||| 19 de março DE 2026 ||| 5ª FEIRA ||| dia do Carpinteiro, do Marceneiro e do artesão ||| "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons". (Martin Luther King) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Carpinteiro e do Marceneiro é celebrado anualmente em 19 de março no Brasil. Esta data homenageia o profissional que une técnica e criatividade para criar belos objetos (móveis, por exemplo) a partir do uso da madeira bruta como matéria-prima. Muitas pessoas confundem as profissões de carpinteiro com a de marceneiro. Mesmo ambas sendo caracterizadas por trabalhar com a madeira, não são iguais. O carpinteiro lida diretamente com a madeira bruta e trabalha com obras relacionadas com a construção civil, predominantemente. Já o marceneiro é conhecido por se dedicar aos trabalhos artísticos e artesanais, como objetos de decoração, obras de arte e outras peças com acabamentos mais sofisticados. carpinteiro cortando madeira com ferramenta Origem do Dia do Carpinteiro e do Marceneiro O 19 de março foi escolhido para comemorar o Dia dos Carpinteiros e Marceneiros em referência ao Dia de São José, que se celebra também nesta data. Para a Igreja Cristã (a Católica, principalmente), São José é considerado o padroeiro dos carpinteiros, sendo esta a sua profissão enquanto viveu. São José é o “pai adotivo” de Jesus Cristo, marido da Virgem Maria, de acordo com os relatos bíblicos.


Erasmo de Roterdão (português europeu) ou Roterdã (português brasileiro) (Roterdão, 28 de outubro de 1466 – Basileia, 12 de julho de 1536), nascido Gerrit Gerritszoon ou Herasmus Gerritszoon (em latim: Desiderius Erasmus Roterodamus), foi um teólogo e filósofo humanista neerlandês que viajou por toda a Europa, como Portugal, Inglaterra, Itália, Espanha, Croácia, Bulgária, Dinamarca e outros. Biografia Erasmo cursou o seminário com os monges agostinianos e realizou os votos monásticos aos 25 anos, vivendo como tal, sendo um grande crítico da vida monástica e das características que julgava negativas na Igreja Católica. Frequentou o Collège Montaigu, em Paris, e continuou seus estudos na Universidade de Paris, então o principal centro da escolástica, apesar da influência crescente do Renascimento da cultura clássica, que chegava de Itália, Erasmo optou por uma vida de acadêmico independente. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Erasmo_de_Roterd%C3%A3o}


domingo, 18 de maio de 2008

O TESOURO

O TESOURO (Prof. Wagner Campos*)

Ouvi durante minha infância, dezenas de histórias sobre duendes e seus potes de ouro ao final do arco-íris. Perguntava-me se realmente existiam duendes, se eram pequeninos e porque deixavam o pote no final do arco-íris? Ficava inconformado quando verificava que o final do arco-íris era praticamente impossível de se achar, pois quanto mais eu caminhava em direção a ele, mais distante ficava. Até tentei procurar o pote de ouro no fim de um arco-íris feito com um jato de água da mangueira no quintal de minha casa, mas o arco-íris ficava pela metade e não continuava (devia ser malandragem dos tais Duendes).

Percebi que a história do pote com moedas de ouro não representava um bem material, mas um bem inestimável, contendo tudo o que guardamos em nosso coração. Representa as pessoas que amamos, nossos desejos, nossos momentos inesquecíveis, nossas melhores lembranças, nossos sonhos e metas, o salto comemorativo da vitória de uma competição, o coração querendo sair do peito diante do reconhecimento no trabalho, a emoção de possuir um relacionamento feliz, o calor e a alegria imensurável do nascimento de um filho.

O pote está localizado no final do arco-íris de nossos sentimentos, um lugar iluminado por nossas experiências de vida. O pote não tem fundo assim como o arco-íris não tem fim. O valor que damos a cada segundo de nossas vidas representa a importância conforme nossas percepções.

Quando acumular tamanho tesouro, que tal dividir com seus amigos, familiares e conhecidos? Alegria, sucesso e realização são alguns dos bens mais preciosos de nossas vidas. Poucos sabem reconhecê-los e desfrutá-los. Aumente seu tesouro dividindo-o com outras pessoas. Com certeza os sorrisos, agradecimentos e reconhecimentos que receberá agregarão ainda mais valor ao seu tesouro. Este é o único bem que quanto mais se reparte, mais se acumula!

*Wagner Campos é Especialista em Marketing e Palestrante em Vendas, Motivação e Liderança. É Consultor de Empresas e Diretor da True Consultoria. Contribuiu para empresas de vários segmentos como Cervejaria Brahma, Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos e Sebrae e autor do Livro "Vencendo Dia a Dia". Inovador, criativo e com grande interação com seu público tem sido requisitado para a abertura e encerramento de vários eventos como Congressos, Convenções, Semanas Educacionais e Universitárias, Seminários e SIPAT.
Contato: F: (19) 3444-9599 - Reprodução autorizada, desde que mencionado o autor e o site e comunicada a utilização através do e-mail wagner@trueconsultoria.com.br. Saiba Mais sobre Cursos, Palestras e Treinamentos oferecidos através do site www.trueconsultoria.com.br.

4 comentários:

  1. Oiêeee!
    Vim deixar um beijo. Estou em falta contigo mas, assim que puder, tentarei remediar isso.
    Sentiremos saudades.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via blog em 05/05/08.
    Continuamos interessados no site.

    Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.

    Grato e à disposição,
    --
    Fabio Alves
    ------------------------------
    fabio@hotwords.com.br
    www.hotwords.com.br
    ------------------------------
    Phone: 11 3178 2513
    ------------------------------

    ResponderExcluir
  3. Oi querido Herbert! Lindo artigo para reflexão... Devo me colocar em introspecção para descobrir os tesouros do meu pote. Um deles consiste em ter feito amigos tão sábios como você! Beijos e bom feriado! :)

    ResponderExcluir
  4. Herbert,
    Assim como muitos, estou sentindo uma falta enorme de seus artigos! Volte logo, e antes, mande notícias!

    Um grande abraço!

    Ronaldo

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.