25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Aprenda a Gerenciar Projetos com os Pinguins de Madagascar!

http://www.amana-key.com.br/mailling/newsletter/03_09_09/images/charge.gif
  •  
            Alguém já participou de um projeto ou de um empreendimento que tivesse sido fruto perfeito de um plano de ação ou de um planejamento estratégico? Se a resposta for positiva considere-se um privilegiado.
            Raras vezes um plano é executado na íntegra, mantendo os parâmetros originais. Não me recordo de ter visto nenhum, dos que vi e participei terem sido cumpridos à risca. Parece que é inerente aos planos e planejamento são serem completamente executados tal como originalmente elaborados.
            Não recordo de nenhum consultor ou pesquisador americano (principalmente) daqueles que vivem inventando "nomes novos para conceitos corporativos antigos" ter se debruçado sobre este estigma. 
            Já conheci a frase "Planos e planejamentos são feitos para serem descumpridos!". Ou ainda "Plano é objeto de decoração de prateleiras!". E muitos outros que de certa maneira formam uma espécie de "caldo de cultura corporativa brasileira" que não se dá bem com a arte de planejar.
            Por outro lado também não conheço nenhum empreendimento de porte médio para diante que tenha obtido êxito pleno sem um mínimo de planejamento. Estas duas pontas da mesma corda estarão fadas a não se encontrarem?
            Confesso que não tenho a resposta, mas aconselho que ninguém se atire a um projeto de execução sem antes planificar suas ações, seus métodos, seus recursos e principalmente sua equipe.
            Poderia ficar horas dissertando sobre o tema, mas falaria muita "abobrinha". Há uma infinita bibliografia sobre "Como planejar" e é incrível para apesar desta montanha de livros, palestras, monografias e coisas que tais, o planejamento continua sendo desprezado pelos executivos da administração publica (principalmente) e da iniciativa privada (o que é um absurdo maior ainda). 
            É só pesquisar entre as instituições de um e de outro setor. A "caixinha" do planejamento nos organogramas está sempre deslocada para as laterais e quase sempre agregada à função de administração. No mais das vezes a atividade maior dos setores de planejamento é a de gestão do orçamento.
            Planejamento mesmo, pensar o futuro das empresas, preparar o destino das corporações e lançar o olhar sobre o ponto longínquo não são praticas comuns nas empresas brasileiras, em geral. Das que eu conheço cito como exceções, entre poucas outras, a Vale, o Grupo Odebrecht, o Grupo Votorantim e o recentemente criado Grupo AmBev. São corporações cujos planejamentos estão feitos e detalhados para os proximos 10, 20 e 30 anos. Não estão no topo do mundo empresarial à toa.
            Para ilustrar o tema coloquei no post um vídeo super-engraçado que mostra os famosos Pinguins de Madagascar em plena atividade gerenciando um animado projeto. 
            Aprenda com eles e entenda um pouquinho os talentos necessários para ser um bom planejador.

Aprenda a Gerenciar Projetos com os Pinguins!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.