29 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| dia nacional do livro ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de outubro. A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro! Ele pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas. Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade. Existem outras datas importantes relacionadas aos livros, como: Dia Mundial do Livro (em 23 de abril); Dia do Livro Didático (em 27 de fevereiro); Dia Internacional do Livro Infantil (em 02 de abril); Dia Nacional do Livro Infantil (em 18 de abril), uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia, tido como precursor da literatura infantil brasileira. Uma boa atividade para ser realizada no dia do livro é visitar a biblioteca da sua cidade e conhecer as histórias que ela preserva e os clássicos da literatura. Origem do Dia Nacional do Livro O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810). Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga. Os aficionados por livros ainda celebram anualmente o Dia Internacional do Livro, em 23 de abril, que surgiu na região da Catalunha, na Espanha, em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes. Dicas de leitura: os livros mais vendidos no mundo A Bíblia é considerada o livro mais vendido no mundo, com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e tradução para cerca de 3 mil idiomas. O livro Dom Quixote (1612) é um clássico da literatura espanhola escrito por Miguel de Cervantes e vendeu mais de 500 milhões exemplares. Para quem quer se aventurar em muitas histórias de um personagem leia Harry Potter, escrito por J.K. Rowling. A saga possui 7 livros e o primeiro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997), esta na lista dos mais vendidos. Um clássico infantil que encanta gerações e uma das obras mais traduzidas é O Pequeno Príncipe (1943) de Antoine de Saint-Exupéry. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas ” é uma das frases mais conhecidas do livro.


Rabindranath Tagore (Calcutá, 7 de maio de 1861 – 7 de agosto de 1941), alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou "Oferenda Lírica" e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e belos", sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura. As canções poéticas de Tagore eram vistas como espirituais e mercuriais; no entanto, sua "prosa elegante e poesia mágica" permanecem amplamente desconhecidas fora de Bengala. Ele é às vezes referido como "o Bardo de Bengala". Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido a sua profunda admiração por ele. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 14 de novembro de 2010

Diabetes, preste atençaõ e saiba mais. É uma doença assassina e insidiosa.

N
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8VBL-MsBpUn0JhOcGzz76iMq0tKyC_NNZd4XcnbYGxKWPWC2ll1Vv4Bu44X3DHsusEXQ1AOGFCNTbBE2jcdKmJHDKOxqnD8ECh7B03iQpsMZJlmYUlKGoW1m0AkxjlBVOAn4zQnYPGlU/s400/dia_mundial_diabetes.jpgão vou, evidentemente, comentar sobre o diabetes. Existem centenas (talvez milhares) de sites para quem queira aprender e saber mais sobre essa doença assassina que está se tornando uma pandemia mundial segundo adverte a Federação Internacional de Diabetes.
Hoje é o Dia Mundial do Diabetes. Faço a minha parte no blog ao buscar informar aos leitores e principalmente procurar difundir noções sobre essa doença que é uma das mais traiçoeiras e enganosas que existem. Por que escrevo isso? Respondo: um dos meus mais queridos amigos é portador de diabetes e acompanho muito de perto a sua luta para controlar a doença e viver uma vida normal. Conheço outros não tão próximos quanto ele, mas que vivem vidas restritas e complicadas por conta do diabetes. 
Fico abismado por saber o quão pouco conhecido é o diabetes pela população em geral.  Com tanta informação disponível as pessoas em geral parecem que vão docemente ao encontro da doença e caem em suas garras sem sequer perceber. 
Outro dia mesmo um colega contou-me que um dos seus companheiros de sala, na empresa, correu de madrugada para o hospital com pressão tão alta (acho que 20 por 15) que os médicos o colocaram  imediatamente na UTI. Ele estava com diabetes e nunca tinha ido a um médico. Sentia todos os sintomas clássicos, mas desinformado sequer imaginou que já estivesse na categoria do diabético. Passou uns tres dias para baixar a pressão e hoje está sob medicamento permanente.
 Coloquei abaixo um artigo do Hospital Albert Einstein e um vídeo (oficial) da Campanha Mundial de Luta para o Controle do Diabetes. Não deixem de assisti-lo e divulgar permanentemente (e não apenas no dia 14 de novembro) informações sobre o diabetes em seus blogs e e-mails.

http://www.einstein.br/PublishingImages/home-dia-do-diabetes.jpg
Clique no banner e visite o site do Albert Einstein
.
 O que é diabetes?

O Diabetes Mellitus tem como principal característica o aumento das taxas de glicose no sangue, resultante de defeitos na produção ou na ação da insulina. Esse aumento de glicose, se mantido por muito tempo, pode causar lesões nos vasos sanguíneos e nervos, o que leva às chamadas complicações crônicas da doença, como disfunção e falência de órgãos como rins, olhos, nervos e coração.
É importante ressaltar que existe diabetes tipo 1 e 2. O tipo 1, que é mais raro, manifesta-se habitualmente na juventude e é causado por um processo inflamatório no pâncreas que destrói as células produtoras de insulina. O diabetes tipo 2, responsável por 90% dos casos de diabetes, manifesta-se nos adultos e está associado ao ganho de gordura abdominal. A gordura reduz a ação da insulina de transportar a glicose do sangue para dentro das células, impedindo que as taxas de glicemia se mantenham normais. É possível prevenir o diabetes conhecendo os fatores de risco e adotando medidas preventivas de mudança do estilo de vida.

Principais fatores de risco

  • Antecedente de diabetes na família
  • Alteração de glicemia em exames anteriores
  • Acúmulo de gordura abdominal
  • Obesidade e sobrepeso
  • Elevação da pressão arterial
  • Sedentarismo
  • Consumo baixo de frutas, verduras e legumes
Caso você tenha algum desses fatores de risco procure seu médico para avaliar se você tem diabetes.

Prevenindo o diabetes e suas complicações

Após a avaliação médica adote medidas preventivas de mudança do estilo de vida com a orientação de profissionais de saúde. A melhora da alimentação visando redução do peso e a prática de atividade física reduzem em 58% o risco de desenvolver a doença em indivíduos de alto risco e diminuem a probabilidade de complicações em portadores de diabetes.

O Einstein apoia a Campanha Mundial de Luta para o Controle do Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.