15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 13 de dezembro de 2009

Tian'anmen Square. Quem se lembra destas cenas?

http://michaelgreenwell.files.wordpress.com/2007/06/tiananmen.jpg


Praça de Tian'anmen ou Praça da Porta da Paz Celestial evoca-nos as más lembranças e as  (poucas) imagens da famosa manifestação de 1989 - entre 15 de abril e 4 de junho - reprimida com extrema violencia pelos governantes chineses à época.   
O mundo todo ficou chocado com as raras cenas que conseguiam ser "exportadas" daquela praça e que imediatamente caiam na rede mundial para serem divulgadas e gerar protestos ao redor do mundo.  
De lá para cá (e antes também) os protestos continuam ocorrendo e as repressões, com o uso desproporcional da força pelos governos alvos das manifestações, também. Brasilia é um exemplo. Na COP 15, certamente teremos repetição das cenas. Infelizmente a humanidade avançou pouco nesta encarniçada e eterna luta entre o diálogo e a violência. 
Entretanto uma imagem maravilhosa, antológica, atravessou os tempos e resistiu como símbolo da luta entre a força e o idealismo; do confronto entre as ideias desarmadas e a força bruta das repressões... 
Falo da cena daquele cidadão solitário que barrou, armado apenas dos seus ideais e sua coragem, a coluna de tanques que se deslocava para coibir a manifestação. Foram momentos que passaram imediatamente a fazer parte da historia universal.  
Faço este post em homenagem àqueles que, apesar de todas as brutalidades que sofrem  e  das desvantagens nos confrontos que enfrentam ainda se dispõem a afrontar tanques, cavalos, balas de borracha e granadas de gás lacrimogênio para defender seus ideais e manifestar-se contra os erros dos poderosos. Agora mesmo, na COP 15 já temos os protestos em curso (clique aqui). Ainda bem que eles existem... 
Assistam ao vídeo chines que correu o mundo e depois aos três outros vídeos  -  em sequencia - que fazem parte do   programa que o Arquivo N da Rede Globo apresentou com o titulo de "O Massacre de Tiananmen: Vinte Anos Depois”.
  •  
http://1.bp.blogspot.com/_fOJD67rCP10/RyYC1IfkGrI/AAAAAAAACEE/XeNsgyyyMNs/s400/tienamen2.gif
 [Monumento da Praça Tian'anmen" ocupada por manifestantes em 1989]
  •  

[Vídeo gravado por uma testemunha chinesa e narrado em mandarim]

[ Praça da Paz Celestial em vista mais recente]
  •  
 http://globonews.globo.com/ImageShow/0,,180604,00.jpg
[clique no logotipo do Arquivo N e visite o site]

Abaixo estão - em sequencia - os tres vídeos da reportagem sobre o massacre da Praça da Paz Celestial após vinte anos (1989-2009) de sua ocorrência.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.