23 DE MAIO DE 2024 - 5ª FEIRA - DIA NACIONAL DE DEFESA DAS FLORESTAS BRASILEIRAS


Abraço do blog





FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 13 de dezembro de 2009

Tian'anmen Square. Quem se lembra destas cenas?

http://michaelgreenwell.files.wordpress.com/2007/06/tiananmen.jpg


Praça de Tian'anmen ou Praça da Porta da Paz Celestial evoca-nos as más lembranças e as  (poucas) imagens da famosa manifestação de 1989 - entre 15 de abril e 4 de junho - reprimida com extrema violencia pelos governantes chineses à época.   
O mundo todo ficou chocado com as raras cenas que conseguiam ser "exportadas" daquela praça e que imediatamente caiam na rede mundial para serem divulgadas e gerar protestos ao redor do mundo.  
De lá para cá (e antes também) os protestos continuam ocorrendo e as repressões, com o uso desproporcional da força pelos governos alvos das manifestações, também. Brasilia é um exemplo. Na COP 15, certamente teremos repetição das cenas. Infelizmente a humanidade avançou pouco nesta encarniçada e eterna luta entre o diálogo e a violência. 
Entretanto uma imagem maravilhosa, antológica, atravessou os tempos e resistiu como símbolo da luta entre a força e o idealismo; do confronto entre as ideias desarmadas e a força bruta das repressões... 
Falo da cena daquele cidadão solitário que barrou, armado apenas dos seus ideais e sua coragem, a coluna de tanques que se deslocava para coibir a manifestação. Foram momentos que passaram imediatamente a fazer parte da historia universal.  
Faço este post em homenagem àqueles que, apesar de todas as brutalidades que sofrem  e  das desvantagens nos confrontos que enfrentam ainda se dispõem a afrontar tanques, cavalos, balas de borracha e granadas de gás lacrimogênio para defender seus ideais e manifestar-se contra os erros dos poderosos. Agora mesmo, na COP 15 já temos os protestos em curso (clique aqui). Ainda bem que eles existem... 
Assistam ao vídeo chines que correu o mundo e depois aos três outros vídeos  -  em sequencia - que fazem parte do   programa que o Arquivo N da Rede Globo apresentou com o titulo de "O Massacre de Tiananmen: Vinte Anos Depois”.
  •  
http://1.bp.blogspot.com/_fOJD67rCP10/RyYC1IfkGrI/AAAAAAAACEE/XeNsgyyyMNs/s400/tienamen2.gif
 [Monumento da Praça Tian'anmen" ocupada por manifestantes em 1989]
  •  

[Vídeo gravado por uma testemunha chinesa e narrado em mandarim]

[ Praça da Paz Celestial em vista mais recente]
  •  
 http://globonews.globo.com/ImageShow/0,,180604,00.jpg
[clique no logotipo do Arquivo N e visite o site]

Abaixo estão - em sequencia - os tres vídeos da reportagem sobre o massacre da Praça da Paz Celestial após vinte anos (1989-2009) de sua ocorrência.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.