07 DE janeiro DE 2026 ||| 4ª feira ||| Dia da fotografia e do fotógrafo ||| existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã.” (Ghandi) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de janeiro. A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo. O fotógrafo pode atuar na publicidade, jornalismo, cinema e ainda no campo artístico. Para isso, o profissional mistura os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte. Fotografia A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX. No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia. A origem do Dia Nacional da Fotografia O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.


Públio Virgílio Maro (em latim: Publius Vergilius Maro; Andes, 15 de outubro de 70 a.C. — Brundísio, 21 de setembro de 19 a.C.) foi um poeta romano, por vezes reconhecido como o maior poeta da Roma Antiga. Sua magnum opus, a epopeia Eneida, que narra o ato de fundação de Roma pelo herói Eneias, é considerada o épico nacional de Roma. Também sua obra lírica, principalmente as obras Éclogas (ou Bucólicas) e Geórgicas, é frequentemente incluída entre os principais textos da literatura latina. Há ainda uma série de poemas menores, contidos na Appendix vergiliana, atribuídos a ele. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Virg%C3%ADlio)


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Christian Barbosa e A Gestão do Tempo, na Oficina de Gerencia (HSM)

http://www2.fiescnet.com.br/web/uploads/release_noticia/medium/32ef39304d00ad1ffdd788a10538dffb.jpgChristian Barbosa é um desses novos nomes no universo dos gurus (brasileiros) para assuntos corporativos. No caso dele o tema de sua especialidade é a Administração do Tempo. Já acompanho sua carreira há algum tempo e até onde pude perceber é um dos consultores de atuação mais agressiva no mercado de palestras, entrevistas e participações em sites, blogs, Twitter, revistas especializadas e todas as mídias aonde ele possa chegar e dar seu recado.

Não me aprofundei muito na sua persona, mas acho que ele é um desses workaholics convictos e militantes. O cara está em todas! Devo dizer que é alguém que se "especializou" em gestão ou administração do tempo no inicio da carreira e agora se apresenta como "especialista em produtividade”. No final das contas pode-se dizer que um tema está ligado ao outro.

Enfim, Christian Barbosa entende do assunto e o seu sucesso é fruto do seu trabalho e absoluta dedicação como profissional dos mercados de consultores, autores e palestrantes. 

Sua grande sacada foi se dedicar a um tema do mundo corporativo - o tempo - que os seus concorrentes sempre desprezaram como sendo algo de importância secundária. Ele repaginou conceitos antigos e com inteligência criou uma forma diferente de tratar as questões subjetivas da administração do tempo. Chamou-a de Tríade do Tempo, escreveu um livro e trabalhou duro para espalhar e defender sua idéia. A fórmula do sucesso não o desapontou. Jovem e preparado, perseverante e determinado está colhendo os frutos do seu trabalho. Sou um dos seus admiradores.

http://e.i.uol.com.br/outros/090106domador01.jpg
Na minha carreira, devo dizer em contraponto, sempre dediquei uma grande parte da inteligência em estudar como "domar" o tempo. Sim, eu disse domar. Costumo transmitir aos que me escutam que o tempo não é administrável e nem gerenciável. É um animal (quase) indomável.  Se você quiser apenas administrá-lo certamente ele vai, como animal que é, surpreendê-lo e atacá-lo quando menos esperar. Quem trabalha em atividades com fortes demandas por cumprimento de prazos sabe bem do que estou falando. Por isso aprendi a tratar do tempo como se fosse uma fera que quer sempre me devorar. Visualizo um daqueles domadores de leões que a gente via nos filmes e circos de antigamente. Brevemente vou "esticar" esse tema em um post.

Pessoalmente exerço - quase de forma ininterrupta  - funções de gerencia e direção desde 1971. Já busquei aplicar e experimentar todas as formas, dicas e fórmulas possíveis e imagináveis de conseguir administrar o tempo de forma que pudesse operar sem surpresas e com tudo sob controle à minha volta. Confesso a minha impotência. 

Todavia consegui desenvolver alguns truques interessantes que estou sempre disponibilizando para meus amigos e colaboradores no trabalho. Não vou repassá-las agora porque o objetivo do post não é este.  Posso destacar apenas dois pontos importantes: 1º) Quem tem chefe não é dono do seu tempo. Pode ser quem seja. Se for gerente tem o chefe diretor, se for diretor tem o chefe presidente, se for presidente tem o conselho e assim por diante. Acho que só o Presidente da Republica é  imune a um chefe imediato "quebrando" sua agenda. E fico por aqui. Aliás, já postei vários textos sobre o assunto aqui na Oficina. Se tiver interesse é só pesquisar na aba lateral  onde existe um link do Google para esta finalidade. 

Por ora vamos assistir aos vídeos, muito bons por sinal, da entrevista que o Christian Barbosa concedeu ao canal multimídia da HSM.  
  •  
 Observem que são 4 vídeos, mas a entrevista é uma só dividida em temas que se interligam. Apenas um recurso de gerencia do tempo que a HSM usou para não produzir um só vídeo que resultaria, certamente, longo e tedioso.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXnEfj9qYJC9iIMoGFjkfO6n2fIuqrOmH_4wFx55mF4byHa340_rdOZG2RYgXaqrCwBgzjHB8z-857YtmcjrcNEIocuKLUy6JggvKjPfnmLoDoBLJ86Ba4A-kaaf6K0hOJyKfN_GS7Yux8/s1600/Logotipo+Inspiring+Ideas.jpg
Clique no logotipo e visite a página da HSM no Youtube.
Gestão do Tempo

Como lidar com pessoas não planejadas

Administração do Tempo

Como ser dono do seu próprio tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.