||| 25 de maio DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia nacional da adoção ||| "Nunca subestime o poder da fé. Ela pode ser a sua maior aliada nos momentos de dificuldade." (Site pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

imagem

imagem
Hoje, 25 de Maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção, data que reforça a importância da convivência familiar para crianças e adolescentes. No estado de São Paulo, mais de mil jovens não escutam um boa-noite de seus pais ao irem dormir, apesar de haver cerca de 8 mil pretendentes aptos a adotar. Esse descompasso ocorre, principalmente, porque muitas crianças que esperam para serem adotadas têm mais de oito anos (em São Paulo são cerca de 700), enquanto a maioria dos adotantes prefere crianças mais novas. Em resposta a essa realidade, o Tribunal de Justiça de São Paulo criou o programa Adote um Boa-Noite (www.tjsp.jus.br/adoteumboanoite), iniciativa premiada no Prêmio Innovare em 2018. Lançado em 2017, o objetivo do programa é dar visibilidade a crianças e adolescentes com mais de 8 anos e/ou com deficiência. Por meio de um site dedicado a eles, são compartilhadas fotos, vídeos e relatos em que apresentam seus gostos, sonhos e personalidade, humanizando as histórias e mostrando-os como sujeitos de direitos e parte integrante da sociedade. O programa também facilita o contato entre pretendentes e as varas da Infância e Juventude, permitindo que interessados se conectem diretamente com as unidades.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Bertrand Arthur William Russell, 3.º Conde Russell (Trelleck, País de Gales, 18 de maio de 1872 — Penrhyndeudraeth, País de Gales, 2 de fevereiro foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos, ensaístas, historiadores e lógicos do século XX. Em diversos momentos, considerou-se liberal, socialista e pacifista, embora tenha admitido que jamais pertenceu a essas correntes num sentido profundo. Como divulgador da filosofia, Russell foi respeitado por muitos como um porta-voz da vida racional e da criatividade, embora as suas posturas em vários temas tenham sido controversas. Russell nasceu em 1872, no auge do poderio económico e político do Reino Unido, e faleceu em 1970, vítima de uma gripe, numa época em que o império já se havia desmoronado e o seu poder fora exaurido por duas guerras vitoriosas, mas debilitantes. Russell foi um pacifista e defensor do anti-imperialismo. Inicialmente, chegou a defender a pressão nuclear preventiva como forma de evitar conflitos maiores. Foi preso pelo seu pacifismo durante a Primeira Guerra Mundial. Mais tarde, concluiu que a guerra contra Adolf Hitler era um "mal necessário" e criticou severamente o totalitarismo estalinista, além de condenar o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietname. Recebeu o Nobel de Literatura de 1950, "em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais lutou por ideais humanitários e pela liberdade de pensamento". [https://pt.wikipedia.org/wiki/Bertrand_Russell]

imagem dia

imagem dia

 

domingo, 14 de novembro de 2010

Diabetes, preste atençaõ e saiba mais. É uma doença assassina e insidiosa.

N
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8VBL-MsBpUn0JhOcGzz76iMq0tKyC_NNZd4XcnbYGxKWPWC2ll1Vv4Bu44X3DHsusEXQ1AOGFCNTbBE2jcdKmJHDKOxqnD8ECh7B03iQpsMZJlmYUlKGoW1m0AkxjlBVOAn4zQnYPGlU/s400/dia_mundial_diabetes.jpgão vou, evidentemente, comentar sobre o diabetes. Existem centenas (talvez milhares) de sites para quem queira aprender e saber mais sobre essa doença assassina que está se tornando uma pandemia mundial segundo adverte a Federação Internacional de Diabetes.
Hoje é o Dia Mundial do Diabetes. Faço a minha parte no blog ao buscar informar aos leitores e principalmente procurar difundir noções sobre essa doença que é uma das mais traiçoeiras e enganosas que existem. Por que escrevo isso? Respondo: um dos meus mais queridos amigos é portador de diabetes e acompanho muito de perto a sua luta para controlar a doença e viver uma vida normal. Conheço outros não tão próximos quanto ele, mas que vivem vidas restritas e complicadas por conta do diabetes. 
Fico abismado por saber o quão pouco conhecido é o diabetes pela população em geral.  Com tanta informação disponível as pessoas em geral parecem que vão docemente ao encontro da doença e caem em suas garras sem sequer perceber. 
Outro dia mesmo um colega contou-me que um dos seus companheiros de sala, na empresa, correu de madrugada para o hospital com pressão tão alta (acho que 20 por 15) que os médicos o colocaram  imediatamente na UTI. Ele estava com diabetes e nunca tinha ido a um médico. Sentia todos os sintomas clássicos, mas desinformado sequer imaginou que já estivesse na categoria do diabético. Passou uns tres dias para baixar a pressão e hoje está sob medicamento permanente.
 Coloquei abaixo um artigo do Hospital Albert Einstein e um vídeo (oficial) da Campanha Mundial de Luta para o Controle do Diabetes. Não deixem de assisti-lo e divulgar permanentemente (e não apenas no dia 14 de novembro) informações sobre o diabetes em seus blogs e e-mails.

http://www.einstein.br/PublishingImages/home-dia-do-diabetes.jpg
Clique no banner e visite o site do Albert Einstein
.
 O que é diabetes?

O Diabetes Mellitus tem como principal característica o aumento das taxas de glicose no sangue, resultante de defeitos na produção ou na ação da insulina. Esse aumento de glicose, se mantido por muito tempo, pode causar lesões nos vasos sanguíneos e nervos, o que leva às chamadas complicações crônicas da doença, como disfunção e falência de órgãos como rins, olhos, nervos e coração.
É importante ressaltar que existe diabetes tipo 1 e 2. O tipo 1, que é mais raro, manifesta-se habitualmente na juventude e é causado por um processo inflamatório no pâncreas que destrói as células produtoras de insulina. O diabetes tipo 2, responsável por 90% dos casos de diabetes, manifesta-se nos adultos e está associado ao ganho de gordura abdominal. A gordura reduz a ação da insulina de transportar a glicose do sangue para dentro das células, impedindo que as taxas de glicemia se mantenham normais. É possível prevenir o diabetes conhecendo os fatores de risco e adotando medidas preventivas de mudança do estilo de vida.

Principais fatores de risco

  • Antecedente de diabetes na família
  • Alteração de glicemia em exames anteriores
  • Acúmulo de gordura abdominal
  • Obesidade e sobrepeso
  • Elevação da pressão arterial
  • Sedentarismo
  • Consumo baixo de frutas, verduras e legumes
Caso você tenha algum desses fatores de risco procure seu médico para avaliar se você tem diabetes.

Prevenindo o diabetes e suas complicações

Após a avaliação médica adote medidas preventivas de mudança do estilo de vida com a orientação de profissionais de saúde. A melhora da alimentação visando redução do peso e a prática de atividade física reduzem em 58% o risco de desenvolver a doença em indivíduos de alto risco e diminuem a probabilidade de complicações em portadores de diabetes.

O Einstein apoia a Campanha Mundial de Luta para o Controle do Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.