29 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| dia nacional do livro ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de outubro. A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro! Ele pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas. Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade. Existem outras datas importantes relacionadas aos livros, como: Dia Mundial do Livro (em 23 de abril); Dia do Livro Didático (em 27 de fevereiro); Dia Internacional do Livro Infantil (em 02 de abril); Dia Nacional do Livro Infantil (em 18 de abril), uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia, tido como precursor da literatura infantil brasileira. Uma boa atividade para ser realizada no dia do livro é visitar a biblioteca da sua cidade e conhecer as histórias que ela preserva e os clássicos da literatura. Origem do Dia Nacional do Livro O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810). Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga. Os aficionados por livros ainda celebram anualmente o Dia Internacional do Livro, em 23 de abril, que surgiu na região da Catalunha, na Espanha, em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes. Dicas de leitura: os livros mais vendidos no mundo A Bíblia é considerada o livro mais vendido no mundo, com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e tradução para cerca de 3 mil idiomas. O livro Dom Quixote (1612) é um clássico da literatura espanhola escrito por Miguel de Cervantes e vendeu mais de 500 milhões exemplares. Para quem quer se aventurar em muitas histórias de um personagem leia Harry Potter, escrito por J.K. Rowling. A saga possui 7 livros e o primeiro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997), esta na lista dos mais vendidos. Um clássico infantil que encanta gerações e uma das obras mais traduzidas é O Pequeno Príncipe (1943) de Antoine de Saint-Exupéry. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas ” é uma das frases mais conhecidas do livro.


Rabindranath Tagore (Calcutá, 7 de maio de 1861 – 7 de agosto de 1941), alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou "Oferenda Lírica" e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e belos", sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura. As canções poéticas de Tagore eram vistas como espirituais e mercuriais; no entanto, sua "prosa elegante e poesia mágica" permanecem amplamente desconhecidas fora de Bengala. Ele é às vezes referido como "o Bardo de Bengala". Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido a sua profunda admiração por ele. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

terça-feira, 13 de maio de 2008

Conheça Cláudia Costin. Ela é uma estrela no universo corporativo.


"Cláudia Costin fez a maior parte de sua carreira profissional na vida pública: foi secretária-executiva e ministra da Reforma Administrativa, diretora de programas contra a pobreza na América Latina do Banco Mundial e secretária da Cultura do Estado de São Paulo. Atualmente, ocupa a vice-presidência da Fundação Victor Civita. "Nosso trabalho é voltado para a capacitação dos professores das escolas públicas, que é o que vai fazer a diferença no futuro", diz. "Apesar de termos 97% das crianças na escola, elas não estão aprendendo, porque o nível dos professores é muito baixo". Formada em administração pública, Cláudia Costin fez mestrado em Economia e doutorado em Políticas Públicas na FGV. ( texto extraído do site http://www.bovespa.com.br/)
*
"Claudia é especialista em políticas públicas. Entre outras funções, ela foi Coordenadora de Projetos da Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), Diretora de Planejamento e Avaliação Empresarial do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Secretária Adjunta de Previdência Complementar, Ministra da Administração Federal e Reforma do Estado, Gerente de Políticas Públicas do Banco Mundial e CEO da Promon Intelligens, empresa de e-learning do Grupo Promon." (texto existente no site oficial da Dra. Costin).
.
Cláudia Costin é uma dessas pessoas que - por seu próprio esforço, por ter sabido aproveitar as oportunidades que vida lhe abriu e por uma inteligência privilegiada - se destacariam em qualquer atividade na qual se envolvessem. Ela escolheu a trilha da administração, particularmente a administração pública.
Antes de seguir adiante, quero dizer que não conheço (infelizmente) a Dra. Costin, exceto o que sai publicado sobre ela nos meios de informação. No entanto acompanho a sua carreira - pública e privada - desde que ocupou a função de Ministra de Estado e me impressinou pelo conhecimento, pelas idéias avançadas e, principalmente, pela elegância - gestos, palavras, atitudes - com que se movimenta para tratar de temas tão áridos. Enfim, sou um admirador do estilo dessa mulher, executiva notável, que deve servir de exemplo, como profissional, para aqueles, mais jovens, que estão na marcha para o futuro.
Este vídeo nos mostra a entrevista que Cláudia Costin concedeu ao site Canal RH. Não deixem de assisti-la. Seja para descortinar o pensamento dessa executiva de primeiro nível, seja, também, para conhece-la, como mulher e profissional bem sucedida.
.

.

Para saber um pouco mais sobre Cláudia Costin é só clicar nos links abaixo:


Revista Bovespa

Terraforum/Biblioteca
.
========================================

Um comentário:

  1. EDEVALDO (EDEVALDO JOSE STRAPASSON)
    CANTOR COMPOSITOR INSTRUMENTISTA COLOMBO PR 19/04/1971
    NA MÚSICA DESDE 1989, CLÁUDIA COSTIN, TENHO COM A GRAÇA DE DEUS 250 MÚSICAS 2 CDS 36 MÚSICAS GRA., TRABALHO COM A SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE VOLEIBOL GRAVADO PELO GLOBO ESPORTE NACIONAL EM AGOSTO DE 1998, PARTICIPARAM DA GRA. 7 JOGADORAS ENTRE ELAS AS MINHAS AMIGAS LEILA E ANA PAULA, ESCOLA DE VIOLÃO DESDE 2001, FIZ VÁRIAS MÚSICAS RELACIONADAS COM CINEMA NACIONAL.
    ASSISTI SUA ENTREVISTA NO PROVOCAÇOES.
    VI QUE VOCÊ É INTELIGENTE.
    QUERO TRABALHAR CONTIGO NA CULTURA, ENTENDO MUITO DE CULTURA, SEREI MUITO UTIL.
    CONTATO 041 3666 1449.
    ENTRE EM CONTATO COMIGO.
    QUE DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.