28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 9 de maio de 2008

A era Vargas (3)




Clique aqui para ser redirecionado a um post mais completo e atualizado sobre a Era Vargas. 
  •  
"Entre os principais críticos do governo, estava Carlos Lacerda, membro da UDN, que por meio dos órgãos de imprensa acusava o governo de promover a “esquerdização” do Brasil e praticar corrupção política. Essa rixa entre Vargas e Lacerda, ganhou as páginas dos jornais quando, em agosto de 1954, Carlos Lacerda escapou de um atentado promovido por Gregório Fortunato, guarda pessoal do presidente. O suicídio de Vargas A polêmica sob o envolvimento de Vargas no episódio serviu de justificativa para que as forças oposicionistas exigissem a renúncia do presidente. Mediante a pressão política estabelecida contra si, Vargas escolheu outra solução. Na manhã de 24 de agosto de 1954, Vargas atentou contra a própria vida disparando um tiro contra o coração. Na carta-testamento por ele escrita, Getúlio denunciou sua derrota perante “grupos nacionais e internacionais” que desprezavam a sua luta pelo “povo e, principalmente, os humildes”. Depois dessa atitude trágica, a população entrou em grande comoção. Vargas passou a ser celebrado como um herói nacional que teve sua vida ceifada por forças superiores à sua luta popular. Com isso, todo grupo político, jornal e instituição que se pôs contra Getúlio Vargas, sofreu intenso repúdio das massas. Tal reação veio a impedir a consolidação de um possível golpe de estado. Dessa forma, o vice-presidente Café Filho assumiu a vaga presidencial. [...] (Parte do texto encontrado no Brasil Escola, por Rainer Sousa -Graduado em História - Equipe Brasil Escola).

Cópia da Carta-testamento de Getúlio Vargas, 24 de agosto de 1954:
Cquote1.svg Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.
Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.
E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.Cquote2.svg





.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
.......... Impossível dissociar a vida de Getúlio Vargas, no segundo mandato, da vida de Carlos Lacerda. Por este motivo coloquei no post um brevíssimo texto sobre ele e algumas imagens. Carlos Lacerda está na minha lista para publicação em breve, na série "Grandes Brasileiros da História" que regularmente coloco na barra lateral do blog.
.~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
."Era um homem que despertava fascínio entre os amigos e ódio mortal
entre os inimigos. Com tiradas irônicas, fulminava os adversários com os artigos que escrevia à noite, em casa, depois de circular pela boemia carioca. Os textos de Carlos Lacerda eram incendiários a ponto de, no dia seguinte, chegarem à Tribuna da Imprensa acompanhados de um bilhete: "Ao DBS, para pentear." DBS era o secretário de redação e amigo Aluísio Alves - Departamento de Bom Senso. Quando Alves não tinha tempo para arrumar o estrago, a alternativa consistia em encomendar outro artigo para um jovem deputado udenista da época, José Sarney. "Eu escrevia defendendo os mesmos pontos de vista do Lacerda. Vez ou outra saía assinado com o nome dele, mas nem de longe era tão contundente. Ele foi o último dos grandes jornalistas panfletários, dono de um poder verbal extraordinário", disse o ex-presidente Sarney a ISTOÉ.[...] (texto extraído do site
Isto É/Portal Terra)".
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
........... Este é o terceiro dos quatro vídeos com o título de "A Era Vargas". Quem os apresenta é o historiador Boris Fausto .
Veja o vídeo e as fotos históricas. Explore os links para navegar um pouco nesse período turbulento da história brasileira e ao mesmo tempo tão rico de personagens carismáticos e marcantes..
.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
.......... Wikipédia
.......... TVEBrasil
.......... Educação UOL
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~.
..
Jornais noticiando o suicídio de Getúlio Vargas
.
Getúlio com o Presidente Roosevelt, em Natal quando fecharam o acordo para o apio do Brasil aos Aliados na 2ª Guerra Mundial.
.
................
(D) Getúlio fazendo o sabia fazer melhor, estar em contato com o povo. (E) Cena do velório de Getúlio. Comoção nacional.
...................
(D) Getúlio comandante vitorioso da Revolução de 30. (E) Foto histórica. Getúlio com João Pessoa que viria a ser assassinado anos depois.
.
Velório de Getúlio.
.
.....
(D) A foto que abalou o governo de Getúlio: Lacerda, sangrando, logo após ser baleado por um pistoleiro a mando do chefe da segurança do presidente, Gregório Fortunato. (E) Carlos Lacerda como 1º Governador do Estado da Guanabara e
.
gvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgvgv

4 comentários:

  1. acho que tambem deveria colocar a carta de despedida dele

    ResponderExcluir
  2. Todo esse besteirol que aqui está é consequência do MITO em quem se transformou Getúlio Vargas. Não é possível enfrentar o MITO. Na realidade Getúlio Vargas não era flor que se cheirasse. Era simplesmente um reles bandido. Sua Polícia (DIP) torturou e matou muita gente.

    ResponderExcluir
  3. Apesar dos pesares, de todas as tramas e golpes, Getúlio foi homem digno de admiração. Ao mesmo tempo que trapaceava fazia muito pelo país.

    Também acho que a carta-testamento deveria ser postada.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.