23 DE ABRIL DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| DIA DE SÃO JORGE |||

Bem vindo

Bem vindo

São Jorge (entre 275 e 280 — 23 de abril de 303), também conhecido como Jorge da Capadócia e Jorge de Lida foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no Catolicismo, na Igreja Ortodoxa, bem como na Comunhão Anglicana. É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos catorze santos auxiliares. No cânon do Papa Gelásio (496 d.C.), São Jorge é mencionado entre aqueles que “foram justamente reverenciados pelos homens e cujos atos são conhecidos somente por Deus”. Considerado um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro – a primeira é a data de sua morte, e a segunda, a data da consagração da igreja dedicada a ele em Lida (Israel), na qual se encontram sua sepultura e suas relíquias. A igreja de São Jorge em Lida foi erguida a mando do imperador romano Constantino. (Wikipédia)


George Gordon Byron, 6.º Barão Byron FRS (Londres, 22 de janeiro de 1788 – Missolonghi, 19 de abril de 1824), conhecido como Lord Byron, foi um poeta britânico e uma das figuras mais influentes do romantismo. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão os extensos poemas narrativos Don Juan, A Peregrinação de Childe Harold e o curto poema lírico She Walks in Beauty. Byron é considerado um dos maiores poetas britânicos, e permanece vastamente lido e influente. Ele percorreu toda a Europa, especialmente Itália, onde viveu durante sete anos. No fim da vida, Byron juntou-se à Guerra de independência da Grécia contra o Império Otomano, motivo pelo qual muitos gregos reverenciam-no como um herói nacional. Morreu aos trinta e seis anos de idade de uma febre contraída em Missolonghi.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Tian'anmen Square. Quem se lembra destas cenas?

http://michaelgreenwell.files.wordpress.com/2007/06/tiananmen.jpg


Praça de Tian'anmen ou Praça da Porta da Paz Celestial evoca-nos as más lembranças e as  (poucas) imagens da famosa manifestação de 1989 - entre 15 de abril e 4 de junho - reprimida com extrema violencia pelos governantes chineses à época.   
O mundo todo ficou chocado com as raras cenas que conseguiam ser "exportadas" daquela praça e que imediatamente caiam na rede mundial para serem divulgadas e gerar protestos ao redor do mundo.  
De lá para cá (e antes também) os protestos continuam ocorrendo e as repressões, com o uso desproporcional da força pelos governos alvos das manifestações, também. Brasilia é um exemplo. Na COP 15, certamente teremos repetição das cenas. Infelizmente a humanidade avançou pouco nesta encarniçada e eterna luta entre o diálogo e a violência. 
Entretanto uma imagem maravilhosa, antológica, atravessou os tempos e resistiu como símbolo da luta entre a força e o idealismo; do confronto entre as ideias desarmadas e a força bruta das repressões... 
Falo da cena daquele cidadão solitário que barrou, armado apenas dos seus ideais e sua coragem, a coluna de tanques que se deslocava para coibir a manifestação. Foram momentos que passaram imediatamente a fazer parte da historia universal.  
Faço este post em homenagem àqueles que, apesar de todas as brutalidades que sofrem  e  das desvantagens nos confrontos que enfrentam ainda se dispõem a afrontar tanques, cavalos, balas de borracha e granadas de gás lacrimogênio para defender seus ideais e manifestar-se contra os erros dos poderosos. Agora mesmo, na COP 15 já temos os protestos em curso (clique aqui). Ainda bem que eles existem... 
Assistam ao vídeo chines que correu o mundo e depois aos três outros vídeos  -  em sequencia - que fazem parte do   programa que o Arquivo N da Rede Globo apresentou com o titulo de "O Massacre de Tiananmen: Vinte Anos Depois”.
  •  
http://1.bp.blogspot.com/_fOJD67rCP10/RyYC1IfkGrI/AAAAAAAACEE/XeNsgyyyMNs/s400/tienamen2.gif
 [Monumento da Praça Tian'anmen" ocupada por manifestantes em 1989]
  •  

[Vídeo gravado por uma testemunha chinesa e narrado em mandarim]

[ Praça da Paz Celestial em vista mais recente]
  •  
 http://globonews.globo.com/ImageShow/0,,180604,00.jpg
[clique no logotipo do Arquivo N e visite o site]

Abaixo estão - em sequencia - os tres vídeos da reportagem sobre o massacre da Praça da Paz Celestial após vinte anos (1989-2009) de sua ocorrência.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.