||| 31 de agosto DE 2026 ||| 2ª feira ||| Dia Internacional do blog ||| *Reflexão: "Se você deseja manter um segredo, você também precisa escondê-lo de si mesmo". — George Orwell. |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional do Blog é celebrado anualmente em 31 de agosto.A data surgiu em 2005 por iniciativa do blogueiro israelense Nir Ofir. A escolha do dia esconde uma curiosidade divertida: os números da data (31/08) se assemelham visualmente com a palavra BLOG.Como funciona a celebração?A proposta original da data incentiva uma dinâmica de rede simples:Indicações: Blogueiros do mundo todo publicam um texto recomendando 5 novos blogs aos seus leitores.Diversidade: O objetivo é indicar páginas com temáticas e culturas diferentes das habituais.Descoberta: Ajuda os leitores a descobrirem novos conteúdos e fortalece a comunidade da web.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord (Paris, 2 de fevereiro de 1754 – Paris, 17 de maio de 1838) foi um político e diplomata francês. Ele ocupou em quatro ocasiões diferentes o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros e também foi o primeiro Primeiro-Ministro da França entre julho e setembro de 1815 sob Luís XVIII depois da restauração francesa. Carreira Talleyrand demonstrou admirável capacidade de sobrevivência política ao ocupar altos cargos no governo revolucionário francês, sob Napoleão Bonaparte, durante a restauração da monarquia da Casa de Bourbon e sob o rei Luís Filipe. Embora de ascendência aristocrática, ele não pôde seguir a carreira militar por causa de um defeito físico (Pé torto). Opcionalmente, foi preparado para a carreira religiosa e, como seminarista, estudou teologia e leu a obra dos filósofos progressistas contemporâneos.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles-Maurice_de_Talleyrand]

 

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Perguntas capciosas? Saia delas...

Trago-lhes um texto curtinho escrito pelo excelente Robert Wong que é um dos meus colunistas preferidos no time da HSM e no mundo corporativo em geral. Aliás, acompanho  Wong há muito tempo, desde quando ele ainda era o presidente da Korn/Ferry - apontado pela The Economist como um dos mais influentes caça-talentos do mundo. 
Nesse artigo ele dá dicas para as "escapadas" de perguntas delicadas e/ou constrangedoras em uma entrevista de emprego ou situações semelhantes.
Para quem já viveu uma situação dessas sabe que além da presença de espírito (nem sempre presente naquele momento) é necessária uma calma que só o treinamento e a experiência fornecem. Por isso, é bom que os profissionais estejam sempre "criando" situações constrangedoras em suas mentes e treinem as respostas e atitudes para enfrentá-las. Um ato falho em momento importante pode significar muitos pontos negativos na carreira. 
Não deixem de ler o texto pois vale à pena. É daqueles que ficam...

Clique no logo e visite o Portal HSM
Como enfrentar perguntas capciosas, inusitadas ou “difíceis”? (por Robert Wong)



Antes de tudo, lembre-se de que ninguém é perfeito! Portanto, admitir seus pontos fracos mostra que você é humano e pode até contar a seu favor, caso você saiba como responder a certas perguntas delicadas do tipo:
  • “Quais são os seus pontos fracos?” 
  • “Onde você precisa melhorar e quais suas lacunas técnicas?”  ou 
  • “Você realmente tem competência para esta tarefa?”.
Eis algumas estratégias para responder a tais perguntas:
1 - Transforme um ponto fraco num potencial ponto forte


“Às vezes por querer atingir a excelência, deixo de cumprir prazos estipulados.”

“Não admito erros nos outros e muito menos em mim; portanto, às vezes sou considerado muito exigente.”



2 - Apresente uma falha ou falta no seu currículo e que está sendo ou foi corrigida

“Como meu inglês falado não é muito fluente, matriculei-me num curso de línguas nos Estados Unidos.” 

“Senti que precisava aprofundar meus conhecimentos de planejamento fiscal e fiz um curso por correspondência nesta área.”


3- Evite a palavra negativa “não”


“Você fala chinês?” Ao invés da resposta óbvia: “Não, não falo chinês”, seria melhor: “Caso seja necessário para a função, estou disposto a aprender esta língua”.

“Você estaria aberto a considerar uma transferência para (nome de uma cidade ou país que não seja da sua preferência)?” 
Muitas pessoas talvez respondessem prontamente que “Não!”, mas a resposta melhor seria: “Dependendo das condições oferecidas, posso analisar esta possibilidade.” Você mesmo não daria uma chance para estas pessoas?



Arrows gif file Robert Wong (Autor dos livros “O Sucesso Está no Equilíbrio” e “Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego” e um dos palestrantes mais inspiradores e requisitados do mercado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.