recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Quantos você conhece dessa turma?

http://cache3.asset-cache.net/xc/75043609.jpg?v=1&c=NewsMaker&k=2&d=7DD218ED0C84BB73D19BB9C7823BA0DCEC0992508293DA0849489A2CB2982B4D
Este é o vídeo de um ator descrevendo um filme americano que um caipira analfabeto viu na cidade grande depois foi contar na sua comunidade.  Além da história ser  hilariante pelo desempenho do ator ela é, também, ótimo exemplo para se inferir uma metáfora. 
Imagine a cena. O cara viu o filme e não entendeu nada do que os atores estava falando. Só prestou atenção nas cenas e na sequencia e depois voltou para sua cidade e juntou uma turma enorme de amigos para contar história do filme. Que tal? Será ele capaz?
Pois é exatamente o que acontece muitas vezes no mundo corporativo quando determinados "profissionais" metem-se a fazer o que não entendem. Na verdade são "analfabetos" e não conseguem compreender o "script" do que estão fazendo e depois ainda saem contando as "histórias" do seus feitos.
Vejam o vídeo e reconheçam a "técnica". Depois, tratem de procurar estes "contadores de causos profissionais" nos ambientes de trabalho da sua empresa. Certamente você encontrará vários deles. A minha coleção particular é grande!
  •  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.