||| 25 de agosto DE 2026 ||| 3.ª feira ||| Dia Nacional da Educação Infantil ||| *Reflexão: "A infância é o chão que a gente pisa a vida inteira." – Lya Luft. |||

 

Bem vindo

Bem vindo

No dia 25 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da médica pediátrica e sanitarista brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. A oficialização da celebração aconteceu a partir da Lei 12.602/2012, que também institui a Semana Nacional da Educação Infantil. A celebração aproveita a data para trazer à tona debates referentes à educação infantil no Brasil. A fase que atua com crianças de zero a seis anos de idade é a primeira etapa da educação básica. Neste momento, os pequenos são levados a desenvolver diferentes capacidades que os acompanharão até a vida adulta, como: • Motora; • Intelectual; • Sociais. Importância da educação infantil escolar Na educação infantil as crianças começam a ter os seus primeiros contatos com a experiência escolar. Dessa forma, o nível educacional é considerado um dos mais importantes do sistema educacional brasileiro. Com a educação infantil escolar, as crianças começam a interagir fora do convívio familiar. Dessa forma, elas passam a lidar com as diferenças dentro do desenvolvimento integral. Sendo assim, com seu desenvolvimento cognitivo sendo proporcionado com o auxílio dos professores. Todo o conhecimento passado durante a formação da educação infantil, é utilizado como uma base para as demais etapas da educação formal, e permitindo que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual. Durante os anos iniciais é possível descobrir os interesses das crianças, bem como sua forma de se expressar, ideias, etc.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Jean-Jacques Rousseau[a] (Genebra, 28 de junho de 1712 – Ermenonville, 2 de julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor genebrino. As ideias de Rousseau influenciaram profundamente todo o Direito e outras áreas das ciências humanas na medida em que desenvolveram e aprofundaram conceitos como Estado, poder e soberania, tais quais conhecemos atualmente. Seu primeiro grande texto filosófico, Discurso sobre as Ciências e as Artes, ganhou o prêmio da Academia de Dijon em 1750, marcando o início de seu sucesso intelectual. Certas características da filosofia de Rousseau já emergiram em sua primeira obra: a dura crítica à civilização, entendida como a causa de todos os males e infelicidade na vida humana em contraste com a predominância da bondade humana em seu estado de natureza. Esses temas foram retomados e desenvolvidos em sua obra posterior, Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, de 1754, mas foi com a obra Do Contrato Social, de 1762, que Rousseau exerceu maior influência, sobretudo por transferir a titularidade de soberania da pessoa do governante para o povo. A filosofia política de Rousseau influenciou o progresso do Iluminismo em toda a Europa, bem como certos aspectos da Revolução Francesa e o desenvolvimento dos pensamentos políticos, econômicos e educacionais posteriores, embora grande parte das reflexões rousseaunianas contraste radicalmente com a corrente iluminista, tendo sido classificada como romântica ou até mesmo como irracionalista por alguns de seus pares. A relação de Rousseau com intelectuais iluministas de sua época, assim como com as instituições da República de Genebra, acabou se deteriorando devido a discordâncias filosóficas, suspeitas e brigas, levando Rousseau ao isolamento quase completo.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau]

 

domingo, 4 de maio de 2008

9.000 visitas estão registradas na portaria da Oficina de Gerência.


1.000 ... 2.000 ... 3.000 ... 4.000 ... 5.000 ... 6.000 ... 7.000 ... 8.000 ... 9.000

O blog atingiu a inacreditável marca (para mim) dos 9.000 acessos!
Nem vou esticar muito o papo. Fica parecendo que estou querendo "afagos" dos amigos. Mas não é. Na verdade eu estava prevendo chegar aos 9.000 lá pelo mês de julho e 10.000 em setembro. Vou ter que antecipar os planos. Confesso que estou meio...tonto de alegria.
Gente, muito, muito obrigado de coração. Minha gratidão a todos os amigos e visitantes que acessam o blog, no Brasil e em tantos outros países. Visitantes de vários continentes que, pelo milagre da blogosfera, já se tornaram "clientes", porquanto estão acessando o blog regularmente e sempre por aqui, "bebericando um cafezinho", se divertindo e se fazendo presentes no galpão da Oficina de Gerência. Agradeço a todos.
Como posso retribuir? Me comprometendo a continuar o trabalho (e creiam, é bastante trabalho) para aprimorar o nível do conteúdo e principalmente a usufruir deste prazer imenso que é produzir o blog para vocês.
.

.

3 comentários:

  1. Caro amigo Herbert Drummond (deram-lhe um nome que se faz necessário escrevê-lo por completo. Ele tem imponência)
    O sucesso do Oficina é fácil de se prever pela qualidade dos artigos e pela constante atualização, sendo esses dois itens o que mais atrai os seus leitores, pois voltar aqui todos os dias é garantia de novidades e sempre inteligentes. E você faz esse sucesso todo porque os seus leitores são pessoas cultas, pois o seu blogue é feito para leitores cultos (incluo-me, modéstia à parte - rs)
    Parabéns Herbert Drummond e em pouco tempo você postará sobre 50 mil visitas e estarei por aqui para conferir e comentar: "lembra que eu disse?".
    Um abraço e como diz o inteligente Vitinho: "continua o seu bom trabalho".

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Gato Guga,
    Sempre gentil e incentivador. Grato meu caro.
    Você e os amigos mais próximos como Lady Jaqueline, Sir Ronaldo e a Ethel Scliar são os meus modelos na blogosfera. Estou feliz e quero dividir este sentimento com você e os padrinhos e amigos do blog. Vamos em frente, mas 50.000 Gato? Nem ouso imaginar. Por enquanto vou de mil em mil. Brigadão amigo!

    ResponderExcluir
  3. Olha só, sua modéstia não faz sentido. Em 3 míseros meses o número será alcançado.
    Eu nunca fiz isso na vida, mas como percebi que você é um cara show de bola e usa decência na vida, quero sugerir a você que conheça um blogue de um cara que tá no outro lado do planeta, pois ele é uma das pessoas mais amigas e corretas que pude conhecer, mesmo que virtualmente. Ele é o tipo de gente que lamentamos não conhecer pessoalmente e fala a mesma língua que nós: BLOG DA LUZ FOSCA, do amigo VITINHO.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.