19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 20 de novembro de 2010

Votar e transar dão o mesmo prazer? Alguns espanhois imaginam que sim. (BBC)

Era só o que faltava!
É incrível como a cabeça dos "falsos criativos" funciona independentemente da nacionalidade. Na Espanha, mais precisamente na Catalunha um partido político produziu um vídeo como propaganda  para incentivar o ato de votar entre os jovens. Para dar um "reforço" na mensagem o publicitário imaginou o ato de votar como se provocasse o mesmo prazer de uma relação sexual. Pode? Nunca uma forçação de barra semelhante...
Obviamente as reações não se fizeram demorar. Fico aqui imaginando o que se passou na cabeça da equipe da agencia de publicidade e dos dirigentes do partido quando "imaginaram" e pior, produziram o vídeo. Se não fosse tão cretino seria hilário. E aposto como hão de existir um monte de pretensos "inteligentes descolados" que vão considerar ter sido uma bela idéia. Esse negócio ainda pode pegar mal para a imagem dos espanhóis da Catalunha. E se sai no YouTube que os catalães acham que votar e transar são a mesma coisa?
Vejam vocês mesmos e tirem suas conclusões.


O vídeo, divulgado pelo grupo Juventude Socialista, pertencente ao Partido Socialista da Catalunha, mostra uma mulher tendo um orgasmo enquanto coloca seu voto para o Partido Socialista na urna, nas eleições regionais deste mês na Catalunha.
A propaganda é encerrada com a frase "votar é um prazer".
Segundo a líder da oposição conservadora, o Partido Popular da Catalunha, e candidata ao governo catalão Alicia Sánchez-Camacho, o vídeo é um "ataque à dignidade das mulheres".
Para a ministra da Igualdade, a socialista Bibiana Aido, a propaganda é "enganosa".
"Se fosse verdadeira, a participação eleitoral aumentaria muito, mas acho que estamos lidando com uma propaganda enganosa", afirmou.
Cena da propaganda da Juventude do Partido Socialista da Catalunha (divulgação)
Vídeo foi criticado por socialistas e pela oposição
A ministra da Saúde, a também socialista Leire Pajin, pediu que todos os partidos mostrassem respeito pelas mulheres e agissem com responsabilidade.

'Coisa boa'
Em uma entrevista de televisão, o líder do Partido Socialista da Catalunha, José Montilla, parecia surpreso ao saber que o vídeo tinha sido feito pela ala jovem de seu partido.
Mas Montilla, que concorre à reeleição, não se mostrou tão chocado em relação à propaganda. "Se encoraja as pessoas para votar, é uma coisa boa", disse.
O líder da coalizão Verde da Catalunha, Joan Herrera, afirmou que seria "muito difícil chegar ao orgasmo votando por qualquer um dos candidatos, eu incluído".
Um porta-voz do partido conservador CiU, Josep Antoni Duran Lleida, afirmou que a propaganda "grosseira" iria prejudicar a participação dos eleitores.
Esta não foi a primeira polêmica causada por um partido catalão antes das eleições de 28 de novembro.
O grupo antirracismo SOS Racismo afirma que entrou com uma reclamação junto a um promotor público devido ao videogame lançado pelo Partido Popular, baseado no jogo Tomb Raider, no qual a candidata Alicia Sánchez-Camacho dispara contra imigrantes e separatistas.
O jogo foi retirado do site do partido horas depois de seu lançamento. O Partido Popular, por sua vez, disse que o criador do game não seguiu corretamente as instruções na hora de elaborar o jogo.






2 comentários:

  1. Acho que a propaganda procura retratar o prazer que o poder confere.
    Mas no caso em questão é o lado pobre da coisa. Votar no político.
    Vejo distintos senhores, cabelos e cãs brancas, avôs amorosos, maridos bondosos, pais dedicados ao bem estar da prole, todos idosos, se engalfinhando na tentiva de se atracar ao poder.
    Concorrem à eleições disputadíssimas, muitas vezes acobertando doenças graves, só pelo prazer de conquistar um cargo público.
    Não dão conta de si quanto mais de cuidar e zelar pela coisa pública e da sociedade. Mas estão lá firmes, fortes na luta.
    Só posso entender que poder e política devem ser melhores de praticar do que fazer sexo.
    Pois este última função humana muitas vezes eles já deixaram de exercer, mesmo podendo.
    Mas exercer o poder....
    Não abrem mão. Nem mortos.

    JB

    ResponderExcluir
  2. Caro Brain,

    Gostei da tua "interpretação" para a publicidade espanhola. Não deixa de ter razão. Passei mais da metade da minha vida produtiva convivendo nos círculos políticos sem nunca haver me filiado a nenhum partido apesar de minhas preferencias. Posso te dizer que o jogo politico na busca do poder é fascinante e como tu disseste inebriante. Quem dele participa não quer mais sair. Como diriam os antigos, uma "cachaça"...
    Grande abraço e sempre bom ver-te por aqui.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.