18 DE OUTUBRO DE 2025 ||| SÁBADO ||| DIA DO MÉDICO ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 6 de dezembro de 2009

Beau Lotto e ilusões de ótica.

http://caldeiradigital.files.wordpress.com/2008/10/espiral-de-fraser.pngUma ilusão de ótica é sempre caracterizada por imagens visualmente percebidas que, ao menos em termos de bom senso, são enganadoras ou capciosas. No entanto a informação reunida pelos olhos é processada pelo cérebro para dar, naquela superfície, a impressão de que concorda com as medidas físicas da fonte de estímulo. [texto do site HypeScience]
Apresento-lhes abaixo um vídeo que "descobri" no site da TED (clique no logotipo abaixo] junto com muitos outros (todos sensacionais).
Destaquei especificamente este vídeo que está no post porque trata de um tema que eu curto demais: as ilusões de ótica com enfoque nas cores. Além do mais "conheci" o cientista Beau Lotto. Coloquei o que encontrei sobre ele e seu trabalho na internet. Todos os textos são reproduções de outros que falam sobre este cara de quem nunca tinha ouvido falar, mas é muito famoso no meio em que opera.
Vejam o vídeo (são 16 minutos) e depois, podem crer, alguma coisa os fará pensar. Por isto quis compartilha-lo com vocês.

http://www.ted.com/images/ted_logo.gif

Beau Lotto: Ilusões óticas mostram como enxergamos

Beau Lotto é fundador da Lottolab, um estúdio de arte híbrida e laboratório de ciências. Com a escultura, a brilhante interativo - e bom, investigação - ele está iluminando os mistérios do sistema visual do cérebro.


“Para entender o cérebro é necessário entender o que vemos e por que vemos. As cores sugerem uma resposta para esta questão, pois o cérebro se adapta para encontrar relações úteis nos padrões de luz que alcançam os olhos”, disse Beau Lotto.


Para ele, a ciência da cor demonstra que nenhum de nós é um observador externo da natureza. “O que vemos e acreditamos é definido pela nossa interação com a natureza”, disse Beau Lotto, que possui vários trabalhos de cunho social e tem procurado estimular na sociedade a discussão de temas como sustentabilidade, ecologia e percepção, entre outros.


Especializado nos campos da ilusão de ótica, percepção e padrões, Beau Lotto é o criador do estúdio Lottolab, um centro de pesquisa em ciência, design e arte localizado em Londres. O trabalho científico do estúdio Lottolab inclui experimentos com abelhas, humanos e máquinas, que proporcionam um grande mural para o papel de Beau Lotto como comunicador e criador de arte.

Os jogos de cores de Beau Lotto vão embaralhar a sua visão, mas também destacam o que você normalmente não consegue ver: como o seu cérebro funciona. Essa divertida visão em primeira mão de nosso sentido de visão revela como a evolução molda sua visão e sua percepção do mundo.
  •  


2 comentários:

  1. Oiêee!
    Nosso cérebro é mesmo um mistério. O Beau Lotto esteve aqui no Brasil esse ano, em Sergipe, salvo engano no mês de dezembo.
    Ouvi falar dele mas não tive a oportunidade de saber mais. Agora clareou... rsrsrs...
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Olá New!

    Como sempre bem informada. Realmente o Dr. Beau Lotto esteve em Sergipe a convite do BANESE (Banco) para fazer uma palestra.
    Um dos trechos do texto que está no post foi retirado da matéria que o site do banco fez sobre o evento.
    Sempre grato pela delicadeza da tua visita e pelo comentário.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.