23 DE ABRIL DE 2024 – 3ª FEIRA - DIA DO ESCOTEIRO DO BRASIL


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 13 de maio de 2008

Ministra Marina Silva entrega pedido de demissão ao Presidente Lula



13/05/2008 - 15h56
Ministra Marina Silva entrega pedido de demissão a Lula
*
MARTA SALOMON
da Folha de S.Paulo, em Brasília
.
Marina Silva deixa Meio Ambiente após divergências com Casa Civil e Agricultura.
A integrantes de sua equipe, que ela reuniu hoje de manhã, a ministra disse que não existe a possibilidade de recuar e permanecer no cargo, que ocupa desde o primeiro dia do primeiro mandato de Lula.
Marina vinha entrando em conflitos com outros ministérios, como a Casa Civil e a Agricultura, em casos e questões que opõem proteção ambiental a interesses econômicos.
O mal-estar entre Marina Silva e Dilma Rousseff (Casa Civil) começou em julho do ano passado, por conta das negociações em torno do edital para as concessões para o leilão das usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira (RO). O impasse em torno das concessões ambientais teve início com a
cobrança do presidente Lula por mais agilidade nas licenças ambientais concedidas pelo Ministério do Ambiente.
Após desentendimentos, o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) concedeu licença prévia para as hidrelétricas serem construídas, mas estabeleceu uma série de regras.
Para Dilma, o argumento era econômico e técnico: as usinas produzirão 6.450 MW --a maior obra de energia do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Marina argumentava, por outro lado, que as hidrelétricas só podem sair do papel se ficasse constatado que não iriam trazer prejuízos ambientais à região.
Com o ministro Reinhold Stephanes (Agricultura), o desentendimento girava em torno do plantio de cana. Para Marina, Stephanes incentiva o plantio de cana em áreas degradadas da Amazônia, do Pantanal e da mata atlântica.
Em entrevista à Folha, Stephanes afirmou que "foi mal interpretado", quando citou Roraima como uma possibilidade de plantio de cana. Nessa área a que ele se referia, segundo o próprio ministro, haveria apenas savana. "Há milhares de anos."
"Deram uma interpretação diferente. Falei em incentivar plantio em áreas e pastagens degradadas, não no bioma", disse.
Marina também enfrentou problemas com os servidores do Ibama, insatisfeitos com a divisão do órgão e com a criação do Instituto Chico Mendes. Para protestar contra a criação do órgão, os servidores do Ibama fizeram uma greve, que foi criticada publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O noticiário ainda está sendo atualizado sobre o pedido de demissão da, agora, ex-ministra Marina Silva. Pegou o mundo político de surpresa. Mas não foi surpresa para quem acompanha o trabalho de Marina Silva à frente do Ministério do Meio Ambiente. Com certeza, os "interesses políticos" do do PAC ultrapassaram os limites da paciência e da ética da ex-ministra.
A criação do Instituto Chico Mendes, como se fora uma "Eva" às avessas, extraída "na marra"da costela de Adão, no caso o IBAMA já foi um enorme sapo que Marina Silva teve de engolir. O resto deve ter sido um "cabo de guerra" travado entre o Ministério do Meio Ambiente e a Casa Civil (que gerencia o PAC) e que rebenta agora do lado mais fraco (politicamente).
Sai a ministra, mas perde qualidade o governo do Presidente Lula, notadamente, na delicada área ambiental, onde a ex-ministra transitava com máxima desenvoltura principalmente nos círculos internacionais. O impacto negativo será grande.
Vamos ter muitos desdobramentos - políticos - por conta dessa demissão, mas estes não nos interessam, aqui na Oficina de Gerência. O que vou acompanhar é o lado gerencial do case.
O que pode ter oocorrido para que uma "estrela" da equipe de governo, como Marina Silva, pedisse demissão assim, sem aviso prévio. Coisa boa - administrativamente falando - não deve ter sido. Conflitos interpessoais? Interesses desatendidos? Prestígio diminuído? Especulações vão surgir de todos os lados. O perfil de Marina Silva não sugere uma pessoa intempestiva, de decisões radicais. Pelo contrário. Acho que o estopim da ex-ministra foi ficando curto até acabar, hoje.
Estão noticiando que o Presidente Lula - que sempre deu demonstrações de apreço pessoal e profissional pela sua ministra - vai tentar demovê-la. Se bem conheço as pessoas, mesmo por leitura de perfis e atitudes públicas, duvido que ela seja demovida. A conferir.
____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.