o seu juramento de voltar às Filipenas depois de ser obrigado a fugir por conta da ofensiva japonesa. O seu famoso discurso, no qual ele disse: "Eu saí de Bataan e eu vou voltar", foi feito primeiramente em Terowie, um município pequeno na Austrália do Sul em 20 de março.  Após a sua chegada em Adelaide, seu discurso foi abreviado para a frase "Eu saí de Bataan e eu vou voltar" ("I came out of Bataan and I shall return"), ganhou as manchetes.

                • 1944–A última grande erupção do vulcão Vesuvio foi em março de 1944 e destruiu as aldeias de San Sebastiano al Vesuvio, Massa di Somma, Ottaviano, e parte de San Giorgio a Cremano. Na época da erupção, o Exército dos Estados Unidos da Força Aérea ( USAAF) 340 Grupo de Bombardeio foi baseada em Pompéia Aeródromo perto Terzigno, Itália, a poucos quilômetros da base leste da montanha.
                • 1952 - 2ª Guerra Mundial: o Senado dos Estados Unidos ratifica o acordo de paz com o Japão.
                • 1956 - A Tunísia obtém independência da França.


                • 1952–Festa do Oscar com premiações para os filmes de 1951. O Oscar foi para "Um Americano em Paris" (melhor filme), Humphrey Bogart (melhor ator) e Vivien Leigh (melhor atriz) win Oscars.

                • 1967-A famosa modelo Twiggy chegou nos E.U. para uma estada de uma semana. Twiggy conquistou a fama aos 16 anos quando foi chamada de o rosto do swinging dos anos 60 em Londres, e ganhou seu apelido por seu estilo super magro. Twiggy também foi um ícone de moda sobre tudo pela imagem fashion que criou.

                Nascimentos

                Falecimentos

                • https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4khfUkg27KmJZSkNAPcJjcMny5x3kkSjxAX_riFm7ccmwCm0kGOXDl6DjL6oxEG75xaL9_8DCYO2nQGq1LnO4LWWFLnPxQhnDyh9bcLBppYMl8gbPr4gxVg7l74wrYmcv5zT_H1VirC-R/s400/DiCavalcante-15.jpgohttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo5UhhcZhf9uJc-JiHoQ5iP2usjx3u9PKV4qTUP5b30PEzgXl9GdOVuRU1e1HG621fQUsU-kgzOoXnGjNpFrI7Z56v0QPQYfjoyQyvKTourpjLVJRtYCs_89Ui4dMj8q1EvlKyMcN7yb0/s400/Antonio+Guerreiro+-+Marina+Montini.jpg 
                • 2006 - Marina Montini, atriz e modelo brasileira (n. 1948). ela veio a ficar imortalizada pelas mãos do pintor Di Cavalcanti, para quem posou durante sete anos e de quem se tornaria a grande musa inspiradora. A primeira vez que o pintor a viu foi num imenso outdoor anunciando pneus. Marina tinha então 17 anos e era uma estonteante mulata de 1m80, boca carnuda e corpo exuberante.

                Feriados e eventos cíclicos

                mensagens momentos magicos

                Ligações externas

                Commons
                O Wikimedia Commons possui multimedia sobre 20 de março

                Um comentário:

                1. Oieeee!
                  viva o dia do blogueiro!
                  viva nós, hehehe

                  =D

                  ☆ . ☆

                  тєηhα µмα fєliz þάscσα…
                  Qµє σ cσєlhiηhσ тє тrαgα мµiтσ мαis
                  qµє siмþlєs σvσs đє chσcσlαтє…
                  Qµє єlє тє тrαgα мµiтα sαúđє, αмσr,
                  fєliciđαđє, cσмþrєєηsãσ, cαriηhσ…
                  Qµє vσcê sєjα αвєηçσαđσ
                  þσr αqµєlє qµє ησs đєµ Sµα viđα…
                  É σ qµє тє đєsєjσ siηcєrαмєηтє
                  þσrqµє αмigσs cσмσ vσcê α gєηтє ηãσ þσđє єsqµєcєr…

                  Fєliciđαđєs!!!

                  Fєliz þάscσα!!!

                  (autor desconhecido)

                  ☆:·.★ViViAn★·.☆ Sbrussi εϊз.εϊз.εϊз /(“,)\

                  ☆ . ☆

                  ResponderExcluir

                Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.