recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 17 de abril DE 2026 ||| 6ª feira ||| Dia Internacional das Lutas Camponesas e Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária ||| "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe" (Oscar Wilde) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional das Lutas Camponesas é celebrado anualmente em 17 de abril. A data foi instituída pela Via Campesina em memória do "Massacre de Eldorado dos Carajás" (1996), no Pará, marcando a resistência camponesa mundial, a luta pela reforma agrária, justiça social e soberania alimentar. Origem: Criado após o assassinato de 19 trabalhadores rurais sem-terra em 17 de abril de 1996. Foco: Ação global pela reforma agrária, contra o agronegócio predatório e em defesa dos direitos dos trabalhadores do campo. No Brasil, a data também é conhecida como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Ações: Historicamente, abril é um mês de intensas mobilizações, ocupações e marchas organizadas pelos movimentos sindicais rurais. A data é um marco para refletir sobre a agricultura familiar, a produção de alimentos saudáveis e o acesso à terra.


Sofia Prokofieva Sofia Leonidovna Prokofieva (14 de maio de 1928 – 7 de maio de 2025), foi uma escritora, poetisa, tradutora, dramaturga, roteirista e autora soviética e russa de livros infantis e contos de fadas e histórias mágicas para crianças em idade pré-escolar. Suas obras receberam diversos prêmios internacionais, incluindo o Prêmio Kodai no Japão para o melhor livro infantil e o Prêmio Nacional de Literatura "Caneta de Ouro da Rússia". Seus contos de fadas foram traduzidos para mais de vinte idiomas, muitos dos quais foram adaptados para o cinema e para animações.


quarta-feira, 7 de maio de 2008

1968 - Um ano de transformações - (2)


.
Continuo a apresentar aos amigos e visitantes da Oficina de Gerência a série "1968 - Um Ano de Transformações" que a equipe do Programa Arquivo N, da GloboNews, está apresentando a cada semana, às quartas feiras. Este é o 2º programa.
Os textos e algumas fotos que estão colocadas no site específico do programa podem ser acessado clicando neste ponto.
Como no post anterior [1968 - Um ano de transformações - (1)], por conta de limitações do Blogger, tive que dividir o programa em dois vídeos.
O segundo episódio da série sobre o emblemático ano de 1968 destaca a rua como palco de inúmeras mudanças. Foi na rua que se fez a história em muitos países - inclusive no Brasil. Os estudantes tomaram a palavra, movidos por muitos desejos, e foram à luta. A palavra teve diversos significados. (texto que está no site do programa).
Como no anterior, assistir o programa - nos dois vídeos - é um passeio na história recente da humanidade. Muitas lembranças, muitas emoções... Para os mais jovens, uma aula de história da melhor qualidade. Foram colocadas cenas daquele período conturbado, aqui no Brasil.
Visitem os sites colocados no final do post para aproveitar a maravilhosa pesquisa que GloboNews produziu para o documentário.
.
..
(primeiro vídeo) ...............................................................................(segundo vídeo)
.
Quando as diferenças fazem a história: O terceiro episódio da série sobre o emblemático ano de 1968, trata da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos e da emancipação feminina.
.

http://especiais.globonews.globo.com/68/category/personagens-de-1968/

Um comentário:

  1. Oi! Sera que meu comentario sobre tres opçoes para escrever aqui se perdeu? Diga-me la! Porque pensei num tema para aceitar o teu convite, não esqueci não, mas fiquei na duvida o que seria mais bcana, entao propos fazer uma mini enquete para decidir qual deles... As opcoes seriam:
    a) Porque boas idéias dão errado;
    b) Bons modos à mesa... do escritório e.. ichi, esqueci qual era a terceira opção! Fico no aguardo.
    Ethel Scliar

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.