14 DE SETEMBRO DE 2024 | SÁBADO - DIA NACIONAL DO FREVO |



A dança do frevo se originou no final do século XIX, durante as celebrações do carnaval de Pernambuco. O frevo teve influência de ritmos agitados e frenéticos, como o maxixe, as marchinhas carnavalescas, a capoeira e outros estilos africanos. Seu nome faz referência à rapidez no movimento dos pés e corpo, como se o chão estivesse a “ferver”. 14 de setembro foi escolhido para celebrar o Dia do Frevo porque essa é a data de nascimento do criador da palavra “frevo”. Seu criador foi o jornalista Oswaldo Oliveira, que nasceu em 14 de setembro 1882.

Bem vindo

Bem vindo

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 26 de dezembro de 2009

O blog como ferramenta de gerencia e fiscalização.



[arranjo+geral.jpg]

  •  
            Ao assumir a Diretoria de Infraestrutura Aquaviaria do DNIT um dos primeiros desafios que enfrentei foi o de fiscalizar a gigantesca obra de engenharia que é a construção das Eclusas na UHE de Tucurui,  no rio Tocantins.
            Por que considerei um desafio? Primeiro porque a obra é uma das "joias da coroa" do PAC. É considerada a maior obra de engenharia em construção dentro do Programa de Aceleração do Crescimento e seu cronograma está atrelado às demais obras que vão propiciar o escoamento da produção da ALPA* que a Vale está construindo em Marabá. Segundo porque a obra é gerenciada pela Eletronorte, através de um convênio com o DNIT. Ou seja a gestão dos trabalhos é terceirizada, mas a responsabilidade civil é do DNIT. que é a "dona" do empreendimento. E terceiro, não haviam engenheiros disponíveis para residirem em tempo integral no canteiro de serviços, no interior do Pará e a fiscalização era feita através de relatórios da Eletronorte e de viagens regulares, entre Brasilia e Tucurui, do engenheiro que é o gerente do convenio. A dependência de informações de terceiros era total.
            Deixo detalhes da obra para outra oportunidade porque neste momento o foco que quero dar está dirigido para uma nova ferramenta de fiscalização de obras a distancia que está em experiencia de uso no DNIT, mais precisamente na DAQ (Diretoria Aquaviaria). 
            Trata-se de um blog. Isto mesmo! Um simples blog está suprindo enormes distancias e dificuldades de informações que todos os diretores de estruturas com projetos e empreendimentos enfrentam para estarem bem informados  em relação às obras sob a responsabilidade de suas equipes.
            Aproveitando a minha (pouca) experiencia como blogueiro surgiu a idéia e consegui implantar, graças aos técnicos do DNIT, a operação de um blog - que chamamos de  "Eclusas de Tucurui - Diario de Bordo" -  para acompanhar diuturnamente o andamento das obras das Eclusas de Tucurui. E está sendo um sucesso!
            Com apenas um engenheiro na obra, Marcelo Boaventura, estamos em Brasilia e daqui ou de qualquer outro lugar do Brasil e do planeta podemos visualizar on line o que ocorre a cada dia (pode ser até a cada hora) no canteiro de obras lá na região de Tucurui, Estado do Pará (veja mapa).
            Não posso afirmar que seja uma novidade no campo dos trabalhos de se acompanhar e gerenciar contratos de obras, mas não conheço nenhum órgão publico ou empresa de construção que esteja utilizando blogs para supervisionar suas obras. E não sabem o que estão perdendo!
            Nosso proximo objetivo agora é abrir uma página no YouTube para documentar, o andamento dos serviços por meio de vídeos, onde poderemos ter noções mais detalhadas dos problemas nas obras e um conjunto de imagens em vídeo que certamente contarão a história da obra deixando um legado que faz muita falta à engenharia brasileira.
            Deixo a sugestão para que as grandes empreiteiras, projetistas e outras corporações possam se utilizar dos blogs e sites de vídeos para gerenciar seus empreendimentos e projetos. Os recursos e possibilidades de suas utilizações são infinitos e os custos, ínfimos em relação aos resultados. Conosco, lá no DNIT, está muito certo. É só acessar o blog para ter noção do nível de informação que é disponibilizada.
            Para quem já trabalhou com obras de engenharia, principalmente da chamada "construção pesada" sabe das dificuldades para se conseguir informações detalhadas sobre os problemas nos canteiros e a necessidade de resolvê-los com alta velocidade. O mesmo serve para o desenvolvimento de projetos e tudo que tenha de ser administrado à distancia e exija cuidados especiais com cronogramas e produtividade.
            Convido os interessados a visitar o blog "Eclusas de Tucurui - Diario de Bordo" e conhecer uma das maiores obras da engenharia brasileira.
NOTA - ALPA - (Projeto Aços laminados do Pará (ALPA) – que compreende a construção de uma planta de aço em Marabá, estado do Pará, com uma capacidade nominal de 2,5 Mtpa de aços semiacabados. O investimento total estimado é de US$ 2,760 bilhões, e o início das operações é esperado para 2013. Estamos realizando o estudo de viabilidade e o investimento esperado para 2010 é de US$ 192 milhões. O desenvolvimento do projeto depende de diversos investimentos públicos em infraestrutura.)

http://www.eln.gov.br/opencms/export/sites/eletronorte/pilares/geracao/estados/tucurui/eclusas/imagens_eclusa/local.png_1752573389.png




  •  
Ilustrei o post com algumas poucas fotos apenas para dar idéia do gigantismo da obra em concreto e terraplenagem. Observem os trabalhadores e os equipamentos em relação aos volumes das obras. As fotografias foram batidas pelo próprio engenheiro do DNIT  e colocadas momentos depois no blog.

Canal Intermediário - Abraço do Dique Esquerdo com a Eclusa 2: construção de aterro com solo argiloso


Canal Intermediário - Abraço do Dique Esquerdo com a Eclusa 2: construção de aterro com solo argiloso


Canal Intermediário - Abraço do Dique Esquerdo com a Eclusa 2 - Muro de Contenção: Concluída a concretagem da camada 3 de todos os tramos (Contenção 1, 2 e 3), atividades de armação e formas para lançamento da camada 4


Canal Intermediário - Abraço do Dique Esquerdo com a Eclusa 2 - Muro de Contenção: Concluída a concretagem da camada 3 de todos os tramos (Contenção 1, 2 e 3), atividades de armação e formas para lançamento da camada 
 

NOTA INFORMATIVA - Como o blog ainda está em processo de experiência não está com acesso liberado para a blogosfera. Só os técnicos credenciados podem visita-lo. Quando estiver tudo OK voltarei à Oficina para avisar.

2 comentários:

  1. Prezado Dr. Drummond,

    Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente artigo. Utilizar o blog como ferramenta de gestão de empreendimentos de engenharia, à distância, é uma novidade a ser amplamente divulgada.
    No início, quando a idéia é inovadora, sempre há resistência, pois tememos o desconhecido, afinal, é mais fácil questionar e reprovar. No entanto, ao abrir a mente para novas possibilidades, percebemos que o blog é uma ferramenta com recursos fantásticos e que pode sim ser utilizado com o propósito de acompanhar e gerenciar projetos à distância.
    Particularmente estou encantado com esta ferramenta e com a possibilidade concreta de disponibilizar informações produzidas no canteiro de obras em Tucuruí quase em tempo real.
    Temos uma forte expectativa de que esta experiência seja ampliada e compartilhada por muitos gestores. Quanto a nós, prosseguimos já colhendo os benefícios de ter um blog para acompanhamento de obras à distância.

    Parabéns por esta idéia inovadora!

    Marcelo Boaventura

    ResponderExcluir
  2. Prezado Drummond:

    Sigamos a marcha,pois os ventos sussurram novos tempos e, com muito pouco, podemos chegar ao nível de excelência que todos almejados: eficiência, eficácia e efetividade.

    Abraços e conte conosco.

    Euripedes Melo
    Coordenador

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.