28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 3 de janeiro de 2010

Madredeus, uma paixão fulminante.


Bullets gif file
http://eueosoutros.no.sapo.pt/200412/madredeus_lisboa2004.JPG
É incrível que o grande publico do Brasil - estou referindo-me à opinião publica em geral; aquela que ouve rádio e vê novelas na TV - não conheça o Madredeus "que "são o grupo musical português de maior projeção mundial. A sua música combina influências da música tradicional portuguesa com a música erudita e com a música popular contemporânea, com destaque para a música popular brasileira (sobretudo a bossa nova)."
"No Brasil, o grupo ficou conhecido pelo grande sucesso de suas apresentações em casas de espetáculo por todo o país - sempre com lotação esgotada, em que pese a quase ausência das músicas do grupo nas rádios brasileiras - e também por suas apresentações ao ar livre, com destaque para os concertos que realizou no Pelourinho, em Salvador, Bahia (1995), na Praia de Icaraí, em Niterói, estado do Rio de Janeiro (1997) e no Parque do Ibirapuera, São Paulo, e na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (2000), ambas por ocasião das comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil." (texto da Wikipédia)
Eu confesso que já tinha ouvido falar no Madredeus, mas nunca havia parada para ouvir seu trabalho. Uma falha imperdoável para quem, como eu, adora musica portuguesa. Ao visitar o (fascinante) site portugues de Paulo Brabo, "A Bacia das Almas", deparei-me com um post sobre o Madredeus e curioso fui escutar uma das canções que lá estão. Fui fulminado por uma paixão à primeira vista. O Madredeus é simplesmente maravilhoso (sem exageros!)

http://files.myopera.com/philips/blog/madredeus02.jpg

Já pesquisei tudo que podia a respeito deles. Coloquei um "widget" com dez musicas do grupo na barra lateral do post e na segunda feira vou correndo comprar alguns dos seus CDs que encontrar. Acho que terei dificuldades porque não ouço falar nada do Madredeus na mídia especializada do Brasil. Só pode ser ou preconceito ou "jogada" das gravadoras brasileiras pois um grupo musical, portugues e com a expressão e o talento que eles têm, normalmente não estaria fora do circuito das rádios e dos clips de televisão. Uma pena!
Coloquei no post o logotipo do blog "A Bacia das Almas" para que vocês o conheçam e admirem a sensibilidade do seu autor, Paulo Brabo (cliquem no link com seu nome para conhecer seu perfil) tranferida ao seu blog.

Bullets gif file

http://www.baciadasalmas.com/images/banners/2010-bacia_000k.gif

Madredeus

Por   Paulo Brabo

Se nunca ouviu o conjunto português Madredeus, você nunca ouviu nada parecido. Uma poesia inesperada, uma coordenação excelsa, uma voz que traz em si um vento mais velho que o Velho Mundo.
Talvez seja mais indicado você aproximar-se do som do conjunto com o mesmo senso de assombro e reverência do protagonista do lírico Lisbon Story, de Wim Wenders. Não se preocupe em tentar assimilar tudo na primeira vez. A própria guitarra ensina.
 Bullets gif file


Quando uma guitarra trina
Nas mãos de um bom tocador
A própria guitarra ensina
A cantar seja quem for
Eu quero que o meu caixão tenha uma forma bizarra
A forma de um coração, a forma de uma guitarra
Guitarra, guitarra querida, eu venho chorar contigo
Sinto mais suave a vida quando tu choras comigo



Bullets gif file
E para que vocês não fiquem como eu fiquei, morrendo de saudades do Madredeus no blog Bacia das Almas resolvi além de copiar o post do Paulo Brabo inteirinho, colocar mais um vídeo do Madredeus incluindo, ao final, outros mais ao estilo YouTube.


Bullets gif file
 Clique no logotipo abaixo e visite o belísimo homesite do Madredeus.
 
 

2 comentários:

  1. drKORTEZ@hotmail.comterça-feira, 08 junho, 2010

    ''COMO CANTA ESSA MENINA,ME TRANSPORTA PARA O INFINITO...MARAVILHOSA...

    ResponderExcluir
  2. Pescoço realmente tinha ouvido sua música. Eles têm talento de verdade e vale a pena ouvir.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.